TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

SOPA CARAMELA – FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS PALMELA

SOPA CARAMELA – FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS PALMELA

Gastronomia

Data
10/05/2019 até 19/05/2019
12:00 | Sexta, Sábado, Domingo
Local

Palmela, Palmela

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

SOPA CARAMELA – FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS PALMELA – Maio é o mês da Sopa Caramela, que dá o mote à próxima edição dos Fins de Semana Gastronómicos e a um Concurso dedicado a esta iguaria tradicional. As iniciativas integram o programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, promovido pelo Município de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Os Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela decorrem de 10 a 12 e de 17 a 19 de maio, com 18 estabelecimentos de restauração do Concelho a apresentarem as suas versões desta sopa, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos.

No dia 18 de maio, às 18h00, a Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo, recebe mais uma edição do Concurso de Sopa Caramela, que vai eleger a melhor sopa do ano. Aberto à participação tanto de particulares como de representantes de estabelecimentos de restauração, a nível regional, o objetivo é promover e divulgar esta sopa, integrada na gastronomia local, que se assume como um importante produto turístico.

Consulte aqui a lista de restaurantes aderentes.

RECEITA DE SOPA CARAMELA

Receita cedida pela Confraria da Sopa Caramela

Ingredientes (4 pessoas)

250 g feijão catarino ou cor de vinho;

1 Kg repolho; ½ couve caramela;

100 g batata;

1 nabo;

1 cenoura;

1 cebola;

3 dentes de alho;

1 folha de louro;

200 g pá de porco;

100 g toucinho entremeada;

1 chispe;

½ chouriço de carne;

100 g massa cotovelinhos;

azeite q.b.;

sal q.b.

Preparação:

De véspera, lave o feijão, ponha-o a demolhar e salgue também as carnes. No próprio dia, leve o feijão a cozer na água que o demolhou, juntamente com as carnes, o chouriço, as cebolas, os dentes de alho e o louro e tempere de sal. Quando as carnes e o chouriço estiverem cozidos, tire-os da panela, corte-os em bocados e retire o louro. Passe sensivelmente um terço do feijão e a cebola por um passe-vite ou esmague com um garfo. Junte mais água, se for necessário. Junte, então, à panela, as hortaliças, a cenoura, o nabo e as batatas cortadas em cubinhos e deixe cozer lentamente. Quando as hortaliças estiverem quase cozidas, junte a massa e deixe cozer. Coloque o azeite a gosto e retifique o sal. Tire a panela do lume e junte as carnes cortadas.

Morada:

Palmela

Coordenadas GPS:

38°34'14.42"N
8°54'7.6"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador