TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Purity

MUSEU DO ORIENTE APRESENTA EXPOSIÇÃO PURITY, PURIFICATION – ARTE CONTEMPORÂNEA CHINESA

Purity, Purification – Arte Contemporânea Chinesa, que o Museu do Oriente inaugura a 22 de Novembro, traça novas perspectivas e diferentes linguagens artísticas, apresentadas em obras de 23 jovens artistas chineses, que traduzem o diálogo entre uma China globalizada e o mundo ocidental.

Esta co-produção do Museu do Oriente e da CICA – China International Culture Association expõe a mais recente produção de arte chinesa, em 29 obras que abrangem pintura, fotografia, instalação, vídeo e escultura, em representação da diversidade e vitalidade da arte chinesa contemporânea, assim como do sucesso desta geração de jovens artistas, decorrente da sua criatividade singular.

A mostra é, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a actual ascensão da cultura oriental chinesa, sobre a representação de novas lógicas culturais no panorama artístico internacional, o valor comercial atingido pela arte contemporânea chinesa e os rumos que esta está a tomar, traduzindo a exploração e pesquisa detalhadas dos artistas sobre estes temas.

Purity [pureza] representa a imagética etérea e depurada da arte oriental. Purification [purificação] é o conceito que define o modo de expor adoptado pelos artistas, as soluções expressivas que encontraram para sondar e depurar relações entre materiais, espaços, escalas e o seu eu interior. Purity, Purification rompe com modos expositivos convencionais interrogando como se tem habitualmente apresentado a relação entre as peças e o espaço que as acolhe”, explica a curadora Liu Chunfeng.

Por ocasião da exposição, o Museu do Oriente realiza uma conversa com artistas e curadores, portugueses e chineses, no dia 24 de Novembro, pelas 16.00. Aberta à participação do público e de entrada gratuita, esta conversa conta com a participação dos curadores Bruno Leitão e Liu Chunfeng, dos artistas Ana Pérez-Quiroga, Tiago Baptista, Wang Lijun e Tang Yuhan, e ainda Luo Ying, editor-chefe da Hi Art. Entre os tópicos a abordar, as práticas e desafios das novas gerações de artistas no contexto actual, marcado por dicotomias como cultura tradicional–globalização ou individualidade–sociedade.

A exposição está patente até 14 de Janeiro de 2019.

Exposição “Purity, Purification – Arte Contemporânea Chinesa”

Inauguração | 22 Novembro | 18.30

Até 14 Janeiro 2019

Horário: terça-feira a domingo, 10.00-18.00

(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22.00, com entrada gratuita a partir das 18.00)

Preço: 6 €

Coordenação Geral China Arts and Entertainment Group (CAEG) e China International Exhibition Agency (CIEA)

Colaboração científica The National Art Museum of China (NAMOC)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador