TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
GAVIN BRYARS – A MAN IN A ROOM, GAMBLING | CCB

GAVIN BRYARS – A MAN IN A ROOM, GAMBLING | CCB

Música & Festivais

Data
29/10/2020
21:00 | Quinta
Local

Culturgest - Grande Auditório, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
Preço
15€
Bilhetes:
PUB

Descrição do Evento

GAVIN BRYARS – A MAN IN A ROOM, GAMBLING | CCB – No início da década de 1990, Gavin Bryars foi desafiado pelo artista visual Juan Muñoz a colaborar numa série de peças para rádio. A ideia de criar uma obra com um escultor para um meio exclusivamente sonoro espoletou um número de estimulantes conversas sobre a invisibilidade do projeto e as potencialidades da imaginação dos ouvintes perante algo imaterial ligado à descrição de ações.

Criaram 10 peças de cinco minutos cada, em que descrevem manipulações de cartas de jogo, com Muñoz a narrar excertos do livro The expert at the card table — uma espécie de guia essencial para ilusionistas e vigaristas desde a sua primeira publicação em 1902 —, enquanto Bryars interpreta uma sinuosa banda sonora que abraça sensualmente as palavras, os silêncios e as instruções técnicas da voz do artista espanhol, criando, na sua descrição, um “espaço imaginário”.

Feita para encontrar na noite o seu público radiofónico intimista, A man in a room, gambling acabaria por sair do éter para se tornar numa edição discográfica em 1997 e fazer um pequeníssimo punhado de concertos. Recebemos uma das suas raras interpretações integrais ao vivo, na mesma altura em que a peça sonora habita as nossas galerias durante A Exposição Invisível.

Nascido em Goole , em East Yorkshire, Inglaterra, Bryars estudou filosofia na Universidade de Sheffield, mas se tornou baixista de jazz durante seus três anos como estudante de filosofia.

O primeiro trabalho musical para o qual ele é lembrado foi seu papel como baixista do trio Joseph Holbrooke , ao lado do guitarrista Derek Bailey e do baterista Tony Oxley. O trio começou tocando jazz relativamente tradicional – o trio excursionou com o saxofonista Lee Konitz em 1966 – antes de começar a improvisar livremente . Bryars ficou insatisfeito com isso quando viu um jovem baixista (mais tarde revelado ser Johnny Dyani) tocando de uma maneira que lhe parecia artificial, e abandonou a improvisação, interessando-se pela composição. Em 1998, o trio se reformou brevemente, dando duas apresentações ao vivo e gravando.

As primeiras composições de Bryars devem muito à Escola de John Cage de Nova York (com quem ele estudou brevemente), Morton Feldman , Earle Brown e minimalismo . Uma de suas primeiras peças, The Sinking of the Titanic (1969), é um trabalho indeterminista que permite que os intérpretes coloquem várias fontes sonoras relacionadas ao naufrágio do RMS Titanic e as transformem em uma peça musical. A primeira gravação desta peça apareceu em Brian Eno ‘s Registos obscuros em 1975. A gravação 1994 foi remisturada por Aphex Twin como Levantando o titânico(coletado posteriormente no álbum 26 Mixes for Cash). Em 2012, o centenário do naufrágio do Titanic, ele fez uma nova versão estendida, com projeções de filmes de Bill Morrison e Laurie Olinder, que incluíam seus quatro filhos como um conjunto de cordas (viola, 2 violoncelos, baixo) e o turntablist Philip Jeck , posteriormente liberado em registros GB (BCGBCD21)…

NOTAS
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Condicionada, e em caso de não haver disponibilidade nos locais de venda habituais contacte por favor a bilheteira da Culturgest através do telefone 217905155.

Uso de máscara obrigatório no interior da Culturgest e durante os espetáculos.

GAVIN BRYARS – A MAN IN A ROOM, GAMBLING | CCB

Informação Extra:

Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Rua Arco do Cego 50, 1000-300 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°44'27.23"N
9°8'34.13"W

Transportes:

Autocarro: Carreiras 736, 738, 744, 749*, 754* e 783; Praça de Londres: 722 e 767; Avenida de Roma: 735 e 767
Metro: Linha Amarela - Campo Pequeno
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador