TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Nos 70 anos da Cinemateca

70 ANOS DA CINEMATECA

Nos 70 anos da Cinemateca, é proposta “Uma viagem livre” por mais de um século de cinema português, de 1896 até à atualidade, com uma série de iniciativas que se prolongarão até 2019. Assim, na sexta-feira, dia 17 de novembro, das 18:00 às 22:00, com entrada livre haverá exibições de filmes ou excertos de filmes de todas as épocas, géneros ou categorias.  A sessão de tributo ao cinema feito em Portugal tem por título uma interrogação: “Que faremos nós com esta espada?”, que remete para o documentário “Que farei eu com esta espada?”, de João César Monteiro, feito em 1975, sobre Portugal. “Por detrás do alinhamento desta sessão especial [está] a ideia de uma viagem livre, não sistemática e não cronológica, sustentada na intuição e numa relação viva com a história do país”.

Esta é a primeira vez que a Cinemateca celebra a data da sua fundação, enquanto entidade pensada para criar uma coleção fílmica e documental e preservá-la. Até aqui, era assinalada habitualmente a abertura oficial da Cinemateca ao público, com sessões de cinema iniciadas a 29 de setembro de 1958.

A celebração acontece num momento em que a Cinemateca procura uma solução orgânica que lhe permita ultrapassar os constrangimentos administrativos e financeiros que, no entender do diretor, têm afetado o funcionamento do organismo, enquanto motor de preservação do património fílmico.

Sala M. Félix Ribeiro | Sex [16] 18:00 – 22:00

Entrada Livre, mediante o levantamento de ingresso na bilheteira.

Consulte aqui o programa de novembro da Cinemateca.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador