TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
LISBOA NA RUA 2020 – NOITES DE VERÃO

LISBOA NA RUA 2020 – NOITES DE VERÃO

Música & Festivais

Data
04/09/2020 até 25/09/2020
19:00 | Sexta
Local

Lisboa, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
Preço
Grátis
PUB

Descrição do Evento

LISBOA NA RUA 2020 – NOITES DE VERÃO – Num ano em que os limites são diariamente desafiados, procuramos neste Lisboa na Rua refletir sobre o mundo e sobre a nossa intervenção, enquanto voltamos a alimentar o espírito com sons e histórias, numa programação que junta música, teatro, cinema, conversas e dança.

O Lisboa na Rua está de regresso, animando a cidade com cinema, música, teatro e dança, mas este ano com um programa um pouco diferente e com algumas regras.
Escolhemos espaços e locais da cidade que permitam manter a devida distância e com acesso limitado para podermos, assim, regressar devagar à cidade, e celebrar a cultura ao ar livre e em segurança, através de uma programação multidisciplinar entre 13 de agosto e 27 de setembro. A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita, obrigatoriamente, a inscrição ou levantamento prévio de bilhete.

Apesar de todas as condicionantes, fizemos questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento, de forma a preservar a saúde pública. Assim, este ano, não há grandes palcos nem espetáculos para milhares de pessoas, mas a programação não é menos desafiante por isso. E mesmo ao ar livre, toda a programação do Lisboa na Rua acontece em espaços com lotações limitadas, distâncias de segurança, com máscaras e higienização.

As Noites de Verão chegam à sua décima primeira edição mantendo a missão de apresentar músicos e espetáculos corajosos e emocionantes. Uma programação que pretende mostrar que a arte – assim como o conhecimento – impregnada de uma dimensão ética é um dos modos fundamentais da vida coletiva.

LISBOA NA RUA 2020 - NOITES DE VERÃO

NOITES DE VERÃO | 4, 11, 18 e 25 setembro
Galerias Municipais, Jardim da Galeria Quadrum
19h
Entrada livre, lotação limitada.
Marcação prévia via bilheteira@galeriasmunicipais.pt.
Levantamento de reservas até às 18h30 do próprio dia.
m/6

4 setembro

NAIVE APRESENTA: VIOLET + BLEID + ODETE

A naive é uma editora de Lisboa fundada pela produtora e deejay Violet em 2016.
Iniciada para lançar a sua música na qual outras editoras estariam menos inclinadas a publicar, rapidamente se tornou uma irmandade de artistas a nível internacional que partilham os mesmos valores de consciência e progresso social no campo da música eletrónica de dança.
Violet é também reconhecida como co-fundadora da Rádio Quântica, partilhando o mesmo sentido crítico e emancipador promovido pela sua editora, e é uma das DJs residentes da mina, coletivo e festa queer
feminista.
BLEID é uma compositora de eletrónica contemporânea, explorando ideias musicais com rasgo, bem para  além de tendências e convenções estilísticas da música produzida em software.
Odete trabalha no cruzamento da escrita, da música, da performance e das artes visuais, deixando claro qual é o universo pelo meio do qual se move: autobiográfico e desafiador dos limites entre o pessoal e o político.

11 setembro

TOSCANO & FERRANDINI + CO$TANZA & POST MODEM ORCHESTRA

Reencontro ao vivo da nova guarda do jazz nacional, cada um vindo do seu caminho entretanto cruzado.
O saxofonista Ricardo Toscano começou cedo por influência do pai a sua ligação à música. Colaborou com artistas como Fafá de Belém, Carlos do Carmo, Camané, Rui Veloso, António Zambujo ou Carminho, e em 2018 lança finalmente o seu primeiro disco ,”Ricardo Toscano Quartet”.
O baterista Gabriel Ferrandini afirmou-se como um músico incontornável ao longo da última década, a partir do ecossistema do jazz e da música improvisada. Uma residência artística na Galeria Zé dos Bois, em  2016, desaguou no celebrado “Volúpias” e, uns passos à frente, apresentou espetáculos a solo no Teatro Maria Matos e na BoCA Bienal.
Depois de passar os seus tempos a ouvir soundtracks de videojogos, absorvendo toda a sua paixão por sintetizadores, Co$tanza atirou-se de cabeça à produção midi e o resultado é o disco “Linha Verde”:
a fascinante ode musical à linha do metro de Lisboa com o mesmo nome, que lançou com o apoio da promotora Maternidade no final de 2019.

18 setembro

SEREIAS + SIRIUS

Auto-qualificados como um “encontro do cinético com a paisagem morta numa selvajaria de jazz-punk- pós-aquático”, Sereias é uma banda sediada no Porto que editou em 2019 o contundente “País a Arder”.
No centro a poesia mordaz de António Pedro Ribeiro, poeta maldito, anarquista, ex-candidato a Presidente  da República, em choque constante com os ambientes turvos, electrónicos e imersivos dos mascadores sónicos que o acompanham.
O duo Sirius é constituído por Yaw Tembe na voz e trompete e Monsieur Trinité (Francisco Trindade) nas percussões.
Tembe, natural da Suazilândia e residente em Lisboa há vários anos, é um artista que vem desenvolvendo um trabalho multi-disciplinar e rico em colaborações, e um trompetista com um timbre singular. Francisco Trindade é um lendário improvisador luso com um papel amplo na música nacional desde os anos 70.

25 setembro

PRÍNCIPE APRESENTA: DJ NIGGA FOX + NIAGARA + DJ MARFOX

Dj Nigga Fox lançou novo opus em vinil duplo, “Cartas na Manga”, na Príncipe no final do ano passado. O seu trabalho é fruto do seu gesto genuíno como produtor, renovando uma e outra vez o prazer na liberdade de cruzamentos livres com que monta os seus ritmos & sons.
Os Niagara, o trio constituído pelos irmãos Alberto e António Arruda e a norte-americana Sara Eckerson, têm concretizado de forma serena e progressista as múltiplas mas convergentes teias narrativas a partir e sobre a cultura da música de dança electrónica que foram desenvolvendo ao longo do tempo.
Dj Marfox, grão-mestre da ordem do Kuduro instrumental, propõe um balsâmico Dj set de ritmos mais lânguidos e leves para o final da temporada Noites de Verão 2020.

Em segurança e em liberdade, dois conceitos que podem ser sinónimos, se assim o quisermos.

LISBOA NA RUA 2020 - NOITES DE VERÃO

 

NOTAS:

– As atividades presenciais decorrem em espaços com controlo de acessos, de modo a manter a distância de segurança entre os participantes.

– Recomenda-se o cumprimento das regras de segurança pessoal, como o uso de máscara, distanciamento físico e etiqueta respiratória.

– Entrada livre, limitada à capacidade de cada espaço, ao levantamento de bilhetes ou reserva prévia.

– Alguns eventos serão transmitidos em streaming.

LISBOA NA RUA 2020 – NOITES DE VERÃO – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento

Morada:

Lisboa (Vários locais)

Coordenadas GPS:

38°43'15.29"N
9°8'44.25"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador