TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

BOAS FESTAS EM AVEIRO

BOAS FESTAS EM AVEIRO

Família & Entretenimento

Data
01/12/2018 até 14/01/2019
Ver progr | Todos os dias da semana
Local

Aveiro, Aveiro

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

BOAS FESTAS EM AVEIRO – A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) preparou, pelo quinto ano consecutivo, o programa Boas Festas em Aveiro que visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro. O evento começa no dia 1 de dezembro e prolonga-se até ao dia 14 de janeiro.

A Grande Abertura do Boas Festas em Aveiro terá lugar no sábado, dia 1 de dezembro, com inicio pelas 17h00, na Ponte-Praça, com a ligação da iluminação de Natal no Centro Histórico, seguindo-se o Desfile e Concentração de Pais Natal em Barco Moliceiro, a que este ano se junta a modalidade aquática Stand Up Paddle. Nos barcos moliceiros irão participar, entre outras surpresas, elementos das Bandas Filarmónicas e das Escolas de Música Aveirenses. A viagem termina no Cais da Fonte Nova, onde se fará a ligação da iluminação da ‘Maior Árvore de Natal de Portugal’.

Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino.

O #saiprarua decorrerá no Cais da Fonte Nova até 14 de janeiro e irá envolver toda a ‘Magia do Natal’, nos seguintes horários: nos dias úteis e domingos das 14h00 às 20h00 e às sextas-feiras e sábados das 14h00 às 22h00. Esta ação inclui várias diversões (Roda Gigante, Pista de Gelo, o Carrossel Francês e o Comboio de Natal). No mesmo espaço haverá ainda a Casa do Pai Natal, Festivais de Gastronomia e palco com programação própria e Animação de Natal.

“Natal e Artes de Rua” é outra das iniciativas lúdicas que irá apresentar concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade.

Será ainda organizada a Passagem do Ano, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, um espetáculo de Iluminação, Robótica e Pirotecnia no Centro da Cidade (Canal Central e Rossio).

“Aveiro, Sabores com Tradição” realiza-se em janeiro, em tempos de São Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro.

Salienta-se ainda as Festas de São Gonçalinho de Aveiro de 9 a 14 de janeiro que farão o encerramento do Boas Festas em Aveiro.

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderá ser visitada a exposição “A Arte dos Presépios Portuguesas na Coleção do Museu” no Museu de Aveiro/Santa Joana. “São Gonçalinho de Aveiro” é uma exposição que estará patente no edifício da Antiga Capitania de 15 de dezembro a 14 de janeiro. No dia 15 decorrerá a conferência “Vamos Falar de São Gonçalinho: fonte de investigação” pelas 14h30.

“Mercados de Natal” irá integrar o Artes no Canal nos dias 8, 15, 16, 22 e 23. O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 13 a 16 de dezembro. Neste fim-de-semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”. Trata-se de um mercado de natal único em Portugal de cerveja artesanal.

Na iniciativa Natal, Artes no Palco e Concertos serão apresentados vários concertos de Natal em diferentes espaços, organizados quer pela CMA (Espaço Coreto Xmas Club, Palco Fonte Nova e Escadaria Fernando Távora, entre outros), quer por diferentes entidades como sejam na Igreja da Misericórdia e a Igreja da Vera Cruz.

No Teatro Aveirense salienta-se o Ballet Clássico “Quebra-Nozes” pela Russian Classical Ballet, o espetáculo Pep Bou magia e diversão criada a partir da água, sabão e música, por um genial artista catalão e o tradicional Concerto Ano Novo da Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo este ano como convidados Cristina Branco na voz e Luís Figueiredo ao piano.

Para crianças e famílias terão lugar várias atividades de serviços educativos nos Museus de Aveiro e no Teatro Aveirense.

No dia 1 de dezembro, terá lugar a corrida “OLI São Silvestre – Cidade de Aveiro”, com um percurso de 10km, e uma caminhada de 5km.

A imagem pode conter: texto

 

Informação Extra:

Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, Restaurantes

Morada:

Aveiro

Coordenadas GPS:



Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador