Que pena, este evento já terminou! :(
UHF – PODIA SER NATAL | COLISEU PORTO
Música & Festivais
Coliseu Porto Ageas, Porto
Descrição do Evento
UHF – PODIA SER NATAL | COLISEU PORTO – Desde que foi editada em 2004, a canção Podia Ser Natal regressa às ondas da rádio na quadra que se avizinha. Tornou-se um clássico do repertório do grupo.
Os UHF estarão, pela segunda vez em 2021, à cidade do Porto para um concerto temático no Coliseu – a actuação decorrerá no meio da assistência. Juntam a Podia Ser Natal três clássicos do repertório natalício internacional.
No dia 5 de Dezembro, às 17h00 – um acontecimento novo, único, desafiante, a não perder.
UHF é uma banda portuguesa de rock formada na Costa de Caparica, em Almada, em 1978. São os principais responsáveis pelo surgimento do boom do rock em Portugal, em 1980, e os fundadores do movimento de renovação musical denominado ′rock português′. São uma das bandas nacionais mais prestigiadas e a mais antiga em atividade. A formação inicial foi composta por António Manuel Ribeiro (vocal e guitarra), Renato Gomes (guitarra), Carlos Peres (baixo) e Américo Manuel (bateria). Atualmente são formados por António Manuel Ribeiro (vocal e guitarra), António Côrte-Real (guitarra), Luís Simões ‘Cebola’ (baixo) e Ivan Cristiano (bateria).
Resultante do pós punk, no final dos anos setenta, a sonoridade da banda incorpora o rock direto e espontâneo de características urbanas, produzindo também um som mais acústico e hard rock com alguma influência dos Doors. Bem sucedidos comercialmente no início da década de 1980, venderam mais de 100 mil discos premiando o single “Cavalos de Corrida” (1980) – canção génese do rock português – e o álbum À Flor da Pele (1981), que ocuparam a primeira posição da tabela de vendas. Após um período conturbado na formação conseguiram superar a crise do rock português, nos meados dos anos 80, introduzindo influências do rock alternativo no álbum Noites Negras de Azul (1988).
No álbum Comédia Humana (1991) contornaram ligeiramente a sonoridade inicial para depois voltarem a estabelecer o rock convencional com Santa Loucura (1993) e 69 Stereo (1996), discos que obtiveram bom volume de vendas. Atentos à realidade política e social do país, os UHF são o rosto do rock de intervenção em Portugal. Com influência de José Afonso, assumem uma posição ativa em relação a temas sensíveis na vida das pessoas, como é o caso das canções “Sarajevo”, “Porquê (português)” ou “Vernáculo (para um homem comum)” que se tornou um manifesto antipolítico. As bem sucedidas digressões “Porquê em Portugal” e “UHF 35 anos – A Minha Geração” em 2010 e 2013, respectivamente, foram marcadas com palavras de ordem contra a desordem governativa do país. A intrépida atitude independente, assumida desde o início de carreira e pertubando determinado jornalismo musical, favoreceu por alguns anos uma menor exposição mediática na banda.
A formação dos UHF sofreu alterações ao longo dos anos, tendo estabilizado a partir de 2001. António Manuel Ribeiro, compositor maioritário das canções, é o único membro fundador residente. Além de cantor e músico é também escritor e autor irregular de várias crónicas para rádios e jornais. Fundou o movimento de poesia-rock em Portugal tornando-se num dos melhores criativos. Lançou três álbuns a solo, e dois de formato mais reduzido, que contaram com a participação de antigos e atuais músicos dos UHF, entre outros convidados.
Em julho de 2017 atingiram 1 700 concertos em Portugal e no mundo, venderam mais de 1,5 milhão de discos – entre álbuns, extended plays, singles e cassetes – e lançaram quinze álbuns de estúdio. Estão representados em mais de 100 compilações com outros artistas incluindo nos Estados Unidos e Brasil. Receberam onze discos de prata, sete de ouro, três de platina e vários prémios e condecorações. Até ao ano de 2015 totalizaram 240 participações em concertos de beneficência social e de apoio a causas filantrópicas incluindo, por exemplo, a Associação Abraço e Assistência Médica Internacional.
UHF – PODIA SER NATAL | COLISEU PORTO – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Autocarros, Comboios, Estacionamento, Metro, RestaurantesMorada:
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 PortoCoordenadas GPS:
41°8'49.17"N8°36'19.66"W
Transportes:
De comboio:Estação de São Bento
De metro:
Estação do Bolhão ou estação dos Aliados
De autocarro:
302, 200, 207
Noturnos: 7M, 8M (Sta. Catarina); 11M (Batalha)