NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

LACUNAS DE DANIELA SCHITINI EM LEITURA ENCENADA NA QUINTA DE SANTIAGO

Lacunas de Daniela Schitini em leitura encenada na Quinta de Santiago

Lacunas de Daniela Schitini em leitura encenada na Quinta de Santiago, chega a Matosinhos, numa altura em que tanto se fala do Brasil  sobretudo pelo divergente país de Haddad e Bolsonaro, em véspera das decisivas eleições brasileiras. Chega assim mais uma noite de leituras encenadas na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

À beira de comemorar 15 anos de atividade, dando a conhecer textos dramatúrgicos escritos em Português, o projeto “Salvé a Língua de Camões” traz desta vez “Lacunas”, de Daniela Schitini, à sessão que terá início às 21h30 de quinta-feira, 25 de outubro.

Como num jogo de matrioskas em que o teatro se esconde dentro do teatro (dentro do teatro), “Lacunas” põe em cena uma encenadora e uma atriz inexperiente, numa audição para uma peça que tratará a trajetória de outra atriz, ela própria estigmatizada pelo seu temperamento instável. Misto de jogo de espelhos e de investigação dos meandros da memória, o texto revela a natureza das relações e dos afetos que existem entre os vários planos da ficção dramatúrgica.

Aparentemente distantes no espaço e no tempo, as personagens surgem unidas pelo confronto com situações-limite, as quais revelam de que modo as presenças e as ausências podem influenciar os gestos quotidianos e, no limite, as escolhas que se fazem; ou como a arte pode ser, afinal, um ponto de encontro alheio às contingências da física (e capaz de superá-las).

Não menos importante, “Lacunas” permitirá dar a conhecer a dramaturgia produzida por uma atriz que, depois de dar corpo a textos tão essenciais da cultura brasileira como “Eles não usam Black Tie” ou “Itinerário de Pasárgada”, se aventura agora na escrita teatral. Verteu para teatro a obra de Clarice Lispector e adaptou o texto de “Noite de Reis”, de Shakespeare. Com a peça “Marias da Luz” conquistou, em 2014, o prémio de melhor espetáculo em espaço não convencional da Cooperativa Paulista de Teatro.

Elenco: Fátima Maganinho | Mafalda Bettencourt | Margarida Magalhães | Marta Giesta | Root Arouca

Direção da Leitura: William Gavião

Parceria: Companhia de Teatro Reator de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos

Parceiros do projeto de dramaturgia: Centro de Dramaturgia Contemporânea de São Paulo; Teatre dels Argonautes, Barcelona

CE: maiores de 12 anos

Informações e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt

Museu da Quinta de Santiago

Rua de Vila Franca, 134 | Leça da Palmeira, Matosinhos

telf.: 229392410

Criar Conta de Utilizador