TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

ROTEIRO DE CARNAVAL 2018

A animação está a chegar de norte a sul do País e a Coolture preparou para si um Roteiro de Carnaval. Neste roteiro poderá recolher toda a informação e escolher o melhor local para se divertir, num período em que os foliões saem à rua para contagiarem todos com a sua boa disposição, seja em desfiles ou corsos carnavalescos, com mais ou menos samba e onde normalmente a sátira política dá o mote para um período de muita diversão. No “Carnaval ninguém leva a mal” lá diz o adágio popular pelo que aproveite para passear porque o programa é muito e variado.

Ovar – 20/1 a 13/2

Um dos festejos de Carnaval com mais tradição é sem dúvida o Carnaval de Ovar. É o maior acontecimento turístico da região, atraindo anualmente centenas de milhares de visitantes. Em Ovar o Carnaval começou já no dia 20 de Janeiro e prolonga-se até ao dia 13 de Fevereiro. Durante cerca de um mês, multiplica-se a loucura e as iniciativas que culminam no Desfile de mais de 2000 foliões distribuídos por Grupos e Escolas de Samba. Haverá pelo meio muita música dentro de toda esta animação, e por ali podem ser vistos nomes grandes da música portuguesa como Quim Barreiros, Matias Damásio, Piruka entre outros. Pode ver aqui o programa geral do Carnaval de Ovar 2018.

Mealhada – 9 a 13/2

O Carnaval da Mealhada, também conhecido por  Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada este ano “VAI VIRAR CARNAVAUUU”, nos desfiles a 11 e 13 de Fevereiro, que regressa às ruas da Mealhada onde originalmente, viveu edições de sucesso inigualável. Anunciados VITOR HUGO e RAQUEL LOUREIRO, como Rei e Rainha da edição 2018, a Associação de Carnaval da Bairrada promete uma festa apoteótica, para a qual conta com os tradicionais e criativos carros alegóricos, animados por grupos locais, complementados pelas quatro Escolas de Samba, num número aproximado de 750 foliões. Pode ver aqui o programa geral do Carnaval da Mealhada 2018.

Buarcos/Figueira da Foz – 11 a 13/02

Para além dos dois desfiles de 11 e 13 de fevereiro, que contarão com cerca de mil participantes – distribuídos por três grupos carnavalescos, os grupos das três coletividades concelhias e outras três escolas de samba – oito carros alegóricos e um camião com um trio elétrico e aula de zumba ao vivo, o programa do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz arranca a 27 de janeiro, no palco do Grupo Caras Direitas, com a apresentação do samba-enredo das escolas A Rainha, Unidos do Mato Grosso e Novo Império.

Nazaré – 14/01 a 14/02

O Carnaval da Nazaré 2018 tem como mote a expressão nazarena “Ná Pai Pá Gente”. Os Reis do Carnaval da Nazaré 2018 são António “Tato” Oliveira e Maria Adália “Dálinha” Santos, e foram apresentados no dia 1 de Janeiro de 2018, sendo os altos representantes do Entrudo 2018 na Nazaré. A Marcha Geral de 2018 “Ná Pai Pá Gente” tem a letra de António Lopes, a música de Nuno Abelha, as vozes de Tiago Batalha e Víctor Maurício e os coros de Miguel Ângelo e Nuno Abelha. À semelhança dos anos anteriores, o Carnaval da Nazaré terá 2 desfiles diurnos pela tarde nos dias 11 e 13 de Fevereiro ao longo da marginal (Avenida Manuel Remígio) da praia da Nazaré, sendo que o inovador desfile noturno será no dia 10 de Fevereiro, também na marginal desta vila. Já o tradicional Enterro do Santo Entrudo 2018 (Quarta-Feira de Cinzas) será no dia 14 de Fevereiro. Veja aqui o programa geral.

Alcobaça – 8 a 14/2

É muito antiga a tradição carnavalesca em Alcobaça, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Um pouco por todo o concelho, têm lugar festejos carnavalescos. Este ano, sob o tema “SUPER HERÓIS”, esperam-se novamente milhares de foliões na tenda gigante, colocada em frente ao Mosteiro de Alcobaça, mesmo no coração da cidade, vindos de vários pontos do país, para a mais extraordinária “Folia&Algazarra”. Veja aqui o programa geral.

Caldas da Rainha – 8 a 13/2

O Carnaval das Caldas é caracterizado pela sátira política e social, dando lugar a um Carnaval divertido, satírico e trapalhão. Podemos contar com seis dias de folia, cerca de 20 carros alegóricos e mais de vinte figurantes. Além do habitual corso na Avenida 1º de Maio, vão decorrer o desfile sénior, desfile infantil e os carismáticos Bailes do Casino (Céu de Vidro). Veja aqui onde se pode divertir.

 Torres Vedras – 20/1 a 14/2

O Carnaval de Torres Vedras tem, em 2018, “Mares e Oceanos” como tema. Preservar o que de melhor temos no nosso planeta está nas nossas mãos e o Carnaval de Torres Vedras tem como missão fazer esta ponte entre os foliões e o meio aquático.
Assim, foliões e folionas, anémonas e polvos, peixinhos e tubaronas, terão oportunidade de reavivar a sua memória e perceber, de uma vez por todas, que tudo o que não deitam para o lixo, irá parar ao mar! Será esta a forma do Carnaval de Torres Vedras ajudar…e os mares e oceanos conseguir salvar! O programa geral pode ser visto aqui.

Loulé – 11 a 13/02

A edição deste ano do Carnaval de Loulé, um dos mais antigos do país, vai parodiar a “Web Summit”, a cimeira mundial de tecnologia que nos últimos dois anos decorreu em Lisboa.  Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a animação vai invadir a Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, durante três dias de desfile daquele que é o mais antigo corso carnavalesco de Portugal, sob o tema “Carnaval Summit de Loulé”, uma brincadeira relacionada com aquela cimeira, embora também se mantenha a sátira social, política e desportiva, com a ‘presença’ do futebolista Cristiano Ronaldo e Vladimir Putin, Presidente do país onde se realiza o Mundial de 2018 de futebol (Rússia), mas também da chanceler alemã, Angela Merkel, e do ministro Mário Centeno. Para saber mais sobre este carnaval clique aqui.

Madeira – 7 a 14/2

O Carnaval arranca oficialmente na 6ª feira que antecede o Entrudo e só termina na 3ª feira de Carnaval, contagiando toda a ilha com a intensa animação vivida. As festas de Carnaval na Madeira são uma das festas regionais mais animadas. O Funchal amanhece na 6ª feira ao som de bandas filarmónicas e marchas carnavalescas que levam a boa disposição a toda a baixa da cidade, prosseguindo à noite com espetáculos na Praça do Município durante cinco dias consecutivos. Na noite de sábado é a vez do grande cortejo alegórico sair à rua. Após percorrerem um itinerário pela cidade, concentram-se na Praça do Município que, num ambiente mágico de sons e fantasias, é animada por um baile. Na 3ª feira de Carnaval é o dia em que o Funchal explode de boa disposição. À tarde, foliões irreverentes provenientes de todos os cantos desfilam perante a multidão que é contagiada por este ambiente de caricatura – é o cortejo trapalhão. Durante todos estes dias, as ruas do Funchal são decoradas com motivos luminosos e inundadas por música ambiente alusiva à época carnavalesca. Deixe-se contagiar vendo o programa aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador