TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

FEIRA DA LUZ 2017 ESTÁ DE REGRESSO!

A Feira da Luz 2017 está de regresso, durante quase um mês para animar o Largo da Luz na freguesia lisboeta de Carnide. São milhares de pessoas que todos os anos percorrem o Largo da Luz em busca de divertimento e animação, deste grande evento organizado pela Junta de Freguesia de Carnide.

Esta feira estava ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, sendo a feira complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projeção.

No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atrativo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (na altura, Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de setembro e os restantes produtos nos seguintes.
Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro.

Desde 1992 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.

A FEIRA DA LUZ 2017 tem artesanato, música, ranchos populares, exposições, oficinas, animação de rua, divertimentos, tunas, danças tradicionais, desporto e a procissão Nossa Senhora da Luz.

Uma das maiores atrações desta Feira da Luz, é o cartaz musical com concertos gratuitos para animar todos aqueles que ali se deslocam:

26 de agosto – FF – Palco, 21:30

01 de setembro – CARAPAUS, AZEITE e ALHO – Palco, 21:30

02 de setembro – MIA ROSE – Palco, 21:30

08 de setembro – CRIATURA – Palco, 21:30

09 de setembro – AMOR ELECTRO – Palco, 21:30

15 de setembro – TELMO PIRES – Palco, 21:30

16 de setembro – THE BLACK MAMBA – Palco, 21:30

22 de setembro – AUGUSTO CANÁRIO – Palco, 21:30

23 de setembro – NAMORADOS DA CIDADE – Palco, 21:30

24 de setembro – TIAGO BETTENCOURT – Palco, 21:30

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador