TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA 2019

FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA 2019

Família & Entretenimento

Data
16/05/2019 até 19/05/2019
Ver progr | Quinta, Sexta, Sábado, Domingo
Local

Mértola (Festival Islâmico), Mértola

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA 2019 – As ruas do Centro Histórico da Vila-Museu recebem a décima edição do Festival Islâmico de Mértola de 16 a 19 de maio de 2019, uma organização da Câmara Municipal. Neste que é o maior evento do concelho celebra-se a herança cultural islâmica, mas também valores como a tolerância e o respeito pela diferença.

O Souk é o coração de um certame que se estende por dezenas de espaços da Vila de Mértola, com música, exposições, conferências, teatro, gastronomia e outras artes.

SOBRE O FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA

De génese marcadamente cultural e patrimonial, com fortes raízes territoriais, o Festival Islâmico de Mértola tem a sua base no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, em particular, o referente ao período Islâmico, levado a cabo, desde o fim dos anos 70, pela equipa técnica do Campo Arqueológico de Mértola, em parceria com o Município e outras entidades locais e nacionais do meio associativo e académico. O estudo do Período Islâmico em Portugal, aquando das primeiras intervenções arqueológicas na Alcáçova do Castelo de Mértola, estava praticamente no ponto zero.

A importância e abundância dos achados arqueológicos encontrados no decurso dos estudos realizados à altura, e que se estenderam por todo o casco histórico da vila até aos dias de hoje, tornaram-se então determinantes para o conhecimento deste período histórico e afirmaram a importância estratégica que a antiga cidade de Mértola, assumiu, nessa época, como entreposto comercial de ligação ao “mundo mediterrânico.”

No período islâmico, Mértola reforça a sua posição de porto mais ocidental do Mediterrâneo, atinge o auge da sua função mercantil e assume-se como espaço privilegiado de encontro de culturas. Por tudo isto, foi quase natural que em 2001 surgisse integrado no cartaz dos eventos do Município, a 1ª Edição do Festival Islâmico de Mértola. A iniciativa promovida, já na altura, por diversas entidades extravasou em larga escala as suas iniciais motivações académicas, científicas, museográficas, culturais e pedagógicas e assumiu-se progressivamente, nos anos seguintes, também como um evento de carácter turístico com forte impacto na economia local e regional. O Festival Islâmico de Mértola acontece na vila de Mértola, de dois em dois anos, sempre em anos, ímpares e é uma organização da Câmara Municipal de Mértola em parceria com a comunidade local e várias organizações locais, nacionais e internacionais.

SOUK

O ponto auge acontece nos 4 dias de mercado. No “souk”, os cabedais, as djellabas, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes dão cor, aroma e melodia às ruas da “vila velha” cobertas de tecidos coloridos. As bancadas do mercado são cobertas dos mais variados produtos (artesanato, doçaria, produtos regionais alentejanos, música, arte, tecidos) provenientes dos mais variados destinos (Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e é claro do Alentejo). A compra, essa, está invariavelmente associada ao ritual árabe de regatear um bom preço. Aqui e ali surge um ponto de animação espontânea: uma dançarina, um poeta ou um cantor. Num espaço improvisado, lá no alto, toma destaque um recanto reservado à oração.O mercado de rua é o local de maior encantamento deste Festival. Não se encena uma recriação histórica, com personagens e figurantes, vive-se o presente de um qualquer mercado árabe de hoje, com artesãos, comerciantes e gente real.

O FESTIVAL E A MÚSICA

A música acontece um pouco por todos os espaços do Festival. De inspiração árabe-andalusi, chaabi, gnawa, berbere, espiritual sufi… tradicional ou de notas contemporâneas, purista ou de fusão, aqui os ritmos são invariavelmente do sul e de bases culturais comuns. Aos ritmos do mundo árabe junta-se a melodia do cante e do flamenco. O Festival promove na música o reencontro de culturas.

LISTA DE TODOS OS ESPETÁCULOS

Programa do dia 16 de maio – Consulte aqui.

Programa do dia 17 de maio – Consulte aqui.

Programa do dia 18 de maio – Consulte aqui.

Programa do dia 19 de maio – Consulte aqui.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário do Souk

Horário do Souk | De quinta a sábado das 10h às 23h | Domingo das 10h às 18h30

Entradas

A entrada no SOUK (mercado de rua) é grátis, bem como, a participação nas atividades, workshops e concertos na Praça Luís de Camões previstos no programa.

Estacionamento

Brevemente

Acessibilidade

O percurso do Souk não é recomendável a carrinhos de bebé e cadeiras de rodas quer pelas condições e inclinação do piso quer pela grande afluência de pessoas.

Recomendações

No percurso pelo Souk, use calçado e roupa confortável;
Evite a visita nas horas de maior calor;
Nos momentos de maior afluência de público, siga sempre com as crianças pela mão;
Na zona de orações reservada à comunidade islâmica, por favor respeite os momentos de oração;
Proteja-se do sol, usando um chapéu ou lenço para cobrir a cabeça.
Bebés, crianças e idosos merecem cuidados redobrados.

Outras informações

Não são permitidas bebidas alcoólicas no Souk.

Morada:

Mértola

Coordenadas GPS:

37°38'15.04"N
7°39'50.05"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador