LUGAR DO PETIZ
30 MAIO E 1 JUNHO 19H-23H, 31 MAIO, 2 JUNHO 16H-23H | 3 JUNHO 16H-21H
Dedicados aos mais novos, os jogos e brincadeiras de outrora trazem ao castelo a emoção dos primeiros passos do pequeno guerreiro.POSTIGO DA TRAIÇÃO
30 DE MAIO E 1 DE JUNHO 21H-00H30, 31 DE MAIO 17H30-19H E 21H-23H30, 2 DE JUNHO 17H30-19H E 21H-00H30, 3 DE JUNHO 16H-20H
A derradeira passagem para o exterior das muralhas é um trilho obscuro e perigoso, onde são despejados os enfermos, desvalidos, órfãos e dementes.A GUARDA DO ALCAIDE
Com a missão de proteger o centro do poder no concelho, a guarda do alcaide vive e treina na praça do castelo, sempre preparada para qualquer agressão do exterior e garantir a segurança dos aldeãos que se recolham à fortaleza.
FAZENDA DOS ANIMAIS
Este é um lugar de fantasia, aventuras e magia onde miúdos e graúdos podem conhecer os animais do reino.
AVES DE CAÇA
Neste espaço, o visitante poderá ter contacto com aves de presa, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
MOURARIA
Excluída da circunscrição da vila, do lado de fora da muralha, a mouraria é o testemunho sempre presente do legado islâmico entre cristãos. As suas cores, aromas e sabores, os seus pregões, fazem deste espaço um lugar exótico e sedutor.
ARQUEIROS D`EL REI
Acampamento de arqueiros onde se recria a vida quotidiana através dos ofícios militares e civis da época.
PAÇO DOS ROBERTOS
Um espaço de lazer e interatividade onde os Robertos e Marionetas são os anfitriões.
MERCADO
Os mercadores da região acorrem para fazer seu negócio. A perspetiva da presença de muitas dezenas de curiosos aguça o pregão e multiplica o número de tendas e vendas que se erguem ao longo das ruas.
OSPITALL
31 DE MAIO E 1 DE JUNHO 21H-00H | 2 DE JUNHO 16H-19H; 21H-00H | 3 DE JUNHO 16H-20H
Lugar de recobro para enfermos e desvalidos. Cenário onde a doença e a morte são o quotidiano, mas também onde físicos e boticários usam das práticas medicinais mais recentes.
BODEGAS E TABERNAS
A modéstia e a carência destes tempos obrigavam a uma cozinha criativa e esforçada, adaptada aos produtos locais e ao critério férreo do não desperdício. Enchem-se as casas de pasto de novos aromas e sabores e todos são convidados a sentar-se à mesa.
GIGANTES DE CAÇA
30 MAIO E 1 DE JUNHO 19H-23H | 31 MAIO 2 JUNHO 14H-23H | 3 DE JUNHO 14H- 22H Vindos diretamente de terras germânicas, os gigantes de combate são os maiores e melhores cães de caça! Força, imponência e nobreza, tudo em cães gentis, dóceis e cuidadosos.
GHETTO
Aqui vivem seres portadores de problemas físicos, sensoriais ou mentais, considerados, quase sempre, como sinais da ira divina, taxados como “castigo de Deus”. Ghetto é a zona da «escória», numa ideologia cómica e satírica.
LUDUS STRATEGI
30 MAIO E 1 DE JUNHO 19H-00H | 31 MAIO 2 JUNHO 16H-00H | 3 DE JUNHO 16H- 22H
Numa época onde a estratégia, a astúcia e a destreza física eram fundamentais para fazer a diferença entre vencedores e vencidos, eis que surge, nesta área lúdica, um conjunto de jogos onde poderás defrontar os teus dversários e, com argúcia e destreza, ganhar os desafios.
TROCACUEIROS
30 DE MAIO E 1 JUNHO 19H-23H | 31 DE MAIO, E 3 DE JUNHO 14H-23H
Neste espaço do recinto, as famílias poderão usufruir de uma estrutura criada a pensar no seu bem-estar e dos seus bebés. Aqui encontrará áreas dedicadas à higiene, à alimentação e às brincadeiras dos mais pequenos.
JARDIM DOS INFANTES
Aqui os mais pequenos terão sessões de histórias musicadas e poderão experimentar as vivências da época, enquanto se divertem a fazer desenhos com tintas naturais, a colorir e a tecer lã, a disparar um trabuco, a fazer cota de malha e a superar jogos e desafios. Estas atividades e muitos outros espetáculos decorrem aqui.
LIÇA
Cavaleiros mais experimentados e homens de armas apeados revelam como o equilíbrio e a destreza podem ditar a glória ou a queda no campo de batalha. Arriscando a sua vida, estes fidalgos faziam demonstrações de bravura num jogo de preparação para a guerra.
PRINCIPAIS MOMENTOS DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA
O ALCAIDE SAÚDA OS MERCADORES
QUARTA-FEIRA . 30 DE MAIO . 22H30
A Torres Novas chegam mercadores do reino. Há bom tempo. O Almonda corre cheio de fartos e gordos peixes. O Alcaide, D. Diogo Fernandes de Almeida, chama os homens-bons para os saudar. Nisto, uma mortandade súbita assola a vila. Instala-se o medo.
Percurso // Teatro Virgínia – Rua Alexandre Herculano – Praça 5 de Outubro
A DOENÇA E A MORTE
QUINTA-FEIRA . 31 DE MAIO . 18H
A doença grassa na vila. Há dezenas de mortos. Boticários, homens de fé e curandeiros são chamados de toda a parte para colocar saberes e remédios ao serviço da cura. Aos da vila não resta outra alternativa que não seja pedir auxílio.
Local // Praça 5 de Outubro
A CHEGADA DO MESTRE
QUINTA-FEIRA . 31 DE MAIO . 22H
Já a noite vai alta quando Mestre António e a sua comitiva chegam a Torres Novas. Recebido pelo Alcaide e pelos ilustres da vila, o físico-mor de El Rei D. João II é informado da situação.
Percurso // Rua Miguel Bombarda – Largo da Botica – Praça 5 de Outubro
BAILE DOS PETIZES
SEXTA-FEIRA . 1 DE JUNHO . 21H
Local // Praça 5 de Outubro
A PROCISSÃO
SEXTA-FEIRA . 1 DE JUNHO . 22H30
A população sai em procissão procurando o auxílio de Deus na cura dos doentes. As gentes dividem-se: os que creem na ciência dos físicos e os que acreditam apenas na intervenção divina.
Percurso // Praça dos Claras – Praça 5 de Outubro – Estátua de D. Sancho
SAUDAÇÕES À VILA
SÁBADO . 2 DE JUNHO . 17H
Mestre António e os seus companheiros revisitam a vila e a judiaria. O Mestre mata saudades de alguns lugares da sua infância e juventude e revê velhos amigos. O povo, grato, acompanha o percurso.
Percurso // Praça dos Claras – Praça 5 de Outubro – Estátua de D. Sancho
A CURA DO ENFERMO E A VISITA AO OSPITALL
SÁBADO . 2 DE JUNHO . 18H30
Mestre António traz novidades à população. Anuncia modernos saberes para prevenir doenças e os mais recentes remédios para a recuperação dos enfermos. Renasce a esperança na vila.
Local // Praça 5 de Outubro
CEIA
SÁBADO . 2 DE JUNHO . 20H
Reservas: tavernaantiqua@gmail.com; 919080455 (lotação limitada).
Durante o evento reservas no Posto de Informação do Castelo
Local // Alcaidaria do Castelo
BAILE
SÁBADO . 2 DE JUNHO . 22H30
Local // Praça 5 de Outubro
BAILE DOS PETIZES
DOMINGO . 3 DE JUNHO . 17H30
Local // Praça 5 de Outubro
ESCLARECIMENTOS PARA FREIRAS E PARTEIRAS
DOMINGO . 3 DE JUNHO . 18H30
O ilustre físico torrejano permanece na vila para auxiliar os desvalidos e enfermos. Mostra aos seus pares, aos boticários, às freiras e às parteiras novas práticas na prevenção e na cura dos males. Aprendem agora os novos saberes da Renascença, a bem da salubridade futura e da salvação do corpo.
Local // Estátua de D. Sancho
BAILE
DOMINGO . 3 DE JUNHO . 21H
Local // Praça 5 de Outubro
CORTEJO DE DESPEDIDA
DOMINGO . 3 DE JUNHO . 22H
Percurso // Jardim das Rosas, Rua António César Vasconcelos Correia, Rua Gil Paes, Praça 5 de Outubro
MOMENTOS PARA PARTICIPAR NA HISTÓRIA
Convidamos os visitantes a viver e a experienciar o quotidiano do século XV. Um conjunto de oficinas, exposições, conversas, leituras encenadas e documentários para conhecer e pensar a História de Portugal.O SEGREDO DO CASTELO
Eis que as derradeiras demandas humanas se apoderam do próprio Mestre… Numa mostra de saberes, António – o Mestre – não revela o que, por detrás da carne, por detrás da sapiência, faz acontecer. El Rei, sem conhecimento de causa, dá a este homem outros poderes… Que poderes? Este é o segredo que só as Torres revelam… Quem as irá conseguir ler?
Horário// sábado 15h, 16h, 17h, 18h, 21h, 22h e 23h;
domingo 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 21h (necessário marcação prévia)
Público-alvo // adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Duração // 30 min
Lotação // 8 pessoas
Local // Posto Informação . Castelo
Inscrição //
segredodocastelo@escapetower.com | 961660029
Durante o evento inscrições no Posto de Informação do CasteloA ARTE DE CAÇAR COM AVES
As aves de presa foram sempre fiéis companheiras da nobreza nas suas caçadas, sendo criadas e treinadas para o efeito. Neste espaço, o visitante poderá ter contacto com este tipo de aves, bem como aprender algumas curiosidades sobre os espécimes e ainda algumas técnicas de falcoaria.
Horário// quinta, sábado e domingo às 18h
Público-alvo // m/16 anos ou menores de 16 anos acompanhados por um adulto
Duração // 30 min
Lotação // 20 pessoas
Local // Aves de Caça
O ARMEIRO DO ALCAIDE E O TREINO DE ESGRIMA
Os instrumentos de guerra foram evoluindo ao longo dos tempos. Mas qual a diferença entre uma adaga e uma espada? Quando se utilizava uma ou outra? Uma explicação das artes e instrumentos de guerra. A partir do treino básico de esgrima recrutaremos novos homens de armas, cujo domínio técnico culminará no juramento destes nobres escudeiros.
Horário // quinta, sábado e domingo às 16h
Público-alvo // m/10 anos
Duração // 30 min
Lotação // 30 pessoas
Local // Guarda do Alcaide
A OFICINA DE LUCETTE
Nesta oficina terá lugar a experimentação do tratamento da lã com uso da forquilha de cordão (lucette). O visitante poderá criar e ficar com a sua própria peça.
Horário // quinta, sábado e domingo às 15h e às 18h
Público-alvo // m/7 anos
Duração // 30 min
Lotação // 12 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei
A TINTURARIA
Utilizando técnicas medievais e produtos naturais de origem vegetal, o visitante poderá presenciar e experimentar a transformação da lã natural numa lã com cor.
Horário // quinta, sábado e domingo às 16h30
Público-alvo // m/7 anos
Duração // 30 min
Lotação // 12 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei
O ARTESÃO DE VELAS
Partindo da História da iluminação na época medieval, o artesão irá demonstrar as técnicas de fabrico de velas com cera de abelha. O visitante será, assim, convidado a experimentar a técnica da emersão do pavio.
Horário // quinta, sábado e domingo às 16h e às 17h30
Público-alvo // m/ 7 anos
Duração // 15 min
Lotação // 15 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei
AO SABOR DA PENA
Neste espaço, o visitante poderá descobrir os segredos da caligrafia e da iluminura, conhecendo um pouco da História da Escrita: desde os mistérios do trabalho dos copistas, às técnicas ancestrais do fabrico das tintas e da preparação do pergaminho, dos cálamos e das penas. Com pena e tinta poderá ainda experimentar o estilo caligráfico gótico rotundo.
Horário // quinta, sábado e domingo das 16h às 20h
Público-alvo // m/16 anos
Duração // 45 min
Lotação // 10 pessoas
Local // Castelo
COZINHA
Inserido num ambiente de época e utilizando a nossa cozinha de campanha, propomos que os participantes ajudem a preparar uma refeição seguindo receitas de época. No final poderá fazer a degustação e levar consigo a receita.
Horário // quinta, sexta e sábado das 19h às 21h | necessário marcação prévia
Público-alvo // adultos | Duração // 2 horas | Lotação // 6 pessoas
Local // Arqueiros d’el Rei | Inscrição // oficinas@memoriasdahistoria.pt
COTA DE MALHA
A armadura de malha consiste num conjunto de anéis de ferro interligados, formando uma veste que fornecia aos exércitos uma proteção eficaz contra golpes de armas cortantes. Este ofício demonstra o processo de fabrico da cota de malha nas diferentes peças de vestuário.
Horário // quinta, sábado e domingo às 15h30, 17h e 18h30
Público-alvo // adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Duração // 45min | Lotação // 4 pessoas | Local // Arqueiros d’el Rei
MÁSCARAS DE PESTE
Com uma folha de papel, recortes e colagem, faça a sua máscara e leve uma recordação da feira.
Horário // quinta, sábado e domingo das 15h às 18h
Local // Castelo
A DONZELA VAI À GUERRA
Em tempos de guerra, todos os homens nobres são chamados a combater pela sua bandeira. Ao ver o seu pai, velho conde, desconsolado por já não ter saúde para combater, a donzela decide pegar em armas, na armadura do seu pai e parte para a guerra. Lá ganha fama de invencível cavaleiro até que conhece um bravo capitão que desconfia que o Conde Daros é mais do que parece. Será que irá descobrir? Que esquemas armará para desmascarar a donzela guerreira?
Horário e local // quinta 15h e sábado 16h30 Jardim dos Infantes. Animação // Três IrmãosO TESOURO
Três irmãos, perdidos no bosque num dia tempestuoso, tropeçam num misterioso baú. O que poderá conter? Um tesouro? Uma maldição? Durante esta aventura os três irmãos descobrirão o verdadeiro valor da partilha. Uma comédia recheada de peripécias.
Horário e local // quinta 17h e domingo 18h Jardim dos Infantes. Animação // Três IrmãosCANTARES
Entoam cantigas de Amigo, de Amor, Escárnio e até de embalar, baseadas no cancioneiro Galaico-Português. O repertório inclui trovas de D. Dinis, Afonso X e outros autores medievais, bem como algumas de caráter tradicional.
Horário e local // domingo 16h Praça. Animação // Três Irmãos
TUDO POR UMA DONZELA
Geninha enamorou-se de dois cavaleiros, mas não sabe qual escolher pois ama os dois de igual modo. Vai pedindo várias provas de amor a ambos, na esperança que um falhe e facilite a escolha. Mas a escolha está longe de ser fácil. Um triângulo amoroso onde tudo pode acontecer.
Horário e local // quinta 19h Arqueiros d’El Rei, sexta 23h30 Praça, sábado 21h30 e domingo 20h30 Jardim dos Infantes. Animação // Três Irmãos
A IDADE DAS TROVAS
Fiel ao tom jocoso que a caracteriza, a Trupe Manducare faz-se valer da representação, música, marionetas e máscaras para transportar a audiência numa delirante viagem ao dia a dia de outros tempos, contando histórias de reis a partir da história da ovelha Celeste.
Horário e local // sábado 15h30 e 17h30 e domingo 15h30 e 17h Lugar do Petiz
Animação // Teatro em Caixa
A GERINGONÇA DAS ESTÓRIAS
Vinde ver, vinde escutar, vinde apreciar o momento das Estórias. De lendas e memórias trazidas por uma carriola: A Geringonça das Estórias. Com música e sem maleitas, contaremos as vidas e as receitas que nos farão sonhar, viver e recordar. Vinde povo, vinde sem demoras. Vinde apreciar Estórias de outrora.
Horário e local // quinta 16h, 19h e 21h, sábado 16h, 18h e 20h30 e domingo 15h, 17h e 18h30 Jardim dos Infantes. Animação // Quimera
A FARSA DO MESTRE PEDRO PEREIRA . M 6 ANOS
Este espetáculo é uma comédia de enganos, onde as personagens revelam o seu caráter corrupto, através do negócio de um pano que não valia o que o mercador pedia, porque os carneiros do qual tinha sido feito foram mortos pela pastora, que fez um negócio com o advogado para enganar o mercador, que tinha sido convidado pela mulher para comer um pato que ainda estava no ovo e beber um vinho que ainda estava na uva. Todas estas confusões e enganos levam todos a ganhar e a perder.
Horário e local // quinta 16h30 e 18h30, sábado 18h e 19h30 e domingo 16h30 e 19h30 Paço dos Robertos. Público-alvo // m/6 anos
Animação // Teatro e Marionetas de Mandrágora
ALFORRIA
É um espetáculo em viagem, onde o público se poderá surpreender com a decisão da procura de uma vida mais feliz. Xica e Tibério, trabalhadores incansáveis, viviam escravizados mas, nos olhos de Silvestre, o simpático «javalicão», descobriram que a amizade e a coragem são os guias do coração.
Horário e local // quinta 17h30, sábado 17h e domingo 16h no Jardim dos Infantes
Animação // Boca de Cão