TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Festa do Cinema Italiano de 5 a 12 de abril

Este ano, a Festa do Cinema Italiano realiza-se, pela primeira vez, simultaneamente em cinco cidades: Coimbra, Lisboa, Porto, Almada e Setúbal, seguindo depois para cerca de mais 15 cidades portuguesas e  Brasil, Angola e Moçambique.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Teatro Municipal Rivoli e ASCIP. Os patrocinadores principais deste ano são a FIAT e a Garofalo, contando ainda com o patrocínio de Intimissimi, MSC Cruzeiros/Viagens El Corte Inglés, TVCine & Séries e o apoio da TNT, TAP, Campari, Cabify e a Pizzaria Mezzogiorno.

Este ano, a Festa do Cinema Italia realiza-se, pela primeira vez, simultaneamente em cinco cidades: Coimbra, Lisboa, Porto, Almada e Setúbal, seguindo depois para cerca de mais 15 cidades portuguesas e quatro países: Brasil, Angola e Moçambique.
A Festa do Cinema Italiano inicia-se no próximo dia 5 de abril

No Porto, esta edição conta com mais dias e mais filmes do que nos anos anteriores e o festival realiza-se de 5 a 13 de abril, no Teatro Rivoli (sessão de abertura) e nos Cinemas UCI Arrábida 20 (restantes sessões), com 15 filmes e os 12 episódios da 2ª temporada de Gomorra, a Série. De salientar

Dia 5 de abril, às 21h30, é exibido Sonhos Cor-de-rosa (Fai bei sogni), de Marco Bellocchio. Foi o filme de abertura, recebido com muito entusiasmo, na Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes.Baseado no best-seller homónimo de Massimo Gramellini, Fai bei sogni, magnificamente interpretado por Valerio Mastandrea, é um filme profundo sobre a superação do luto e sobre a nossa, por vezes inconfessável, necessidade de amor. Um drama elegante e contido que sabe deixar ao espectador uma pergunta aberta à espera de resposta. Este filme tem ainda a particularidade de ser exibido à mesma hora no Porto, Lisboa e Coimbra.

Nesta edição é comemorada também a Commedia all’italiana, e um dos seus fundadores – Dino Risi – em ocasião do centenário do seu nascimento, sendo exibido o filme Il sorpasso (A Ultrapassagem), que dá nome à associação que organiza o festival.

Outros dos clássicos é a obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K e Lo chiamavano Trinità… (Tinità, o Cowboy Insolente) uma famosa paródia dos Spaghetti Westernapresentada em homenagem a Bud Spencer.

No sábado, dia 8 de abril, será um exibido um dos grandes sucessos de 2016, em Itália, Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte) que nos conta a história de um grupo de amigos que,durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme sobre as nossas grandes e pequenas hipocrisias e sobre o objecto que cada vez mais comanda as nossas vidas.

Destaque ainda para a estreia da 2ª Temporada, na íntegra, do grande sucesso Gomorra, a Série, composta por 12 episódios.

O documentário Firenze e gli Uffizi, de Luca Viotto, uma verdadeira visita guiada num dos museus mais famosos do mundo. A melhor ocasião para conhecer no Porto as obras de Michelangelo, Raffaello e Leonardo da Vinci.

O filme de encerramento é uma divertida comédia, Se Dio vuole (Se Deus Quiser), de Edoardo Falcone, sobre o filho de um respeitado cirurgião que decide ser padre quando conhece um padre pouco convencional.

A programação pode ser consultada aqui e os bilhetes custam 4€ (bilhete normal) e 3€ com desconto (jovens e reformados).

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site da organização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador