TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTAS DE SÃO JOÃO NO PORTO 2019

FESTAS DE SÃO JOÃO NO PORTO 2019

Santos Populares

Data
01/06/2019 até 30/06/2019
Ver progr | Todos os dias da semana
Local

Avenida dos Aliados, Porto

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FESTAS DE SÃO JOÃO NO PORTO 2019 – Durante mais ou menos cinco semanas, a cidade do Porto vive em clima de festa constante até à noite mais longa do ano, de 23 para 24 de Junho, a noite de São João!

A Festa do São João no Porto é um marco da vida desta cidade, reunindo milhares e milhares de turistas e visitantes que participam nas diversas iniciativas que acontecem ao longo de mais ou menos um mês e que decorrem um pouco por toda a cidade.

Pelos Aliados vão passar nomes como Jorge Palma, Marta Pereira da Costa, Gospel Collective, Bezegol e ainda João Gil, acompanhado por Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim. Para além do palco instalado na Avenida dos Aliados, haverá mais de 10 palcos espalhados por toda a cidade, com propostas para vários gostos musicais e todas de acesso livre.

A 15 de junho, a tarde começa com a tradicional arruada de ranchos pela cidade e, noite dentro, arrancam os primeiros bailes e concertos nos palcos das várias freguesias. Fontainhas (Alameda), Escola da Praça da Alegria (Bonfim), Miragaia, Jardim do Passeio Alegre (Coreto), Largo do Calém, Cais das Pedras (Massarelos), Cordoaria (Largo do Amor de Perdição) e Largo de Nevogilde são alguns dos pontos de passagem obrigatória. Mas, mesmo fora dos circuitos mais tradicionais, há também várias propostas a considerar, como o Mega Arraial que o Terceiro Piso volta a organizar na Casa das Artes, a 22 e 23 de junho.

O ponto alto destas festividades é mesmo a noite de 23 para 24 de Junho. Nessa noite a cidade transforma-se, com as ruas cheias de gente, cores e alegria! Como manda a tradição, assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade, a música vai alta e animação não falta!

Para além das sardinhas assadas, na noite de São João faz parte da tradição comer caldo verde, carneiro, salada de pimentos e rematar a refeição com leite-creme ou bolo de São João, tudo acompanhado com um bom Vinho do Porto, claro!

Outro aspecto característico é a venda dos tradicionais ‘martelinhos’ (servem para bater na cabeça de quem passa e começaram por ser usados pelos estudantes universitários na Queima das Fitas). Para reviver ainda mais a tradição, nas ruas os populares ateiam as fogueiras de São João e saltam por cima delas, simbolizando coragem e crença nas qualidades purificadoras do fogo, quer na saúde, ou no casamento!

Para rematar a decoração das ruas, os tradicionais balões de São João, feitos em papel e em cores variadas, enfeitam as principais artérias. Outros, maiores, são lançados, pintando o céu de centenas de pontos de luz.

As igrejas também se enfeitam com os famosos altares em honra deste santo popular. Nas ruas estão representadas as cascatas, uma tradição que retrata, em miniatura, hábitos e tradições de outros tempos e locais desta cidade, com figuras em barro que descrevem actividades ou profissões de antigamente. O concurso “Cascatas de São João”, anualmente promovido pela Câmara do Porto, é disso exemplo, sendo já possível admirar as 34 construções concorrentes este ano, criadas por moradores do concelho.

À meia-noite há fogo-de-artifício, lançado a partir do Rio Douro. As margens do Rio Douro enchem-se de pessoas para assistir a este espectáculo.

A festa só termina de madrugada e os mais resistentes encerram a noite percorrendo a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro, onde aguardam pelo nascer do sol. Durante o período destas festas pode ver a agitação que se cria no Porto através da nossa webcam, que se encontra na Ribeira.

Mas a festa não termina na madrugada. Como também já é habitual, depois da folia o rescaldo faz-se com música clássica na tarde do feriado de 24 de junho. A partir das 16 horas, a Banda Sinfónica Portuguesa regressa à sala maior da cidade para o Concerto de São João, com o maestro Francisco Ferreira como diretor musical e o trompetista Rubén Simeó como solista.

A 24 de Junho, há a famosa Regata dos Barcos Rabelos, em que os pitorescos barcos que todos os dias enfeitam o Rio Douro navegam desde a Foz até à Ponte D. Luís, disputando o primeiro lugar!

Esta iniciativa é organizada pela Confraria do Vinho do Porto, para promover o Vinho do Porto e as marcas deste vinho. De velas erguidas, com o nome das firmas de Vinho do Porto a que pertencem, os barcos sobem o rio, sendo que, no fim, os prémios são entregues em frente à Casa Sandeman, com muita música e animação.

porto sao joao festival 2016

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento, Metro

Morada:

Av. dos Aliados 4000-065 Porto

Coordenadas GPS:

41°8'54.69"N
8°36'39.37"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador