TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

CORDEL | CCB

CORDEL | CCB

Música & Festivais

Data
14/05/2020
21:00 | Quinta
Local

Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

CORDEL | CCB – Cordel é o novo do projeto que une os cantautores Edu Mundo, poeta e natural contador de histórias, e João Pires, compositor, guitarrista e geógrafo de uma cartografia musical própria.

Conheceram-se há dois anos e, nos últimos meses, rodeados de gente boa, autêntica e humanista, foram cardando um diálogo musical e tecendo esta narrativa tão tradicional portuguesa quanto do mundo. Entre melodias de um e letras do outro, o Cordel é como que um fio-de-prumo musical que une as duas margens do Atlântico que cada um habita – a Belo Horizonte de João Pires e o Porto de Márcio Silva.

Cordel nasce da celebração do encontro, dos encontros. Um mergulho profundo nas raízes da música portuguesa e nas suas ramificações lusófonas. Sem rótulos nem embalagens, em Cordel entrançam-se melodias tradicionais como a chula, o vira, o fado canção e até, a marcha popular com os ritmos das latitudes africanas e brasileiras. Nas letras, recuperam a poesia popular da literatura de cordel.

CORDEL | CCB

Edu Mundo, Márcio Silva no BI, cantautor português que, desde cedo, leva na bagagem incursões por vários géneros musicais.
Participou activamente em projectos como Terrakota, Souls of Fire, Diabo na Cruz e, actualmente, dedica-se a dois projectos de música de raíz:

– Cordel, com o guitarrista e compositor João Pires, onde exploram as sonoridades da música tradicional portuguesa influenciada pelas latitudes lusófonas. Edu Mundo dá voz ao projecto.

– Fogo Fogo, a banda de funana e afro-funk que conta já com 5 anos de existência e se prepara para lançar novo álbum e correr mundo. Edu Mundo assume a secção rítmica da banda.

A dedicação à composição e à escrita de canções, acompanha Edu Mundo desde sempre e é o que move o seu universo na busca de oásis que lhe sequem a sede
Ana Moura, António Zambujo, Omara Portuondo ou Sara Tavares, são apenas alguns nomes de grandes músicos para os quais Edu Mundo já teve a honra de compor.

Por entre trovas, cumbias, viras, a ginga do funaná e as canções que lhe saem da algibeira, Edu Mundo vai traçando um caminho sem mapa. A arte é infinita na redondeza da Terra.

João Pires é um compositor e guitarrista português – a música de um nómada a viajar entre Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Já se sabe que é preciso partir se se quiser experimentar o doce sabor do regresso e é preciso chegar para perceber o peso de tudo aquilo que se vai apanhando em cada lado onde se para, sobretudo o que não cabe na mala de viagem e nos enche a cabeça de ideias.

A vida de João Pires tem sido feita assim, de partidas e de regressos, de uma bagagem musical que foi crescendo e que nos dois primeiros discos se fez dos sons apanhados algures entre o Brasil e Cabo Verde. O terceiro e novo álbum, “Lisboando”, é o disco do regresso, depois de Caminhar e Coladera.
Este novo trabalho de João Pires, que recebeu a chancela do museu do Museu do Fado, foi feito de forma íntima e intuitiva, desafiando muitas vezes convenções técnicas em detrimento da necessidade imperiosa de fixar ideias e emoções.

NOTAS: Para adquirir bilhetes de Mobilidade Condicionada, por favor contacte as bilheteiras do Centro Cultural de Belém: telefone 213 612 627 (diariamente das 13h00 às 20h00) ou através do email bilheteiraccb@ccb.pt.

CORDEL | CCB

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento, Restaurantes

Morada:

Praça do Império, Lisboa 1400-206 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°41'43.84"N
9°12'30.07"W

Transportes:

Autocarro: 201, 714, 727, 728, 729, 751
Eléctrico: 15E
Comboio: Belém
Barco: Belém
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador