TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Fantasporto começa hoje a 37ª edição deste evento

Com o pré-Fantas, inicia-se hoje a 37ª Edição  do Festival Internacional de Cinema Fantasporto. A abertura oficial é na próxima sexta-feira, com um cartaz que a organização designa de “cinema dos nossos tempos”.

O Fantasporto é nesta edição para a organização do evento, “um festival generalista com dois focos, o cinema fantástico e o oriental”, incluindo este ano 130 filmes de 35 países diferentes, dos quais 55 produzidos em Portugal, que vão ser exibidos até 05 de março no Rivoli, com dez a onze sessões diárias divididas pelas duas salas deste espaço cultural.

“O tema deste ano é o cinema dos nossos tempos, porque tanto na área fantástica como na área generalista temos filmes que retratam a história dos nossos tempos, nomeadamente dos conflitos”, realçou a diretora do evento, Beatriz Pacheco Pereira.

O festival incia-se hoje, segunda-feira, às 21h30, com dois filmes de duas das linhas da programação: “The Swordsman of All Swordsmen”, de Joseph Kuo, no âmbito da retrospetiva de cinema de ação de Taiwan, e “Malditos sean!”, de Fabián Forte e Demián Rugna, no contexto da retrospetiva do cinema argentino. A abertura oficial de sexta-feira vai dar-se com o sul-coreano “The Age of Shadows”, de Jee-woon Kim, realizador já premiado no festival português por “A Tale of Two Sisters”.

Entre as várias iniciativas no âmbito do Fantas, destacamos a Semana dos Realizadores Manoel Oliveira, – onde consta o cinema de realidade – o Oriente Express e a atribuição do Prémio de Cinema Português, para além das habituais homenagens, retrospetivas e de workshops sobre o audiovisual e o cinema. A exposição de cinema português nesta edição inclui a projeção de três longas-metragens, sendo elas “A Floresta das Almas Perdidas”, “Comboio de Sal e Açúcar” e “A Ilha dos Cães”, que conta com a participação de Nicolau Breyner, ator homenageado na edição passada.

Encontre aqui a programação completa do Fantasporto 2017.

Descrito pelos organizadores, numa das conferências de imprensa que antecederam o arranque do evento, como “um festival generalista com dois focos, o cinema fantástico e o oriental”, o certame inclui este ano 132 filmes de 35 países diferentes que vão ser exibidos até 05 de março no Rivoli.  “O tema deste ano é o cinema dos nossos tempos, porque tanto na área fantástica como na área generalista temos filmes que retratam a história dos nossos tempos, nomeadamente dos conflitos”, realçou, na altura, a diretora do evento, Beatriz Pacheco Pereira.
O Festival Internacional de Cinema Fantasporto dá hoje início à 37.ª edição, com o chamado pré-Fantas, antes da abertura oficial
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador