TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

MERCADO DA CASTANHA E DOS PRODUTOS LOCAIS 2018 | VIEIRA DO MINHO

MERCADO DA CASTANHA E DOS PRODUTOS LOCAIS 2018 | VIEIRA DO MINHO

Família & Entretenimento

Data
09/11/2018 até 11/11/2018
Ver progr | Sexta, Sábado, Domingo
Local

Praça Dr. Guilherme de Abreu, Vieira do Minho

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

MERCADO DA CASTANHA E DOS PRODUTOS LOCAIS 2018 | VIEIRA DO MINHO – O  Mercado da Castanha e dos Produtos locais em Vieira do Minho, tem data marcada para os dias 9, 10 e 11 de novembro, e promete ser um verdadeiro sucesso e superar todas as edições anteriores, a julgar pelo número de expositores locais que este ano aderiram em massa à iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

O Mercado da Castanha é acima de tudo uma grande mostra de produtos locais, que a par da comercialização da castanha e dos vários produtos locais, o visitante pode também encontrar o característico artesanato. É uma  iniciativa inserida no programa Sentir Vieira que integra o quadro dos 4 grandes eventos que o Município organiza anualmente, no sentido de dinamizar a economia local e potenciar Vieira do Minho além fronteiras.

Uma das novidades de 2018 é a presença da RTP1 na tarde de sábado com a emissão do programa Aqui Portugal. Apresentado por Joana Teles, Hélder Reis e Catarina Camacho, o programa será transmitido em direto dos Paços do Concelho entre as 11h00 e as 20h00.

Em direto de Vieira do Minho, para todo o mundo português, o programa irá fazer uma viagem pela história, cultura, turismo, património, artesanato, gastronomia, entre outros, sempre numa perspetiva de divulgação do melhor que temos para oferecer. O programa Aqui Portugal da RTP contará com a participação de vários artistas nacionais, mas também com a atuação de alguns grupos locais.

Outra grande novidade deste mercado da Castanha é a presença de uma prova e mostra de vinhos que conta com a presença de 12 adegas Cooperativas.

Também, no sentido de enriquecer esta edição do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais, a Autarquia decidiu voltar a apostar na realização de uma palestra que aborde temas relacionados com a castanha e a sua produção. Em colaboração com a Direção Regional de Agricultura, no sábado de tarde, dia 10, os nossos agricultores e produtores poderão assistir ao debate que irá abordar o modo de produção de castanha na região do Minho e a vespa da galha do castanheiro.

Ainda no sábado, dia 10 de novembro realiza-se a VII edição das Jornadas Micológicas de Vieira do Minho. Trata-se de uma atividade que integra a programação do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais.

Organizada pela Autarquia de Vieira do Minho, esta atividade é gratuita e será orientada pelos monitores da Associação Fonte da Urze de forma a que os participantes possam ter a oportunidade de aprender a colher e identificar as diferentes espécies de cogumelos existentes na Serra da Cabreira. Esta experiência tem por objetivo divulgar a micologia nas suas diversas componentes, assim como os recursos naturais da Serra da Cabreira, zona de excelência para a produção de cogumelos.

As Jornadas que contam com seis dezenas de inscritos iniciam, pelas 9h00, do dia 10 de novembro, com a receção dos participantes, em frente a Câmara Municipal, seguindo-se a saída para a Serra da Cabreira. Pelas 12h30 realiza-se um almoço de degustação de cogumelos silvestres apanhados na Serra e, para o qual é necessário efetuar inscrição.
Por volta das 15h00 realiza-se, na Câmara Municipal uma sessão de Identificação dos Cogumelos apanhados na Serra da Cabreira.

As tradicionais chegas de bois voltam a fazer parte de cartaz do Mercado da Castanha. Mais de duas dezenas de belos exemplares de touros da raça barrosã voltarão a encantar e preencher por completo o o Parque dos Moinhos, uma prova inequívoca do extraordinário trabalho dos criadores de animais da raça barrosã do concelho.

Durante o Mercado irão realizar-se três grandes magustos tradicionais. Na sexta-feira, dia abertura será realizado uma magusto convívio. No sábado e domingo à tarde voltam a repetir-se os magustos, com as castanhas a serem assadas num assador gigante colocado no recinto do Mercado. Estes magustos estão abertos à participação de todos.

A restauração do concelho volta, uma vez mais, a associar-se a esta iniciativa. Alguns restaurantes estarão representados aqui na praça, onde apresentarão os seus pratos típicos e ainda pratos confecionados com castanhas. Aqueles que optaram por não estarem presentes no recinto do Mercado oferecerão nos seus estabelecimentos um conjunto de pratos de doces alusivos à castanha.

Para além da venda de produtos locais, o Mercado da Castanha é, um momento de festa e convívio para a população local e visitantes, para tal foi preparado um cartaz repleto de atividades de momentos culturais, com destaque para a atuação de grupos de música popular, ranchos folclóricos e grupos de bombos, tocadores de concertina e cantadores ao desafio.
A atração musical da edição deste ano do Mercado da Castanha é Quim Barreiros, que irá atuar na tarde de domingo.

Esta edição do Mercado da Castanha conta também com a participação de 31 Expositores/Produtores locais que vão comercializar as castanhas e os produtos locais provenientes das colheitas de outono ( hortaliças, frutas, feijão amarelo, fumeiro, azeite, chás,broa, mel, compotas, etc.), vinho verde, queijo, chás, plantas e ervas aromáticas, doçaria e o artesanato local.

De salientar, ainda que este evento tem por objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os produtores do concelho.

Bons motivos para visitar Vieira do Minho neste fim de semana que vai aliar a festa e a animação às tradições e produtos da terra.

Morada:

Praça Dr. Guilherme de Abreu, Vieira do Minho

Coordenadas GPS:

41°38'3.03"N
8°8'24.82"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador