TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Natal com menos quilos e em forma

O Natal é uma época em que se não houver cuidado facilmente podemos engordar. Siga os nossos conselhos, porque é possível não engordar durante a época natalícia e assim manter o peso e a boa forma durante esta quadra.

Não coma para fazer favores. Se o seu objetivo é não abusar, resista e coma apenas o que lhe apetece, sem fazer favores a ninguém.

Controle-se com a bebida. Não esquecer que todas as bebidas, exceto a água, têm calorias. Um aperitivo antes do jantar, o vinho durante a refeição e um licor, cálice de porto ou whisky já noite avançada são umas centenas de calorias. Não recomendamos que se abstenha de beber um copo, mas apenas que fique consciente que há muitas calorias presentes na bebida.

Ou na cozinha ou à mesa! Quem está de serviço à cozinha enfrenta um duplo desafio: já não se trata apenas de se conter à mesa, mas em frente ao fogão. Petiscar amêndoas e nozes de uma taça, «testar» os fritos e rapar o fundo do tacho do leite-creme fazem parte do ofício, mas não se esqueça de que contam como calorias.

Apesar de o bacalhau com couves típico da consoada na maioria das regiões do país não ser muito calórico, se for acompanhado de doses exageradas de pão molhado em azeite, os valores disparam. Prefira pão escuro e modere o azeite, que apesar de ser uma gordura saudável não deixa de ser uma gordura.

Se vai fazer doces tenha isto em conta: corte nas quantidades de açúcar das receitas, substitua parte da farinha normal por farinha integral, troque o leite gordo ou meio-gordo por magro. Se fizer fritos, duas sugestões: escorra-os muito bem e faça-os com um tamanho maior porque quanto mais pequenos, mais gordura absorvem.

Não corte nas refeições no resto do dia. Não é passando de cinco para duas refeições por dia que vai resolver o problema. Na realidade, vai ajudar a agravá-lo: vai chegar à refeição seguinte com mais fome do que o habitual. E abusar outra vez. Mesmo nos dias de festa, tente manter o esquema normal de alimentação fazendo um bom pequeno-almoço e refeições ligeiras além do almoço e do jantar. Uma peça de fruta ou um iogurte, por exemplo.

E finalmente não se deixe ficar em casa recostado no sofá. Mexa-se, ande a pé o tempo suficiente para queimar as calorias que inevitavelmente consumimos a mais neste período. Se pratica exercício físico, tente não se desleixar nesta época. Com as férias e as festas pode ser mais difícil encontrar tempo e motivação. Mas mesmo que não possa ir ao ginásio, tente fazer exercício em casa ou dar uma corrida ao final do dia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador