Que pena, este evento já terminou! :(

DIAS DA MÚSICA EM BELÉM – TRILOGIA DAS BARCAS, AUTO DA BARCA DO INFERNO | CCB
Música & Festivais
Centro Cultural de Belém - Sala Almada Negreiros, Lisboa
Descrição do Evento
DIAS DA MÚSICA EM BELÉM – TRILOGIA DAS BARCAS, AUTO DA BARCA DO INFERNO
Fernando Lapa música
Sara Barros Leitão adaptação/conceção, atriz
João Castro ator
Toy Ensemble
Jed Barahal violoncelo / David Lloyd viola e violino / Ricardo Alves clarinete e clarinete baixo / Magna Ferreira voz e percussão / Christina Margotto piano
Teresa Arcanjo assistente de cena
Agradecimentos Teatro Nacional de São João – Porto / Escola dos Gambozinos / Escola Guilhermina Suggia
Gil Vicente (c. 1465-c. 1536) Auto da Barca do Inferno (uma leitura)
O Auto da Barca do Inferno é o primeiro espectáculo deste tríptico composto pelo Auto da Barca do Purgatório e pelo Auto da Barca da Glória. Terá sido apresentado pela primeira vez na corte, em 1571, sendo, talvez, a obra de Gil Vicente mais presente na nossa memória colectiva. Aqui terá lugar uma versão adaptada, em que texto e música se fundem no mais harmonioso canal de expressividade. Mais do que procurar a actualidade da obra, uma vez que é inevitável que esta actue em nós e no nosso tempo – não estivéssemos nós a falar de pecados e moralidade nas classes – queremos descobrir uma outra forma de a comunicar.
Inferno mostra o destino das almas num lugar de condenação ou de glória e apresenta uma grande quantidade e diversidade de personagens, sugerindo uma construção mais policromática e contrastada, a partir dos diferentes tipos que articula. E apesar de o viver de cada personagem ser simbolizado pelo(s) objectos(s) que traz consigo, nesta proposta iremos levar isso ao limite, tornando os adereços nas próprias personagens e permitindo aos intérpretes poderem ser agentes de voz ou musicalidade que dá vida aos diferentes arquétipos.
Auto da Barca do Inferno é um espectáculo de um só fôlego, onde somos constantemente surpreendidos com a entrada de novas personagens, com argumentações, súplicas, acusações e condenações. É de um ritmo fervilhante e divertido, mas ao mesmo tempo acutilante e mordaz, como não podia deixar de ser.
SARA BARROS LEITÃO
A AUTORA ESCREVE SEGUNDO A ANTIGA ORTOGRAFIA
27 ABRIL | SALA ALMADA NEGREIROS | 19:30
A TRILOGIA DAS BARCAS: AUTO DA BARCA DO INFERNO
Informação Extra:
Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, RestaurantesMorada:
Praça do Império, Lisboa 1400-206 LisboaCoordenadas GPS:
38°41'43.84"N9°12'30.07"W
Transportes:
Autocarro: 201, 714, 727, 728, 729, 751Eléctrico: 15E
Comboio: Belém
Barco: Belém