TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

EXPOSIÇÃO HEADHUNTERS POR FANIL PANDYA | ÉVORA

EXPOSIÇÃO HEADHUNTERS POR FANIL PANDYA | ÉVORA

Data
21/09/2018 até 24/10/2018
14:00 | Terça a Domingo, Domingo
Local

Galeria da Fundação INATEL, Évora

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

EXPOSIÇÃO HEADHUNTERS POR FANIL PANDYA – O fotógrafo indiano Fanil Pandya visitou Longwa para retratar os últimos sobreviventes desta tribo e o resultado pode ser visto em Évora, cuja inauguração decorre no dia 21 de Setembro, na Galeria da Fundação Inatel. A exposição prolonga-se até dia 24 de Outubro.

Nas montanhas indianas de Nagaland, na fronteira entre a Índia e a Birmânia, encontra-se a aldeia de Longwa, e aí reside a tribo guerreira Konyak, conhecida pela prática de caçar cabeças humanas. Os Konyak de acordo com uma prática ancestral, decapitavam os seus inimigos de aldeias vizinhas, e regressavam a casa com o troféu que seria, posteriormente, exibido no interior da casa do vencedor, juntamente com ossos de outros animais de caça.

Fanil Pandya, fez-se acompanhar por um tradutor, visitou a tribo em 2015 e 2016. O receio era mais que muito, mas à medida que os dias iam passando, o fotógrafo percebeu que os Konyak são no fundo, pessoas extremamente sociáveis e que a última decapitação teve lugar nos anos 80, portanto há mais há de 30 anos, por ter sido proibida a sua prática. O último caçador de cabeças da aldeia, tem hoje mais de 8o anos, e a maioria dos ex-caçadores perto dessa idade. São homens cheios de tatuagens faciais e adereços tribais. Dos adereços sobressai o “colar de crânios”, cujas contas não lhes permitem ocultar a sua identidade.

Exposição de Fotografia
Inauguração no próximo dia 21 de Setembro, na Galeria da Fundação Inatel, em Évora com a curadoria de @ethi_collective A exposição estará patente ao público entre 21 de Setembro e 24 de Outubro de 2018, de 3ª.f a Domingo, entre as 14H e as 20H.

Entrada Gratuita

Morada:

R. de Serpa Pinto 6, 7000-537 Évora

Coordenadas GPS:

38°34'16.9"N
7°54'37.53"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador