TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

LISBOA NA RUA 2020 – CHAPÉUS NA RUA

LISBOA NA RUA 2020 – CHAPÉUS NA RUA

Teatro & Arte

Data
18/09/2020 até 20/09/2020
Ver progr | Sexta, Sábado, Domingo
Local

Lisboa, Lisboa

Classificação Etária
A classificar pela CCE
PUB

Descrição do Evento

LISBOA NA RUA 2020 – CHAPÉUS NA RUA – Num ano em que os limites são diariamente desafiados, procuramos neste Lisboa na Rua refletir sobre o mundo e sobre a nossa intervenção, enquanto voltamos a alimentar o espírito com sons e histórias, numa programação que junta música, teatro, cinema, conversas e dança.

O Lisboa na Rua está de regresso, animando a cidade com cinema, música, teatro e dança, mas este ano com um programa um pouco diferente e com algumas regras.
Escolhemos espaços e locais da cidade que permitam manter a devida distância e com acesso limitado para podermos, assim, regressar devagar à cidade, e celebrar a cultura ao ar livre e em segurança, através de uma programação multidisciplinar entre 13 de agosto e 27 de setembro. A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita, obrigatoriamente, a inscrição ou levantamento prévio de bilhete.

Apesar de todas as condicionantes, fizemos questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento, de forma a preservar a saúde pública. Assim, este ano, não há grandes palcos nem espetáculos para milhares de pessoas, mas a programação não é menos desafiante por isso. E mesmo ao ar livre, toda a programação do Lisboa na Rua acontece em espaços com lotações limitadas, distâncias de segurança, com máscaras e higienização.

O Chapéus na Rua é um festival de artes de rua e circenses que, durante uns dias, ocupa a freguesia de Arroios com malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas e muito mais que a imaginação possa adivinhar! Um programa para toda a família, que trata temas delicados com leveza.

LISBOA NA RUA 2020 - CHAPÉUS NA RUA

CHAPÉUS NA RUA | 18 a 20 setembro

Arroios – Vários locais

Entrada livre, sujeita à lotação e a reserva prévia através de reservaschapeusnarua2020@gmail.com, com o nome do espetáculo a reservar no assunto do e-mail.
Classificação etária: a classificar pela CCE

18 setembro

Mercado de Culturas | 21h

ASAS D’AREIA, Companhia Teatro do Mar

Abertura oficial
Asas d’Areia é um espetáculo/instalação que funde o vídeo documental e conceptual com o circo, nomeadamente a arte do equilíbrio (arame e corda bamba) e a dança. Debruça-se sobre a temática dos povos migratórios, contextualizando-se, de forma mais particular e numa perspetiva humanitária, nos que estão retidos em campos de refugiados.

19 setembro

Mercado de Arroios | 11h

CIRCO NOS MERCADOS – CHAN CHAN
Cia Bipolar, Espetáculo de sala

“Chan Chan” conta a história de Sussurro, um homem que ao ficar desempregado sente que tudo está perdido. Mas de um modo cómico e dramático, encontra-se com o seu destino que lhe mostra que perdeu
um emprego, mas encontra o que precisa.

Campo Mártires da Pátria | 16h

INTO THE WILD, Pina Polar Clown Circus Theather
Espetáculo de rua

Um espetáculo a solo com vários elementos de arte circense (malabarismo com facas, manipulação e malabarismo com quatro chapéus e hula hoops múltiplos) clown e comédia física, teatro de fantoches e improvisação constante com o público. Um espetáculo para todos os públicos que utiliza a comédia como linguagem universal.

17h30

CINZA, Ticosi Circus Artist
Espetáculo de rua

CINZA street show é um espetáculo de rua estático criado para todas as idades, repleto de alegria,  brincadeiras e improvisos do clown TiCoSi – personagem um varredor de rua excêntrico, energético e “louco”, com um humor de palhaço bufão, que faz da rua o seu palco e cria magia com as suas habilidades.

Mercado de Culturas | 20h30

CINE BIKE, Projeto Lá Tinha
Espetáculo de rua

O Cine Bike propõe uma experiência cinematográfica única: um cinema operado com a energia gerada por uma bicicleta. Não há outras fontes de energia neste cinema portátil e sustentável, que vai exibir uma mostra de curtas metragens.

21h00

CRISÁLIDA, Daniel Seabra
Espetáculo de sala

“Crisálida” é um projeto de circo sobre questões de género. Prende-se com dialética deste trabalho a desmistificação das categorias de género, alicerçadas nas questões existencialistas de Nietzche, Sart e
Golffman. “Crisálida” também é sobre o amor, um hino à vida.

20 setembro

Chapitô | 10h

CRISÁLIDA, MasterClass

Guiada pelo artista e criador da peça, esta masterclass desafia-nos a refletir sobre a pluralidade de um processo criativo. Dirigido a acrobatas e curiosos, este encontro propõe novas formas de construção de narrativas que têm o corpo como elemento central.

Mercado do Forno do Tijolo | 16h

COM(SEQUÊNCIA)
Circo Caótico

Uma comunhão entre a arquitetura e o circo, com a acrobacia e a dança como discurso.
Neste diálogo, propomo-nos questionar a ideia de “encontro”.

Campo Mártires da Pátria | 18h

VEJO-TE, Cia Vaya
Espetáculo de rua

Humor, ironia, reflexão e acrobacias num espetáculo familiar. O espetáculo deriva da ideia de colocar os artistas e o público dentro da cabeça de uma pessoa e usar as forças combinadas como mecanismo para revelar a estrutura do pensamento, da mente e do mundo interior de uma pessoa. O fio narrativo é criado por uma voz-off que representa as reflexões e os conflitos das nossas próprias batalhas.

20h30

CINE BIKE, Projeto Lá Tinha

O Cine Bike propõe uma experiência cinematográfica única: um cinema operado com a energia gerada por uma bicicleta. Não há outras fontes de energia neste cinema portátil e sustentável, que vai exibir uma mostra de curtas metragens.

Mercado de Culturas | 21h

CRISÁLIDA, Daniel Seabra
Espetáculo de sala

“Crisálida” é um projeto de circo sobre questões de género. Prende-se com dialética deste trabalho a desmistificação das categorias de género, alicerçadas em questões existencialistas. O ser enquanto individuo, o ser social e a criação de novos conceitos que fomentem a descontinuidade da natureza
humana são questões que interessam ao criador desenvolver nesta peça. “Crisálida” também é sobre o amor, um hino à vida.

Em segurança e em liberdade, dois conceitos que podem ser sinónimos, se assim o quisermos.

LISBOA NA RUA 2020 - CHAPÉUS NA RUA

NOTAS:

– As atividades presenciais decorrem em espaços com controlo de acessos, de modo a manter a distância de segurança entre os participantes.

– Recomenda-se o cumprimento das regras de segurança pessoal, como o uso de máscara, distanciamento físico e etiqueta respiratória.

– Entrada livre, limitada à capacidade de cada espaço, ao levantamento de bilhetes ou reserva prévia.

– Alguns eventos serão transmitidos em streaming.

LISBOA NA RUA 2020 – CHAPÉUS NA RUA – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Lisboa (Vários locais)

Coordenadas GPS:

38°43'15.29"N
9°8'44.25"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador