TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Milo Manara associa-se este ano à Festa do Cinema Italiano na criação da imagem da sua 10ª edição

Milo Manara, um dos grandes nomes da ilustração italiana, mundialmente reconhecido pelo universo sensual e erótico que as suas imagens conseguiram criar em mais de 40 anos de carreira, associa-se este ano à Festa do Cinema Italiano na criação da imagem da sua 10ª edição.

O cartaz da 10ª Festa do Cinema Italiano foi criado a partir de uma ilustração que Milo Manara cedeu ao festival, um trabalho inspirado numa das obras primas de Federico Fellini, La città delle donne (A Cidade das Mulheres, 1980).

Este autor de BD e ilustrador italiano esteve intimamente ligado ao icónico realizador italiano, desde os anos 80, por uma mútua admiração profissional que acabou por se estender à esfera pessoal. A obra de Manara está repleta de referências à obra do realizador, tendo desenhado cenários e ambientes de filmes de Fellini, desenvolvido imagens e narrativas de argumentos escritos pelo realizador e nunca realizados (Viagem a Tulum, 1998), e criado cartazes para os seus filmes (Entrevista, 1987 eVoz da Lua, 1987).

Por ocasião do 10º aniversário, o festival promove ainda um rebranding da marca institucional, deixando cair a designação “8 ½” antes de “Festa do Cinema Italiano”, redefinindo a font e o comportamento do seu logótipo. No entanto, a ligação do projeto com o mundo cinematográfico de Fellini permanece ao nível do imaginário e da sua identidade mais subtil. Com esta mudança, procurou-se ampliar o espectro de público alcançado e comunicar com diferentes perfis, de um modo mais eficaz e imediato.

O destaque desta edição vai para a cidade de Nápoles, que vai percorrer todas as áreas do Festival, onde será mostrada a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através do cinema, da música, da gastronomia ou da literatura, com um olhar sobre o fenómeno literário Elena Ferrante.

Por ocasião do centenário do seu nascimento, este certame dedicará uma homenagem a Dino Risi, um dos grandes nomes do cinema italiano que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro. O momento certo para ver ou rever clássicos intemporais como Il Sorpasso (A Ultrapassagem), I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).

Sendo esta também uma edição de celebração, depois 10 anos de actividade, julgou-se o momento ideal para efetuar esta operação que assinala alguma maturidade e a definitiva consolidação do projeto.

Reforçando o caráter festivo desta edição, Almada junta-se agora às, já anunciadas, cidades – de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal – recebendo a Festa no Fórum Municipal Romeu Correia, nos dias 5, 9 e 12 de abril.

De 5 a 13 de abril serão, por isso, cinco as cidades portuguesas que, simultaneamente, celebram a 10ª Festa do Cinema Italiano.

Fonte: Helena César – Assessora de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador