Que pena, este evento já terminou! :(

SAMUEL ÚRIA – CONCERTO | APRESENTAÇÃO DE DISCO | CASA DA MÚSICA
Música & Festivais
Casa da Música, Porto
Descrição do Evento
SAMUEL ÚRIA – CONCERTO | APRESENTAÇÃO DE DISCO | CASA DA MÚSICA – Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole.
Comunicado
Em virtude da atual situação provocada pelo Covid-19, e mediante as recomendações da Direcção Geral de Saúde, o concerto “Samuel Úria” será adiado para dia 7 outubro.
Os bilhetes já adquiridos mantêm-se válidos para a nova data.
É desta forma que há já perto de uma década todos os textos associados a Samuel Úria começam. E este não será excepção. Será caso para parafrasear Camané e roubar-lhe o título do seu disco ao vivo – “como sempre, como dantes”.
Aliás, apresentar a esta distância estes concertos para Porto e Lisboa apenas com a ideia sugestiva de que serão os “concertos de apresentação de novo disco”, sem que haja um título ou mais do que uma canção conhecida – “Fica Aquém” foi divulgado no final de Novembro – não é mais do que uma questão de confiança. De confiança mútua, diríamos.
“Canções do Pós-Guerra” é o título entretanto descoberto para o novo trabalho de Samuel Úria. Premonitório? Talvez… dizem que a arte tem essa capacidade, esse recurso de preceder os acontecimentos. Neste caso, esta “guerra” será, como sempre, interior e espiritual. Uma vez mais, Samuel Úria obriga-nos a olhar para dentro. Não num exercício egocêntrico mas antes como parte de um caminho de necessária partilha.
As canções, iremos descobri-las e, espera-se, absorvê-las até às novas datas destas apresentações em Porto e Lisboa. A primeira já é conhecida desde Novembro, “Fica Aquém”, muito em breve todo o álbum irá sendo revelado.
Mas existirão reticências quando falamos de Samuel Úria? É que referimo-nos a quem ao longo dos últimos anos nos tem trazido canções inquestionáveis, canções que nos emocionaram, que nos excitaram, que nos puseram a dançar, canções que criaram um espaço próprio e que, sem demérito para outros, apenas poderá ser ocupado por Samuel Úria, tão só porque foi território lírico e musical inexistente, desbravado e conquistado pelo mais talentoso cantautor deste século – “Vem de novo”, “Fusão”, “Carga de Ombro”, “É preciso que eu diminua”, “Lenço Enxuto”, “Espalha Brasas”, “Teimoso”, “Não arrastes o meu caixão” ou “Babarella e Barba Rala”, são disso exemplo, entre outras.
E merecerá quem nos confiou tudo isto alguma desconfiança? Ou, pelo contrário, terá condições de nos exigir o mesmo em troca? Nós acreditamos que sim, que merece todas as expectativas que a frase “concertos de apresentação do novo disco” cria. “Fica Aquém”, a tal canção recentemente revelada, reforça ainda mais esse espírito. Não faltem!
SAMUEL ÚRIA – CONCERTO | APRESENTAÇÃO DE DISCO | CASA DA MÚSICA – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Autocarros, Comboios, Estacionamento, Metro, RestaurantesMorada:
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 PortoCoordenadas GPS:
41°9'32.02"N8°37'50.53"W