NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
TODAS AS
NOTÍCIAS
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

GNR – 40 ANOS | BARREIRO

GNR – 40 ANOS | BARREIRO

Música & Festivais

Data
27/02/2021
21:00 | Sábado
Local

Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

GNR – 40 ANOS | BARREIRO – Os GNR (Grupo Novo Rock), são uma banda incontornável na Música Portuguesa. Em 2021 celebram 40 anos de uma carreira ímpar e construída por canções de sucesso e por momentos que fazem parte da nossa cultura e da música portuguesa.

Da sua e da nossa história fazem parte músicas como “Dunas”, “Efectivamente” ou “Pronúncia do Norte”, entre tantas outras…

Um novo espectáculo, em ano de aniversário, mas onde os clássicos jamais serão esquecidos!

GNR (sigla de Grupo Novo Rock) é uma banda portuguesa de pop rock, formada no Porto, em setembro de 1980, por Alexandre Soares (vocal e guitarra), Vitor Rua (guitarra) e Tóli César Machado (bateria). O grupo surgiu no período denominado “boom do rock português”, mas os elementos da banda consideram que estiveram à margem do fenómeno, pois quebraram barreiras e criaram uma nova sonoridade em Portugal. Atualmente a banda é constituída por Tóli César Machado (guitarra, teclas e acordeão), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocal).

O estilo musical do início da carreira , patente nos singles “Portugal na CEE” e “Sê Um GNR”, ambos de 1981, em que tiveram uma orientação amplamente provocadora, pode ser classificado como pós punk. A utilização da sigla GNR originou polémica com a organização do mesmo nome. Com a entrada de Rui Reininho, ainda em 1981, a escrita das canções começou a conter um refinado humor e sarcasmo, complementadas por composições engenhosamente mirabolantes, que passaram a ser a imagem de marca da banda.

Posteriormente exploraram vertentes de música experimental e pop de vanguarda no primeiro álbum, Independança (1982), que resultou num fracasso nas vendas mas com rasgados elogios da crítica musical. Após algumas mudanças no seio da formação, seguiram uma tendência maioritariamente pop rock com destaque para os álbuns Psicopátria (1986) e Valsa dos Detectives (1989) que conquistaram discos de prata. No álbum In Vivo (1990) ultrapassaram as 60 mil cópias vendidas, obtendo a platina, mas foi com Rock in Rio Douro (1992) que atingiram o apogeu da carreira arrecadando quatro discos de platina e a proeza de serem a primeira banda portuguesa a realizar concertos que encheram dois estádios de futebol – Estádio José Alvalade (1992) e Estádio das Antas (1993). Os temas mais conhecidos são “Portugal na CEE”, “Dunas”, “Efectivamente”, “Vídeo Maria”, “Sangue Oculto”, “Pronúncia do Norte”, “+ Vale Nunca”, entre outros, incluídos no repertório habitual dos concertos.

Participaram em eventos de relevância musical, tais como o Rock in Rio ou Super Bock Super Rock, bem como a distinção por diversas ocasiões como uma das melhores bandas de pop rock nacional. Em 2005 obtiveram o reconhecimento ao serem condecorados com a “Medalha de Mérito Cultural” das mãos do Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio e, em 2016, receberam da Sociedade Portuguesa de Autores a “Medalha de Honra da SPA”. Em 2014 tornaram-se discograficamente independentes com a criação da editora própria. Realizaram várias ações de sensibilização social e filantrópicas.

GNR – 40 ANOS | BARREIRO – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento

Morada:

Av. Escola de Fuzileiros Navais, 2830-150 Barreiro

Coordenadas GPS:

38°38'57.71"N
9°3'42.73"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador