TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTIVAL DO MAIO 2019 – PASSE 2 DIAS | SEIXAL

FESTIVAL DO MAIO 2019 – PASSE 2 DIAS | SEIXAL

Música & Festivais

Data
10/05/2019 até 11/05/2019
19:30 | Sexta, Sábado
Local

Parque Urbano do Seixal, Seixal

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

FESTIVAL DO MAIO 2019 – Nos dias 10 e 11 de maio, sexta-feira e sábado, o Parque Urbano do Seixal recebe a primeira edição do Festival do Maio.

Duas noites de concertos com o objetivo de fomentar propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, do ativismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

A programação assenta em dois eixos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto; e as lutas atuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

Destaque para as atuações de Fausto Bordalo Dias, Capicua, Sara Tavares, Kusturica and The No Smoking Orchestra, Pedro Jóia, António Zambujo, Vitorino, DJ Luís Varatojo, entre outros.

NOTASA organização do Festival do Maio informa que por motivos de saúde do artista o concerto de Fausto Bordalo Dias, agendado para esta noite, na abertura do festival, foi cancelado. Em sua substituição atuará Fernando Tordo. A organização do Festival do Maio apela à compreensão de todos, lamentando a situação e o incómodo causado aos que gostariam de assistir a este concerto. Aproveitamos ainda para desejar a Fausto Bordalo Dias as rápidas melhoras. Todas as pessoas que adquiriram bilhete para os espetáculos desta sexta-feira, dia 10 de maio, e optem pelo seu reembolso poderão fazê-lo no local onde o bilhete foi adquirido.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline, locais habituais e no próprio local durante os dias do festival. Na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal os bilhetes estão à venda até ao dia 9 de maio.
Bilhete diário: 7,50 euros;
Passe 2 dias: 10 euros;
Pack grupo diário (4 pessoas): 15 euros
Passe grupo 2 dias (4 pessoas): 30 euros

Nota: Entrada grátis até aos 12 anos (inclusive).

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo.

PROGRAMA 

Dia 10 de maio, sexta-feira
Fernando Tordo
21 horas

Esta atuação substitui o concerto de Fausto Bordalo Dias, que foi cancelado por motivos de saúde do artista.

Capicua & Mulheres da Lusofonia
22.45 horas

Capicua é uma das figuras maiores do rap português e a única mulher a conquistar lugar de destaque na competitiva cena hip hop nacional. Conhecida pela sua escrita emotiva e socialmente engajada, pela espontaneidade e por uma clara atitude feminista, conta já com uma longa discografia.

No Festival do Maio, além de apresentar o seu repertório próprio, convida duas mulheres fortes da música lusófona: a luso-caboverdiana Sara Tavares, com décadas de prestígio na mistura da música crioula com a música do mundo, e a luso-angolana Eva Rap Diva, rainha do rap angolano, conhecida pela sua atitude aguerrida e pela rima rápida no improviso.

O espetáculo é construído na colaboração entre as várias vozes, os vários sotaques e as várias linguagens que se fundem na universalidade da música e da língua portuguesa. Diversidade, representatividade feminina e lusofonia são as palavras de ordem.

Capicua convida ainda o artista plástico Vitor Ferreira que ilustra, desenhando ao vivo e em palco, cada tema que vai sendo interpretado. Em palco com Capicua estão ainda o Dj D-One, Virtus nas programações, a MC M7 e o baterista Ivo Costa.

Kusturica and The No Smoking Orchestra
0.30 horas

O primeiro dia do Festival do Maio termina com um concerto de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, já depois da meia-noite.

Uma banda sérvia que se tornou um fenómeno mundial, um paradoxo assumido com humor pela formação que se declara antiglobalização. O espetáculo junta o rock, a música cigana e o unza unza, estilo de música sérvia que se assemelha a uma rumba, mas num registo muito mais acelerado e frenético.

Aclamado como realizador, Emir Kusturica surge acompanhado pela The No Smoking Orchestra num espetáculo em que será difícil não mexer ambos os pés e abanar o corpo todo.

Dia 11 de maio, sábado
Pedro Jóia e Quarteto Arabesco
21 horas

No dia 11, sábado, às 21 horas, o Festival do Maio abre com o concerto de Pedro Jóia e Quarteto Arabesco.

Pedro Jóia é um dos melhores guitarristas portugueses. Obras para guitarra flamenca, portuguesa e clássica fazem parte do seu vasto e original repertório. Já colaborou com artistas brasileiros como Elba Ramalho, Simone ou Ney Matogrosso, e com a nova geração de fadistas portugueses, explorando novas abordagens musicais para fado tradicional. O Quarteto Arabesco colabora com o guitarrista desde 1998, tendo participado em três dos seus discos e em muitos concertos.

O agrupamento tem-se dedicado, de forma pioneira em Portugal, a interpretações de música dos períodos barroco e clássico, com instrumentos da época.

Canções para Revoluções, com António Zambujo, Lura, Úxia, Vitorino, Marina Pacheco e Mário Alves
22 horas

Um espetáculo único que reúne repertório representativo da música de intervenção de vários países do espaço geográfico ibero-americano e arranjado para orquestra sinfónica (Orquestra Sinfonietta de Lisboa) e coro. Sem se perder a eficácia das mensagens e das melodias simples e diretas, os novos arranjos de autoria de Pedro Moreira conferiram uma outra dimensão a canções como “Coro da Primavera”, de José Afonso, “Cálice”, de Chico Buarque, “Todo Cambia”, de Mercedes Sosa, ou “Hasta Siempre”, de Carlos Puebla. Para as interpretar, um elenco composto por nomes da música popular – António Zambujo, Lura, Úxia e Vitorino – e do canto lírico – Marina Pacheco (soprano) e Mário Alves (tenor). A direção musical é assegurada pelo maestro Cesário Costa.

DJ Set A Revolução Não Passa na Televisão
0.30 horas

O Festival do Maio termina com o DJ Set A Revolução Não Passa na Televisão – Luís Varatojo DJ Set + VJ Homem do Leme, com uma seleção de música revolucionária de vários pontos do globo feita propositadamente para o evento.

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento, Restaurantes

Morada:

Seixal

Coordenadas GPS:

38°38'32.36"N
9°6'7.98"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador