TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

LISBOA NA RUA 2020 – ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS

LISBOA NA RUA 2020 – ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS

Música & Festivais

Data
11/09/2020 até 18/09/2020
19:00, 21:00 | Quinta, Sexta
Local

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

LISBOA NA RUA 2020 – ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS – Num ano em que os limites são diariamente desafiados, procuramos neste Lisboa na Rua refletir sobre o mundo e sobre a nossa intervenção, enquanto voltamos a alimentar o espírito com sons e histórias, numa programação que junta música, teatro, cinema, conversas e dança.

O Lisboa na Rua está de regresso, animando a cidade com cinema, música, teatro e dança, mas este ano com um programa um pouco diferente e com algumas regras.
Escolhemos espaços e locais da cidade que permitam manter a devida distância e com acesso limitado para podermos, assim, regressar devagar à cidade, e celebrar a cultura ao ar livre e em segurança, através de uma programação multidisciplinar entre 13 de agosto e 27 de setembro. A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita, obrigatoriamente, a inscrição ou levantamento prévio de bilhete.

Apesar de todas as condicionantes, fizemos questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento, de forma a preservar a saúde pública. Assim, este ano, não há grandes palcos nem espetáculos para milhares de pessoas, mas a programação não é menos desafiante por isso. E mesmo ao ar livre, toda a programação do Lisboa na Rua acontece em espaços com lotações limitadas, distâncias de segurança, com máscaras e higienização.

Nos últimos anos, a Orquestra Gulbenkian tem-se juntado ao Lisboa na Rua para apresentar peças fundamentais e populares do repertório clássico ao ar livre, trazendo a música erudita até um público alargado. Este ano, não poderemos fazer um grande concerto num dos jardins da cidade, mas a Orquestra irá atuar em três concertos de entrada livre no Grande Auditório Gulbenkian.

ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS | 11, 17 e 18 setembro

Fundação Calouste Gulbenkian – Grande Auditório
Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala e ao levantamento prévio de bilhetes na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian, no máximo de 2 por pessoa.
m/6

11 setembro | 19h

ORQUESTRA GULBENKIAN | BIN CHAO | AMÁLIA TORTAJADA
Levantamento de bilhetes a partir de dia 4/09, às 10h.

O violinista Bin Chao assume neste concerto a dupla função de solista e diretor, num programa onde se incluem conhecidas peças de Albinoni e Bach e onde se destaca também a função solista da flautista Amália Tortajada. O espetáculo termina com o surpreendente Concerto para Violino em Ré menor que Felix Mendelssohn compôs aos 13 anos de idade.

17 setembro | 21h

ORQUESTRA GULBENKIAN | MIHHAIL GERTS | PEDRO RIBEIRO
Levantamento de bilhetes a partir de dia 10/09, às 10h.

O jovem maestro estónio Mihhail Gerts liderará este concerto. O rigor, a energia e a grande empatia com o público e com os músicos caracterizam as atuações de Gerts, tendo-lhe proporcionado uma rápida ascensão nos palcos internacionais. O maestro dirigirá um programa com uma forte componente concertante, para contrabaixo e oboé, contando com a grande qualidade interpretativa de dois solistas da Orquestra Gulbenkian. O programa será completado com a derradeira sinfonia de Schumann.

18 setembro | 19h

ORQUESTRA GULBENKIAN | MIHHAIL GERTS | CARLOS LEITE
Levantamento de bilhetes a partir de dia 10/09, às 10h.

Desde o primeiro acorde musical, a Abertura da ópera Don Giovanni prenuncia o trágico fim do protagonista. Obra-prima setecentista, resultante da profícua colaboração entre o compositor W. A. Mozart e o libretista Lorenzo Da Ponte, Don Giovanni mistura vários géneros, incluindo a comédia, a farsa e a tragédia. Pelo seu lado, o humor, o equilíbrio e a elegância clássicas caracterizam o Concerto para Trompete de J. Haydn. Por fim, a Sinfonia n.º 3 de Brahms transporta-nos para a era pós-Beethoven, tendo a obra sido caracterizada pelo maestro Hans Richter como a “Heróica” de Brahms.

Em segurança e em liberdade, dois conceitos que podem ser sinónimos, se assim o quisermos.

LISBOA NA RUA 2020 - ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS

NOTAS:

– As atividades presenciais decorrem em espaços com controlo de acessos, de modo a manter a distância de segurança entre os participantes.

– Recomenda-se o cumprimento das regras de segurança pessoal, como o uso de máscara, distanciamento físico e etiqueta respiratória.

– Entrada livre, limitada à capacidade de cada espaço, ao levantamento de bilhetes ou reserva prévia.

– Alguns eventos serão transmitidos em streaming.

LISBOA NA RUA 2020 – ORQUESTRA GULBENKIAN E OS SEUS SOLISTAS – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Av. de Berna 45 A, 1067-001 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°44'14.65"N
9°9'16.93"W

Transportes:

Metro: São Sebastião (Linha Azul/Linha Vermelha
Autocarros: 713, 716, 726, 742, 746, 756,
Cabify
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador