TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

MARCO FRANCO – ARCOS | CULTURGEST

MARCO FRANCO – ARCOS | CULTURGEST

Música & Festivais

Data
08/04/2021
21:00 | Quinta
Local

Culturgest - Grande Auditório, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

MARCO FRANCO – ARCOS | CULTURGEST – A estreia de Marco Franco a solo aconteceu com Mudra, em 2017, do modo mais inesperado que podíamos ter imaginado: depois de uma carreira reconhecida como baterista, o músico lisboeta trouxe o piano para o centro da sua vida. E para a nossa, também.

Composto sob uma redoma sigilosa, Mudra surgiu sem aviso e colocou de imediato o nome do seu autor num patamar de admiração generalizada. O que Arcos nos dá a ouvir não é, contudo, o fruto da criação destes anos de espera: o que existia ficou de lado e temporariamente arquivado, e o que ouvimos agora reflete e observa o momento atual que o mundo atravessa, questionando o que se passa e subjugando-se às condições que nos rodeiam.

Há um antes e um depois da pandemia e o que sai da escrita e do piano de Arcos é influenciado por uma necessidade de ir ao encontro de música honesta e transparente. Marco Franco dá-nos música nova para tempos novos, e a arte volta a propor uma salvação.

Com um vasto passado no rock e no jazz, Marco Franco é um nome familiar no imaginário pop português, que de forma alguma poderia estar preparado para o descobrir sentado ao piano, longe das peles. Mas é à flor da pele que a composição de Franco, autodidacta nas teclas, se sente, existindo numa tensão minimalista com um universo colorido de notas e de progressões maiores, alegres e cheios de um amor universalizado.

“Mudra”, o primeiro álbum a solo no piano, é uma guinada de um passado profundamente enraizado no indie e no jazz, com passagens em projectos como Mikado Lab, Peste e Sida e colaborações com Dead Combo, Carlos Bica e Memória de Peixe, para um futuro sedimentado num contexto mais erudito, mas que não se dilui em comunicação. Marco Franco faz música para quem ouve com o coração.

“Mudra”, mais do que uma forma de identificar posturas e de melhor definir, através delas, outputs criativos, espirituais e sensoriais, é o documento de Marco Franco, percussionista virtuoso, sobre as suas possibilidades, sobre a melhor forma de canalizar energias através das mãos. Depois de o fazer em diferentes contextos, é através das suas “Miniaturas para Piano solo” que Franco melhor narra uma procura sua por um amor universal.

Por entre cadências melódicas de uma alegria cândida e progressões melancólicas, Marco Franco cria uma tensão que resolve em arrepio e com uma sensibilidade dinâmica simplesmente invejável, canalizando o melhor que se pode ouvir de compositores como Satie e Bartok numa Mudra que só a ele pertence. O que descreve entre teclas pretas e brancas é, contudo, algo que todos nós partilhamos e que tão evidentemente encontramos em “Mudra”.

NOTAS: Para adquirir bilhetes de Mobilidade Condicionada, e em caso de não haver disponibilidade nos locais de venda habituais contacte por favor a bilheteira da Culturgest através do telefone 217905155.

Uso de máscara obrigatório no interior da Culturgest e durante os espetáculos

MARCO FRANCO – ARCOS | CULTURGEST – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Acesso de Mobilidade Reduzida, Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Rua Arco do Cego 50, 1000-300 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°44'27.23"N
9°8'34.13"W

Transportes:

Autocarro: Carreiras 736, 738, 744, 749*, 754* e 783; Praça de Londres: 722 e 767; Avenida de Roma: 735 e 767
Metro: Linha Amarela - Campo Pequeno
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador