ROTA DE RESTAURANTES “SEM ESPINHAS” 2019 | ESPINHO
Gastronomia
Data
18/10/2019 até 27/10/2019
12:00
| Todos os dias da semana
Local
Espinho, Espinho
Classificação Etária
Todas as Idades
PUB
Descrição do Evento
ROTA DE RESTAURANTES “SEM ESPINHAS” 2019 | ESPINHO – As especialidades de Peixe e Marisco do Nosso Mar estão em destaque na 2ª edição da Rota de Restaurantes Sem Espinhas! De 18 a 27 de outubro, os restaurantes da cidade especialistas em Peixe e Marisco, vão apresentar os seus pratos inspirados no Mar e na memória gastronómica de Espinho.
O SEM ESPINHAS é uma celebração da Gastronomia do Mar. A cidade de Espinho, criada nesta base gastronómica, desenvolve um projeto de promoção e valorização dos produtos do Mar, reconhecendo as gentes que dele herdaram a sua história e as que sobre ela trabalham. Conectando os vários elementos da cadeia de valor, o SEM ESPINHAS divide-se em quatro momentos:
Rota de Restaurantes — Para provar o melhor das mesas de Espinho
Fórum — Para abrir o espaço de reflexão e discussão sobre os temas do Mar
Almoço na Rua — Para celebrar e festejar os sabores do Mar
Mini-Documentários — Para descobrir e registar o património cultural da Gastronomia de Espinho
Como aconteceu na primeira edição desta iniciativa, que decorreu em março passado, cada restaurante apresenta um menu completo, destacando as suas iguarias mais saborosas e ainda algumas surpresas, com preços apelativos entre os €11,00 e €20,00.
Não perca a oportunidade e reserve as suas mesas! Aproveite ainda a oportunidade e habilite-se a um fim de semana à beira-mar. Quantos mais restaurantes experimentar, mais hipóteses tem de ganhar!
RESTAURANTES ADERENTES – ROTA DE RESTAURANTES “SEM ESPINHAS” 2019
A avó era conhecida como Fidalguinha e os netos decidiram honrá-la. Hoje continuam a orgulhar a família com o trabalho e dedicação com que servem a clientela fiel, que procura os sabores do Mar, tanto nas belas lulas grelhadas como na petinga frita ou nas conservas que relembram a história da cidade de Espinho.
Os 70 anos de portas abertas em frente ao Mar trazem a esta casa muita experiência e, aos seus clientes, a certeza de uma refeição deliciosa. O creme de camarão abre o apetite para a raia cozinhada com os sabores vareiros, tradicionais da cidade.
A Dª Lurdes, incontestável cozinheira de mão cheia, gere a sua casa com zelo e dedicação. Os sabores e produtos que o Mar lhe coloca à disposição são a inspiração para os pratos que cria, como é o caso do arroz de percebes, da bola de mexilhão ou da sardinha na broa.
O negócio de família mantém-se nesta casa da primeira linha da marginal. Nas mãos do Sr. Fernando, o restaurante é reconhecido pelas suas especialidades inspiradas nos sabores da maresia.Destaca-se a boa petinga frita, seguida da sopa de peixe e da cataplana à Baía Sol, repleta de aromas do Nosso Mar.
A família do Sr. Américo toma conta da cozinha e da sala com mestria. É bem cedo que se acendem as brasas para receber os vários peixes que são a especialidade desta casa. Cruzando a porta, sentem-se os aromas e sabores característicos do Mar, como os da boa sardinha grelhada.
Na Casa da Mãe Joana, será bem recebido com as melodias do fado vadio e os sabores do Mar, cozinhados por mãos generosas. As lulas, tão bem conhecidas nesta casa, são grelhadas nas brasas quentes que se acendem no fogareiro à porta e fazem as delícias dos amantes deste prato.
Cruzando as portas desta casa, sente-se o aroma do Mar. Na cozinha, a Dª Odete prepara com mestria o que o Mar lhe oferece, entre brasas e o fogão. Não deixe escapar as lulas grelhadas, servidas para abrir o apetite para o arroz de marisco bem malandrinho.
O cantar do Papagaio atrai os clientes à porta desta casa. Mas são as iguarias cozinhadas pela Dª Madalena e o Sr. Vítor, como as boas lulas bem grelhadas, que fazem da visita um momento a repetir inúmeras vezes.
A equipa da Casa S. Pedro abre as portas à clientela de sorriso estampado no rosto. Na cozinha, é a Dª Carla que se encarrega de colocar os seus clientes sorridentes, quando provam os seus cozinhados saborosos com o melhor que o Mar oferece, como é exemplo a raia grelhada.
A esplanada diante do Mar torna o espaço apetecível para uma refeição e a equipa do Espinho 10 não desilude, quando traz à mesa os pratos saborosos com o melhor produto que o Mar em frente proporciona. Assim, deixe-se surpreender com os sabores das lulas preparadas na brasa e as entradas e sobremesas frescas do dia.
Desde cedo se preparam as brasas no Maragato, casa bem conhecida pelo peixe que serve aí grelhado. Aqui, não deixe de procurar a suculenta dourada que o Sr. Carlos escolhe, prepara e deixa grelhar até ao ponto.
No Marreta, o Sr. Manuel e a sua equipa preparam os produtos do Mar com sabedoria. À mesa, chegam a fumegar peixinhos fritos e lulinhas ao alho, que abrem o apetite para a caldeirada de raia, uma das especialidades da casa.
O Sr. Domingos abre a porta do Onda Mar, sabendo que horas depois poderá servir aos seus clientes as suas iguarias, plenas de aromas do Mar e sabores apetitosos. Entre petiscos como a petinga frita ou a sardinha em escabeche, serve-se a generosa caldeirada de peixe.
Os irmãos Melo lideram a equipa deste restaurante, onde se pode encontrar todos os dias uma montra recheada com o melhor Peixe e Marisco que o Mar lhes traz. Melhor ainda, é provar estes produtos cozinhados por mão sábias, como é o caso dos peixinhos miúdos fritos ou da boa gamba e ainda de uma seleção variada de peixes grelhados, como manda a tradição.
Na casa do Quim da Granja, não se diz que não aos desafios. Assim, nasceu a cataplana de peixe que, com os sabores apurados do Mar e do tempero generoso da Dª Odete, se tornou a estrela da carta e hoje faz as delícias de quem visita esta casa.
Na Tasca da Maria todos os dias são ideais para provar as especialidades de Peixe e Marisco. A Dª Maria e a sua equipa recebem os clientes com sorrisos acolhedores e trazem à mesa apetitosos pratos, como a caldeirada de peixe e o robalo na brasa.
A tradição deste restaurante passou de geração em geração. Com ela, passaram também as receitas dos pratos que as irmãs Paula, Sandra e Susana cozinham e servem com orgulho. Tanto na caldeirada de peixe como no bom robalo na brasa, destacam-se os sabores do Nosso Mar.
Mais informações sobre a ROTA DE RESTAURANTES “SEM ESPINHAS” 2019 aqui.