Que pena, este evento já terminou! :(

LISBOA NA RUA 2020 – ANTIPRINCESAS
Formação & Educação
Estufa Fria de Lisboa, Lisboa
Descrição do Evento
LISBOA NA RUA 2020 – ANTIPRINCESAS – Num ano em que os limites são diariamente desafiados, procuramos neste Lisboa na Rua refletir sobre o mundo e sobre a nossa intervenção, enquanto voltamos a alimentar o espírito com sons e histórias, numa programação que junta música, teatro, cinema, conversas e dança.
O Lisboa na Rua está de regresso, animando a cidade com cinema, música, teatro e dança, mas este ano com um programa um pouco diferente e com algumas regras.
Escolhemos espaços e locais da cidade que permitam manter a devida distância e com acesso limitado para podermos, assim, regressar devagar à cidade, e celebrar a cultura ao ar livre e em segurança, através de uma programação multidisciplinar entre 13 de agosto e 27 de setembro. A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita, obrigatoriamente, a inscrição ou levantamento prévio de bilhete.
Apesar de todas as condicionantes, fizemos questão de voltar a trazer a cultura para a rua, respeitando todas as medidas de segurança recomendadas neste momento, de forma a preservar a saúde pública. Assim, este ano, não há grandes palcos nem espetáculos para milhares de pessoas, mas a programação não é menos desafiante por isso. E mesmo ao ar livre, toda a programação do Lisboa na Rua acontece em espaços com lotações limitadas, distâncias de segurança, com máscaras e higienização.
Cláudia Gaiolas continua o ciclo de espetáculos Antiprincesas, que partiu da coleção de livros infanto-juvenis editados pela Tinta-da-china e pela EGEAC. Agora, as heroínas são mulheres portuguesas que fizeram História.
Elas são protagonistas, narradoras das suas próprias aventuras e inventoras de jogos e brincadeiras.
ANTIPRINCESAS | 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27 setembro
Estufa Fria | 11h e 16h
Entrada livre, com lotação limitada, sujeita a reserva prévia através de bilheteira@teatrosaoluiz.pt e levantamento no dia, 30 minutos antes do espetáculo, no limite de 4 bilhetes por pessoa/ família.
m/6
CAROLINA | BEATRIZ ÂNGELO
de Cláudia Gaiolas
Este Verão, convida-se os mais pequenos a conhecerem a “Antiprincesa – Beatriz Ângelo”, recriando a história desta médica feminista, que foi a primeira mulher a votar em Portugal, logo em 1911, um ano após a implantação da República. A lei afirmava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família. O facto de Beatriz Ângelo ser viúva e ter de sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada “chefe de família”.
Direção e Interpretação: Cláudia Gaiolas;
Assistência de direção: Keli Freitas;
Dramaturgia: Alex Cassal;
Cenografia: Carla Martinez;
Figurinos: Ainhoa Vidal;
Sonoplastia: Teresa Gentil;
Produção executiva: Armando Valente
Em segurança e em liberdade, dois conceitos que podem ser sinónimos, se assim o quisermos.
NOTAS:
– As atividades presenciais decorrem em espaços com controlo de acessos, de modo a manter a distância de segurança entre os participantes.
– Recomenda-se o cumprimento das regras de segurança pessoal, como o uso de máscara, distanciamento físico e etiqueta respiratória.
– Entrada livre, limitada à capacidade de cada espaço, ao levantamento de bilhetes ou reserva prévia.
– Alguns eventos serão transmitidos em streaming.
LISBOA NA RUA 2020 – ANTIPRINCESAS – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Autocarros, Estacionamento, MetroMorada:
Parque Eduardo VII, 1070-051 LisboaCoordenadas GPS:
38°43'45.98"N9°9'20.98"W