NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

Na Substância do Tempo – CPBC

Na Substância do Tempo – CPBC

Teatro & Arte

Data
12/04/2019 até 13/04/2019
21:00 | Sexta, Sábado
Local

Teatro Camões, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

Na Substância do Tempo

Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen

A convite da Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen a CPBC apresenta, na Temporada de 2019/20, a programação: Em Redor da Suspensão / Outono / Requiem
EM REDOR DA SUSPENSÃO

Coreografia: Vasco Wellenkamp e Miguel Ramalho
Música: Sergei Rachmaninoff
Figurinos: Liliana Mendonça
Luzes: Ricardo Campos

Na obra que criarei inspirado na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen começarei por incutir no processo criativo o sentimento que a sua poesia me instiga, incitando os bailarinos a espantarem-se e a deixar que a sensação vivida no interior das nossas condições ontológicas irradie imagens em movimento que, entretecidas com as leis da gravitação interna dos passos de dança, surjam como substância transfigurada.
E, sendo cada passo a sequência lenta ou acelerado o do passo anterior, é no encadeamento de todos eles que a obra se edifica, se amplia e ganha vida própria. Esse é o momento em que a técnica de dança, estando lá, se dilui na maquinaria do corpo e na força dos músculos para dar passagem à emoção inicialmente incutida.
Aqui, é o momento em que o discurso coreográfico se assume como metáfora. Imaginemos a figura frágil que baila em redor da suspensão; um grupo de gente angustiada e cingida dentro de um feixe mínimo de luz; o vôo que atravessa o espaço com o ímpeto de um salto; o personagem que desliza até ao chão por uma rampa imaginária; aquele que abraça para falar de amor,
ou que, num gesto de abandono e desalento, se deixa simplesmente cair.
Saint-Exupéry disse, um dia, dos homens, (…) Só são homens aqueles que o cântico ou o poema ou a oração alindaram, aqueles que se acham construídos no interior (…). É por aqui que caminharemos ao coreografar esta obra: viver no interior das nossas condições de artistas o eco da poesia de Sophia, e deixarmo-nos alindar e construir no mundo visível da dança.

Vasco Wellenkamp

OUTONO
Para Graça

Coreografia e cenografia: Vasco Wellenkamp
Música: Gustav Mahler (Adagietto da 5ª Sinfonia)
Figurinos: Liliana Mendonça
Luzes: Ricardo Campos
Bailarinos: Patrícia Henriques e Miguel Ramalho

REQUIEM
(Nova versão)

Coreografia: Vasco Wellenkamp
Música: Benjamim Britten
Figurinos: Liliana Mendonça
Luzes: Orlando Worm

(Excertos críticos da 1ª versão)

(…) Deixando-se conduzir pela energia contagiante da Sinfonia de Requiem de Benjamin Britten, (…) Wellenkamp inflamou física e emocionalmente os bailarinos (…).Wellenkamp esgota todos os crescendos da partitura, todas as vibrações fortes da
música, com pernas que chicoteiam o ar e uma fisicalidade abandonada que desafia cada tendão do corpo. Embora o impulso do movimento, suavemente temperado com um lirismo esporádico, seja de cortar a respiração, é o sublinhado emocional que dá a este trabalho a sua verdadeira força. (…) No momento em que os seus bailarinos entram calmamente num distante túnel de luz, Wellenkamp já nos tinha firmemente seguros na palma da sua mão.
Emma Manning DANCE EUROPE (Londres, Reino Unido), 04/2001

(…) o espectador imergiu num certo ambiente poético: Requiem foi uma prece magnífica elevada aos céus por oito homens e sete mulheres (…) a tentativa de uma outra dimensão.
Daniel Tércio, EXPRESSO Actual (Lisboa, Portugal) 13/07/2007

(…) a rapidez coreográfica dos treze bailarinos através do espaço, ao ritmo obsessivo da Sinfonia de Requiem de Britten, encontra paz onde o espírito humano se une ao universal: realiza-se assim a aspiração ao amor eterno. (…)
Cristina Targa, IL GAZZETTINO (Roma, Itália), 19/06/2003

(…) O tema da guerra e da paixão e morte dos soldados na frente, a compaixão e a piedade humana que suscitam é protagonista do dilacerante bailado sobre a Sinfonia de Requiem de Britten, momento de poderosa ternura e harmonia
dançado por todos os bailarinos. (…)
Antonio Rizzo, RINASCITA (Roma, Itália), 22/05/200
Direção Artística
Vasco Wellenkamp

Assistente de Direção Artística
Liliana Mendonça

Gestão e Produção
Bernardo Beja
Cláudia Sampaio

Marketing e Comunicação
Rita Carpinteiro

Ensaiadoras
Cláudia Sampaio
Liliana Mendonça

Direção de Cena
Cláudia Sampaio

Direção Técnica
Ricardo Campos

Bailarinos
Carlos Silva, Catarina Godinho, Francisco Ferreira, Íris Runa, Maria Mira, Miguel
Santos, Pedro Garcia, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro.

Bailarinos Convidados
Patrícia Henriques, Patrícia Main, Miguel Ramalho

Morada:

Passeio de Neptuno, Parque das Nações 1990-193 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°45'40.81"N
9°5'36.52"W

Criar Conta de Utilizador