TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Lisbon & Sintra Film Festival começa hoje com comédia francesa

 ‘O espírito da festa’, comédia francesa dá início hoje ao Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), numa edição com várias antestreias nacionais e dezenas de filmes dedicados, por exemplo, a Isabelle Huppert, Abel Ferrara ou Alain Tanner. A exibição deste filme será nos Cinemas NOS Amoreiras pelas 19:20.

O festival que decorre até ao dia 26, estará dividido entre Lisboa e Sintra, com exibições em várias salas e para além do cinema, tem também  teatro, artes plásticas e música. O cinema é contudo a principal categoria deste festival, de onde sobressai os encontros entre autores e público.

Isabelle Huppert, atriz francesa, que vai estar em Portugal, é a grande homenageada desta edição, pois o certame vai contar  com a exibição de mais de uma dezena de filmes que protagonizou e com uma exposição de fotografia que lhe é dedicada, a inaugurar amanhã, sábado em Sintra.

Abel Ferrara, realizador, será outro dos nomes grandes deste festival a deslocar-se a Portugal, a propósito de uma retrospetiva que irá ser exibida e que inclui o mais recente filme, o documentário ‘Piazza Vittorio’.

Os realizadores portugueses João Mário Grilo e José Vieira – cineasta que tem filmado a emigração portuguesa em França -, o francês Alain Tanner e o artista plástico Julian Schnabel também terão a obra revista no festival.

Estão previstas ainda várias antestreias, como ‘I love you Daddy’, de Louis C.K. – embora a exibição internacional tenha sido cancelada por causa de um escândalo sexual do humorista -, ‘Wonder Wheel’, de Woody Allen, e ‘On body and soul’, de Ildikó Enyedi.

Na competição, cujo júri é presidido por David Cronenberg, estão filmes como ‘Les gardiennes’, de Xavier Beauvois, ‘Frost’, de Sharunas Bartas, ‘Western’, de Valeska Grisebach, ‘Verão danado’, de Pedro Cabeleira, e “Lucky”, de John Carroll Lynch, o último filme de Harry Dean Stanton.

Fora do cinema, destaque para o espectáculo ‘Battlefield’, de Peter Brook e Marie-Hélène Estienne, e para uma conferência do escritor Enrique Vila-Matas com a artista Dominique Gonzalez-Foerster, a acontecer no Teatro D. Maria II.

Robert Pattinson, Willem Dafoe, Sara Driver, Mathieu Amalric e o escritor Don Delillo são outros nomes que estarão presentes no festival.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador