TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Vivaldi

OBRAS DE VIVALDI, BACH E HAENDEL EM CONCERTO EM MONÇÃO

Vivaldi, Bach e Haendel são três ícones do Barroco e algumas das suas obras musicais preparam-se para ser alvo de um concerto muito especial que abrange desde a música instrumental até à música vocal. A Igreja de Longos Vales, no concelho de Monção, será o palco do espetáculo que, pelas 22h deste sábado, dia 24 de novembro, tomará forma, som e voz através de 11 músicos do Alto Minho Ensemble, grupo que junta diferentes gerações de artistas oriundos do Alto Minho ou que ali exercem a sua atividade profissional e cujo palmarés é reconhecido a nível nacional e internacional.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto “Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o décimo segundo concerto da iniciativa.

A Igreja de Longos Vales é considerada um dos mais importantes mosteiros medievais do Alto Minho, com existência segura desde o reinado de D. Afonso Henriques, e neste evento vai acolher o programa que se intitula de “Concertos e Árias do Barroco”. O mesmo está centrado na música vocal e instrumental deste período com dois géneros de referência: a nível instrumental, o Concerto e a nível vocal, a Ária.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, o projeto contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

Nesse mesmo dia, pelas 15h, realiza-se a visita guiada ao Castro de S. Caetano, também na freguesia de Longos Vales, no concelho de Monção. Os visitantes, para além de conhecerem aquela povoação celta localizada no topo da montanha, terão ainda a oportunidade de assistir à inauguração uma obra de arte dotada de um telescópio onde pode ser observada a paisagem circundante.

Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.

Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”

Tipologia: Concerto Alto Minho Ensemble

Data: 24 de novembro

Hora: 22h

Local: Igreja de Longos Vales – Monção

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Site: senteahistoria.com/2018/11/24/trompas-lusas-com-orgao-historico-2/

Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”

Tipologia: Visita Guiada ao Castro de S. Caetano em Longos Vales

Data: 24 de novembro

Hora: 15h

Local: Monção

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Site: senteahistoria.com/dias-de-patrimonio-aberto/

*Sobre o Alto Minho Ensemble

 O Alto Minho Ensemble é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que visa a promoção do talento e valores artísticos da região. Iniciado no ano de 2015 reúne, a par de convidados de prestígio, diferentes gerações de artistas (intérpretes, solistas e diretores musicais), oriundos do Alto Minho ou que ali exercem a sua atividade profissional, com reconhecido valor artístico.

A produção e coordenação artística está a cargo de David Martins e a direção musical é de Sergey Arutyunyan**.

Para além dos concertos realizados desde 2015 nos 10 municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), foi ainda convidado a atuar no festival Sons do Centenário, na cidade de Barcelos.

Gravou em 2015 um CD interpretando a obra “As quatro estações” do compositor barroco italiano Antonio Vivaldi.

O Alto Minho Ensemble é a entidade capacitadora para a área da música de câmara do Projeto Sente a História, abrindo um espaço para os nossos jovens músicos fazerem música de câmara ou atuarem como solistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador