TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FERNANDO TORDO – 70 ANOS DE VIDA E 50 DE CANÇÕES | TEATRO TIVOLI BBVA

FERNANDO TORDO – 70 ANOS DE VIDA E 50 DE CANÇÕES | TEATRO TIVOLI BBVA

Música & Festivais

Data
18/04/2018
21:30 | Quarta
Local

Teatro Tivoli BBVA, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

FERNANDO TORDO – 70 ANOS DE VIDA E 50 DE CANÇÕES – O ano 2018 vai ser especial para Fernando Tordo. A celebração de 70 anos de Vida, 50 anos de Canções é o mote para o regresso do cantor e compositor aos grandes palcos nacionais. Prometidas estão já duas atuações muito especiais em Lisboa e Porto.
O primeiro acontecerá no dia 18 de abril, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. No dia 27 de abril, o artista subirá ao palco da Casa da Música, no Porto.
Os concertos permitirão revisitar um repertório infindável, repleto de canções de uma intemporalidade impressionante, de luminosidade sublime, que de modo desassombrado ousaram moldar os tempos. São muitos os temas que compôs e que atravessaram gerações. Na memória guardamos canções como “Estrela da Tarde”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Cavalo à Solta”.
Dois espectáculos intimistas, em duas das salas mais icónicas da cultura nacional, que são uma oportunidade única para recordar a obra de um dos autores mais relevantes da música portuguesa.

Fernando Travassos Tordo (Anjos, Lisboa, 29 de Março de 1948) é um cantor e compositor português. É desde 2003 Comendador da Ordem do Mérito, grau honorífico que lhe foi atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Compôs algumas das canções mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa, sendo considerado uma figura tutelar da música portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra. É um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. É, também, considerado um dos maiores renovadores do Fado, pelo trabalho musical desenvolvido desde os anos 60 e até hoje nessa área musical.

Destaca-se a sua colaboração como compositor de poemas de José Carlos Ary dos Santos, entre elas “Tourada”, “Estrela da Tarde”, “Lisboa Menina e Moça”, “Cavalo à Solta”, “Balada para os Nossos Filhos”, “O Amigo que eu canto”, “Meu Corpo” ou “Novo Fado Alegre”. Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira, Beatriz da Conceição, Ana Moura, António Zambujo, Ivan Lins e Dulce Pontes, entre outros.

Enquanto intérprete venceu duas vezes o Festival RTP da Canção — em 1973 com “Tourada” e em 1977 com “Portugal no Coração”.

Informação Extra:

Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Av. da Liberdade 182-188, 1250-146 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°43'13.62"N
9°8'42.67"W

Transportes:

Metro: Avenida (Linha Azul)
Autocarros: 207, 709, 711, 732, 736, 746, 783
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador