TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
As Marchas Populares estão na génese das Festas de Lisboa e são, desde sempre, um dos seus momentos altos.Hoje são uma tradição popular, embora tenham sido à data da sua criação, nos anos 30, uma ideia de agentes ligados ao Estado Novo. No entanto, os lisboetas apropriaram-se desta festa e tornaram-na uma tradição sua, já que só assim se explica o seu sucesso e a sua longevidade.

Marchas Populares desfilam hoje na Avenida da Liberdade

Hoje é o grande dia do desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade. A partir das 21h00, um dos momentos altos das Festas de Lisboa e que estão na sua génese dão cor, alegria e animação à cosmopolita avenida alfacinha.

Hoje são uma tradição popular, embora tenham sido à data da sua criação, nos anos 30, uma ideia de agentes ligados ao Estado Novo. Os lisboetas apropriaram-se desta festa e tornaram-na uma tradição sua, já que só assim se explica o seu sucesso e a sua longevidade.

Dezenas e dezenas de pessoas (desde ensaiadores, figurinistas, costureiros, cavalinho e, claro, marchantes) trabalham afincadamente o ano inteiro para que o desfile da sua marcha seja absolutamente espetacular, num esforço coletivo e muitas vezes voluntário. Porque não há cansaço que resista à paixão pelo seu bairro.

No concurso de 2017, estão de volta as Marchas do Castelo e de Belém., mas também há representantes de fora de Lisboa e este ano a organização convidou um representante do Algarve (a Marcha da Rua da Cabine, da Quarteira), um de Leiria (a Marcha da Associação do Bairro dos Anjos) e outro de Viseu (Marcha da Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa).

Esperam-se como habitualmente milhares de pessoas ao longo da Avenida da Liberdade para assistir a uma disputa acesa pela obtenção do primeiro lugar neste desfile. 

Recomendamos que nas suas deslocações tenha em atenção as recomendações relativas aos condicionamentos de trânsito existentes nas zonas onde decorrem as Festas de Lisboa, designadamente as Marchas Populares na Avenida da Liberdade, e nos bairros onde os arraiais populares são festejados.

Para mais informações, consulte aqui o alinhamento das marchas e veja como aperitivo um vídeo das Marchas Populares no ano passado.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador