TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Tal como o bacalhau seco

Mostra Gastronómica de Raia na Ericeira

Após o 3.º Festival internacional do Ouriço-do-mar, a Ericeira recebe, no próximo fim de semana – 22 a 23 abril – uma mostra gastronómica dedicada à raia.

a Ericeira recebe, no próximo fim de semana – 22 a 23 abril – uma mostra gastronómica dedicada à raia.
A Ericeira recebe, no próximo fim de semana – 22 a 23 abril – uma mostra gastronómica dedicada à raia.

A raia é um peixe abundante na Ericeira e continua a fazer parte da dos saberes e sabores da vila. Depois de seca, amanhada e bem lavada, a raia é passada por salmoura. Em dias de sol, é colocada à porta das casas para ir secando, pendurada nos estendais, como se fosse roupa lavada. Uma forma económica de alimentar a família em tempos difíceis. 

No âmbito do plano de divulgação dos produtos endógenos do seu território, a Câmara Municipal de Mafra, em parceria com a Nuno Nobre Consultoria, organiza cinco mostras gastronómicas dedicadas à valorização de cinco peixes e mariscos locais. Assim: Raia (22 e 23 Abril), Polvo (13 e 14 de Maio), Mexilhão (27 e 28 de Maio), Cavala (10 e 11 de Junho) e Percebes (24 e 25 de Junho).

Conceituados chefes de cozinha e 15 restaurantes locais vão apresentar novas propostas com os produtos referidos, incluíndo-as nas suas ementas. Vão também haver demonstrações culinárias, nos sábados e domingos programados, a partir das 16 horas na nova arena de show cooking instalada no Mercado Municipal da Ericeira. Os produtores regionais de vinho e cerveja artesanal do concelho de Mafra também estão presentes para harmonizar as propostas gastronómicas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador