TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Alvalade vai ser

ALVALADE CAPITAL DA LEITURA ENTRE 7 E 13 DE MAIO

Alvalade Capital da Leitura mais uma vez. Entre os dias 7 e 13 de maio, a freguesia recebe várias atividades em torno do livro e da literatura, com especial enfoque na vida e obra de José Cardoso Pires.

Ao longo de uma semana, a Junta de Freguesia de Alvalade e os muitos parceiros que quiseram associar-se a esta iniciativa vão promover atividades para diversos públicos, todas elas de frequência gratuita, um pouco por todo o território.

Logo no dia de abertura, 7 de maio, será possível visitar uma Mostra Documental e Exposição sobre José Cardoso Pires, na Torre do Tombo. No mesmo dia terá lugar a conferência de lançamento da Capital da Leitura, que será conduzida pelo jornalista José Mário Silva e terá como convidados Mário de Carvalho, João Ricardo Pedro e Gonçalo M. Tavares. A Biblioteca Nacional de Portugal foi o palco escolhido para este evento imperdível.

No dia seguinte, realiza-se uma conversa com Inês Pedrosa e o encenador João Silva sobre a censura. Esta iniciativa acontece na Appleton Square e inclui uma sessão dinamizada pelo Grupo de Teatro Terapêutico, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

No decurso da semana, será possível participar em Ateliês de Conservação e Restauro na Torre do Tombo (mediante inscrição prévia), assistir à apresentação da obra “Fuga de Cérebros. Retratos da emigração portuguesa qualificada” e a uma conversa com Francisco Vale, editor da obra de José Cardoso Pires.

No sábado, 12 de maio, estão todos convidados a participar na inauguração de um mural de homenagem ao escritor, a qual terá lugar pelas 17h30, junto ao Mercado de Alvalade. Trata-se de uma obra da autoria do artista português SKRAN.     

A Capital da Leitura chega ao fim no dia 13 de maio, com a Feira do Livro Infantil, que está de regresso depois do sucesso da edição do ano passado. Desta vez, esta atividade dirigida ao público infantil e às famílias decorre no Jardim dos Cravos, na Rua Teixeira de Pascoais, no Bairro das Estacas.

Esta feira acontece entre as 10 e as 18 horas, estando já confirmada a presença de mais de uma dezena de editoras. Durante a tarde, há um Laboratório de Contos a não perder, com os Contabandistas de Histórias.

A Capital da Leitura é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alvalade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Associação de Comerciantes de Alvalade, e com a parceria de várias entidades.

O programa completo do evento pode ser consultado em www.jf-alvalade.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador