NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FILIPE SAMBADO – CCBEAT | CCB

FILIPE SAMBADO – CCBEAT | CCB

Música & Festivais

Data
27/06/2020
21:00 | Sábado
Local

Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

FILIPE SAMBADO – CCBEAT | CCB – Filipe Sambado inaugurou o seu percurso musical em 2012 com o EP Isto Não É Coisa Pra Voltar a Acontecer. No entanto, aconteceu mesmo e assim chegaram até nós os EP 1, 2, 3, 4 e Ups… Fiz Isto Outra Vez, que abriram caminho para Vida Salgada, o seu primeiro longa duração, lançado em 2016.

O seu mais recente trabalho Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo, foi editado em 2018. Aclamado pela crítica especializada e pelo público, foi considerado o melhor disco nacional do ano pela Antena 3, Radar e Vodafone FM, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Música – Melhor Trabalho de Música Popular.

Em 2020 Filipe Sambado participa como compositor no Festival da Canção, com um tema que fará parte do seu novo disco, Revezo, o seu segundo pela NorteSul/Valentim de Carvalho e terceiro trabalho sob a alçada da agência e promotora Maternidade.

Filipe Sambado nasceu em Lisboa a 6 de Junho de 1985. Passou a infância e a adolescência em Elvas, Vila Nova de Santo André e Lagos. Regressou a Lisboa para estudar Teatro e Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema e Técnicas de Som na Restart, acabando por se fixar nesta cidade.

Entre 2012 e 2014 editou uma trilogia de EPs que traçam um estado de virilidade marginal ao qual ainda ninguém se habituou. É neste contexto que Filipe Sambado, Rodrigo Vaiapraia e Rafael Van Ayres fundam a agência e promotora Maternidade, como um colectivo e estrutura de apoio aos órfãos da cena musical lisboeta da altura, que é ainda hoje a estrutura que o acompanha e agencia. Segue-se o seu primeiro longa-duração, editado em 2016. Em “Vida Salgada” Sambado é mais Sambado do que até então, na voz, nas canções e nas letras viscerais. Um disco de baterias cavalgantes, acompanhadas por percussões tristes e guitarras a formar o meio campo, muitas vezes acabando abafadas por teclados rasgadinhos, a preencherem as alas.

Em 2018 Filipe Sambado estreia-se na NorteSul / Edições Valentim de Carvalho com “Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo”, um trabalho inquieto mas optimista, feito de canções que nos interpelam, é um compêndio de sons organizados na forma de hinos à possibilidade de NÓS sermos outra coisa – de sermos coisas para as quais ainda não temos nomes. Aclamado pela crítica especializada e pelo público, foi considerado o melhor disco nacional do ano pela Antena 3, Radar, Vodafone FM, entre outras publicações, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Música – Melhor Trabalho de Música Popular.

O início de 2020 trouxe-nos “Revezo”. Um disco composto por dez canções capazes de atingir uma alegria pop contagiante. Mergulhamos os ouvidos numa folk floral e contemplativa, mantendo o músculo da música de intervenção e a rudeza da música popular portuguesa, com apontamentos de folclore, em arranjos de luxúria conceptual.

Filipe Sambado atreve-se a fazer canções pop imediatas que nos fazem cantar e reflectir sobre o mundo que nos rodeia e afecta. Compõe canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que tanto estabelece cumplicidades com a música portuguesa – da canção de autor à música popular e de baile -, como se deixa contaminar pelo krautrock, lo-fi ou surf music. São canções que nos interpelam, convocam a memória e projectam-na num exercício de reconfiguração da identidade portuguesa actual.

A par do seu trabalho em nome próprio, Filipe Sambado tem vindo a colaborar como músico, compositor e produtor em muitos outros projectos musicais. É disso exemplo tanto a produção do trabalho de estreia de Passos em Volta (Cafetra Records), como as letras a que Cristina Branco deu voz, entre outras colaborações, que revelam um artista completo e multifacetado que já conquistou o seu lugar na história da música nacional.

FILIPE SAMBADO – CCBEAT | CCB – Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento, Restaurantes

Morada:

Praça do Império, Lisboa 1400-206 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°41'43.84"N
9°12'30.07"W

Transportes:

Autocarro: 201, 714, 727, 728, 729, 751
Eléctrico: 15E
Comboio: Belém
Barco: Belém

Criar Conta de Utilizador