TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FELIZ NATAL 2018 PÓVOA DE VARZIM!

FELIZ NATAL 2018 PÓVOA DE VARZIM!

Família & Entretenimento

Data
01/12/2018 até 06/01/2019
Ver progr | Todos os dias da semana
Local

Póvoa do Varzim, Póvoa de Varzim

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FELIZ NATAL 2018 PÓVOA DE VARZIM! O NATAL COMEÇA AMANHÃ!

O Natal chega à Póvoa de Varzim, oficialmente, amanhã. A Câmara Municipal preparou, com toda a dedicação, uma festa que pretende transportar crianças e adultos para um mundo de sonho e fantasia. Às 17h30, na Praça do Almada, vai poder assistir à atuação da Orquestra Ensemble Natal, acompanhada pelos solistas Domingos Moça, José Claro, Leandro Ferreira, Pedro Costa, Rui Nova e Sílvia Raquel e ainda o grupo Coral Feliz Natal Póvoa de Varzim, com todos os corais do concelho, mais de 350 vozes. A Academia Dance Box vai enriquecer o espetáculo com dança.

Mas, o Pai Natal e a sua chegada ao Palácio será, com certeza, um dos momentos mais entusiásticos da tarde. O Pai Natal não vai chegar sozinho e mais de 50 personagens vão acompanhá-lo animando as crianças e trazendo magia ao momento.

Se não tiver oportunidade de trazer os seus filhos e netos ao espetáculo de amanhã saiba que pode apresentá-los ao Pai Natal até dia 6 de janeiro. Poderão tirar fotografias e pedir os desejos para este Natal.

Além do grande evento de amanhã, a Câmara Municipal organizou espetáculos até dia 29 de dezembro, no Palácio do Pai Natal: Timon & Pumba (7 dezembro); O Gato das Botas (8 dezembro); Aladino e o Natal em Agrabah (14 dezembro); Princesas em Concerto (15 dezembro); Elsa e Anna – As músicas de Arandelle (16 de dezembro); Pinóquio (23 de dezembro); Rapunzel (21 dezembro); Fadas e Piratas (22 dezembro); Nico e os Duendes (28 dezembro); O Príncipe Sapo (29 dezembro). Excetuando o espetáculo de 16 de dezembro, que terá início às 19h00, todos os outros acontecem às 18h00.

Cada adulto pode levantar bilhetes para duas crianças. Caso tenha mais de dois filhos deve apresentar as devidas identificações. O levantamento dos bilhetes deve ser efetuado na Câmara Municipal durante o horário de expediente.

A programação natalícia na Póvoa de Varzim não se ficará por aqui. Workshops, concertos, musicais, teatros e provas desportivas são alguns dos exemplos de atividades em que poderá participar e que poderá conhecer, assim:

Aqui estão todas as iniciativas que a Póvoa de Varzim irá acolher durante este período festivo e escolher quais não vai querer perder neste FELIZ NATAL 2018 PÓVOA DE VARZIM!

E toda a magia irá ter início no dia 1 de dezembro com o evento “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”. A magia do Natal vai invadir a cidade e transportar crianças e adultos para um mundo de sonho e fantasia com espetáculos imperdíveis.

Nesse mesmo dia, às 22h00, no Cine-Teatro Garrett, arranca a programação na sala de espetáculos com o espetáculo Do Alto da Ponte, um texto de Arthur Miller interpretado por uma das maiores e mais prestigiadas companhias de teatro nacionais, Artistas Unidos.

Uma meia quantas meias são?” é o título do espetáculo infantil que o Garrett irá receber dia 2 de dezembro, às 10h00 e 11h30. O Tico estava ansioso com a chegada do Natal, até porque tinha pedido um Dinossauro daqueles com boca enorme e patas gigantes para as brincadeiras de menino.

No mesmo dia, às 15h30, há cinema para os mais novos – Beatriz e Romeu. À noite, pelas 21h30, será exibido o filme Bel Canto. Mais cinema no dia 20, com Grinch e dia 27 com Força Ralph: Ralph Versus Internet.

No dia 15 de dezembro, às 16h00 e às 21h30, será apresentado, no Garrett, R.O.C.K. – O Som do Natal um espetáculo com crianças para crianças. Este musical mostra-nos a importância da família aliada ao poder da música.

No dia 22 de dezembro, às 21h30, o Garrett será palco do Concerto de Gala da Banda Musical da Póvoa de Varzim. Os bilhetes custam 5€ e 3,50€ (sócios) e estão à venda no Garrett.

Quanto às iniciativas organizadas pela Escola de Música da Póvoa de Varzim são elas: As Escolas Cantam o Natal, dia 7 de Dezembro, às 21h30, no Pavilhão Municipal, e quatro Concertos de Natal (dia 13, na Igreja de S. José; dia 14, na Igreja Matriz; dia 21, na Igreja da Misericórdia; e dia 22, na Igreja de Balasar, todos às 21h30).

Naturalmente que a gastronomia não podia ser excluída da programação de Natal. Por isso, de 7 a 9 de dezembro, o Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER, organiza a XI edição dos Fins de Semana Gastronómicos. São 22 os restaurantes aderentes: 31 de Janeiro; 3 Rapazes (Rates); Cantinho do Zé; Casa Cecília; Casa da Ramada; Churrascaria Ibérica; Costa; Di António; Estrela do Mar; Firmino; Jardim (Hotel Axis Vermar); Leonardo; Manjar dos Leitões; O Campino; O Franganito Garrett; O Marcelino; O Pátio; O Tacho; Petisqueira Barca; Veromar; Romero; Villa Mendo. Os consumidores do menu (Cambitos de Raia de entrada, Pescada à Poveira como prato principal e Rabanada à Poveira como sobremesa) terão direito a um copo de vinho da região e a entradas gratuitas no Museu Municipal.

No dia 8 de dezembro a Confraria dos Sabores Poveiros completa o seu 7º aniversário. E, como habitualmente, será realizada a Cerimónia de Insigniação – 7º Capítulo. O evento irá decorrer às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia 16, a partir das 16h00, será realizado o XXI Concurso Delícia de Rabanada no Posto de Turismo. A melhor iguaria será selecionada por um júri e à venda vão estar exemplares de todos os concorrentes. A verba angariada será entregue a uma instituição sorteada no próprio dia.

Já no Museu Municipal, de 6 a 21 de dezembro, será apresentada a peça de teatro “Cantigas ao Menino”, mediante marcação prévia, para grupos entre 25 e 70 pessoas. Trata-se de uma peça de teatro alusiva à época natalícia, que retrata a festa e Ceia de Natal Poveira, em que o público interage com os intervenientes do teatro, “Botando as Cantigas ao Menino” utilizando os tradicionais instrumentos musicais poveiros, como o reco-reco, tico-tico, os ferrinhos e as pinhas.

No dia 19 de dezembro, às 15h30, haverá uma representação desta peça, com a explicação e experimentação dos referidos instrumentos musicais, convidando-se os presentes a participar. A atividade é aberta ao público em geral, com entrada livre.

De 3 de dezembro a 4 de janeiro, o Arquivo Municipal vai realizar uma exposição de postais de Natal de casas comerciais da Póvoa de Varzim alusivos à época natalícia intitulada “Boas Festas do Comércio Tradicional”. Trata-se de uma forma de divulgar os tradicionais votos de boas festas por meio de postais ilustrados que hoje em dia, e fruto da divulgação massiva da internet, foram caindo em desuso.

No dia 11 de dezembro, pelas 18h30, o Arquivo Municipal terá um Workshop de Natal para o público adulto. A participação é gratuita mas é necessário inscrição.

No dia 21 de dezembro, às 21h30, irá realizar-se, no Arquivo Municipal, o lançamento do livro Os Reina do Norte, de José Pedro Arteiro Reina, um trabalho de investigação e pesquisa genealógica sobre a família Reina da Póvoa de Varzim.

1ª Cãominhada de Natal é a oportunidade perfeita para quem gosta de animais. Pode colaborar inscrevendo-se na caminhada ou adotando um amigo na Feira que a Cerca – Abrigo de Animais Abandonados vai realizar no dia 1 de dezembro.

O Mercado Municipal vai, uma vez mais, organizar atividades que celebram o Natal. No dia 8 de dezembro, às 10h00, a LIPOR vai realizar o evento “Reciclar para Ganhar”. Às 10h30, terá lugar a Oficina Criativa de Decorações de Natal, limitada a dez participantes. Os interessados devem enviar a sua inscrição para mercadomunicipal@cm-pvarzim.pt

No dia 15 de dezembro, às 10h30, será realizado um “Cozinha ao Vivo – Doçaria de Natal” pela Proandi. Dia 22 de dezembro, às 10h30, é chegada a vez da música com Capela Marta e dia 29, também às 10h30, o “Concerto de Ano Novo” com a Orquestra de Sopros da Escola de Música. Já em 2019, dia 5 de janeiro, às 10h30, as Tricanas Poveiras vão “Cantar as Janeiras”.

Antes da celebração do nascimento de Jesus, a comunidade festeja a Nossa Senhora da Conceição. Esta é uma tradição que a Póvoa de Varzim cumpre há largas dezenas de anos. Ainda relativamente a festejos religiosos, a Procissão em Honra de Santa Luzia vai acontecer dia 16, em Navais.

Encontro pela Paz será realizado pelo 20º ano consecutivo. O tema deste ano será “Terra – Criadora da vida que precisa de amor e paz”.

E, finalmente, os eventos desportivos: no dia 9 irá decorrer o Torneio de Natal de Ténis de Mesa, no Pavilhão Municipal; a Festa de Natal do Desporto Sénior no dia 10, também no Pavilhão; o V Free Trail/ Caminhada Solidária Casa do Regaço irá acontecer dia 16, às 9h00; e, já em 2019, no dia 5 de janeiro, a II Corrida dos Reis, com partida da Praça do Almada.

Consulte o calendário aqui.

Feliz Natal Póvoa de Varzim 2018

Morada:

4490-438 Póvoa de Varzim

Coordenadas GPS:

41°22'44.68"N
8°45'34.56"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador