Que pena, este evento já terminou! :(

LISBOA NA RUA | a arte da big band | LUME – Lisbon Underground Music Ensemble
Música & Festivais
Jardim Amália Rodrigues, Lisboa
Descrição do Evento
Os fins de tarde embalados ao som do jazz já são uma tradição no Lisboa na Rua. Na sua 8.ª edição, A Arte da Big Band apresenta seis concertos de diferentes orquestras que, apesar de praticarem estilos diversos, trazem a sonoridade particular destas grandes formações, que se tornaram populares durante os anos 30 e 40 nos Estados Unidos da América. Além de alguns dos principais ensembles de jazz nacionais, este ano temos duas estreias: a Andalucía Big Band, vinda diretamente de Sevilha, e a Big Band Júnior, uma orquestra-escola de jazz, constituída por 20 músicos com idades entre os 12 e os 17 anos. A Arte da Big Band, com uma programação dedicada ao jazz, não poderia deixar de assinalar o aniversário de uma das orquestras mais prestigiadas do país: a Orquestra de Jazz de Matosinhos. E não há melhor maneira de comemorar do que com um grande concerto, para o qual contamos com uma convidada de luxo: a cantora Manuela Azevedo.
LUME – Lisbon Underground Music Ensemble
O Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) é um projeto do compositor Marco Barroso, que pretende criar um espaço de expressão da sua música, num contexto orquestral particular, com afinidades no modelo clássico da Big Band. A formação nasceu em 2006 e conta com alguns dos músicos mais experientes da cena jazz e erudita nacional. Seja por uma dramatização (muitas vezes irónica) das práticas e vocabulários que passam pelo jazz, rock ou música erudita, seja pela incursão no experimentalismo, a música de Marco Barroso reconstrói a carga patrimonial do “bigbandismo”, fugindo aos seus padrões mais convencionais e abrindo novas perspetivas estéticas.
Para este concerto, o LUME apresenta uma selecção de peças do seu repertório baseada nos seus dois trabalhos discográficos. Na senda de uma abordagem autoral e experimentalista, o LUME traz à sua casa, a cidade de Lisboa, um conjunto de composições originais, que vão do jazz ao rock, passando pela música clássica e experimental, num hino à cosmopolita e efervescente capital portuguesa.
Marco Barroso Direção, composição, piano;
Ruben Santos, Eduardo Lála, Pedro Canhoto trombones; Jorge Almeida, Gonçalo Marques, Pedro Monteiro trompetes; Ricardo Pires, João Pedro Silva , Ricardo Toscano, José Menezes, Elmano Coelho saxofones; Manuel Luís Cochofel flauta Paulo Gaspar clarinete; Miguel Amado baixo elétrico André Sousa Machado bateria.
Informação Extra:
Autocarros, Estacionamento, MetroMorada:
Alameda Cardeal Cerejeira, 1070-044 LisboaCoordenadas GPS:
38°43'50.81"N9°9'17.66"W