TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA | SEIXAL

CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA | SEIXAL

Música & Festivais

Data
02/05/2020
21:30 | Sábado
Local

Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, Seixal

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA | SEIXAL – PIANO DE MÁRIO LAGINHA E A VOZ DE CAMANÉ JUNTOS NO PROJECTO “AQUI ESTÁ-SE SOSSEGADO”

Camané e Mário Laginha não são estranhos. Já deram vários concertos juntos. Do excelente entendimento sentido nessas colaborações esporádicas, resultou agora o inevitável aprofundamento dessa simbiose: “Aqui está-se sossegado” é um novo projecto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco.

NOTAS

Em virtude da atual situação provocada pelo Covid-19, e mediante as recomendações da Direcção Geral de Saúde, o concerto “CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA ” será adiado para data a anunciar brevemente.
Os bilhetes já adquiridos mantêm-se válidos para a nova data.
Os clientes que pretenderem o reembolso, podem faze-lo no respectivo local de compra até 30 Junho.

O desenho dos concertos que configuram o projecto “Aqui está-se sossegado” contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos “Ai Margarida”, que integra um dos últimos discos de Camané.

O primeiro contacto de Camané com o fado ocorreu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma maleita infantil se embrenhou na colecção de discos dos pais e descobriu os grandes nomes do fado: Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Lucilia do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e Carlos do Carmo…

Dessa altura até à vitória em 1979 do evento “Grande Noite do Fado” foi um passo. Na sequência desta participação gravou alguns trabalhos e efectuou diversas apresentações públicas.

Camané actuou em diversas casas de fado, além de fazer parte do elenco de diversas produções dirigidas por Filipe La Féria (o mais importante director português de musicais) como a “Grande Noite”, “Maldita Cocaína” e “Cabaret”, onde adquiriu assinalável evidência.

A edição de “Uma Noite de Fados”, elogiada pela critica especializada, elegeu Camané como a voz mais representativa da nova geração do fado, possibilitando o reconhecimento da qualidade do seu trabalho pelo grande público. Realizou desde essa altura inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro, actuando em França, Holanda, Itália e Espanha.

CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA | SEIXAL

A sua “casa” é o jazz, mas recusa encerrar-se lá dentro. Na sua música podemos encontrar um pouco de quase tudo, porque não fecha as portas a quase nada. Mário Laginha procura em vários lugares o material para construir o seu próprio universo musical. Gosta de ir buscar influências, ideias, respirações em outras áreas. Muito mais do que misturas, há assimilação. O que se pode ouvir, no final, é… música.

A sua carreira de intérprete tem sido construída ao lado de outros músicos, de uma forma constante e intensa. E com raras excepções: o primeiro disco a solo, Canções e Fugas, é editado em 2006, e resulta de uma ideia que começou a persegui-lo há mais de dez anos. Mário Laginha usa com virtuosismo e rigor a técnica clássica para compor seis fugas, cada uma antecedida por uma canção na mesma tonalidade, seguindo o esquema dos prelúdios e fugas de Bach.

Não há revivalismos: as suas composições têm uma sonoridade contemporânea, muito inspirada, apesar de notoriamente complexa. Para Mário Laginha, fazer música é sobretudo um acto de partilha. E tem-no feito com personalidades musicais fortes. O duo privilegiado com a cantora Maria João resulta num dos casos mais consistentes e originais da actual música portuguesa.

Mais uma vez, o jazz funciona aqui como uma rede, mas sem amarras: há ecos africanos, brasileiros, indianos, da música tradicional portuguesa, pop, rock, clássico…

CAMANÉ E MÁRIO LAGINHA | SEIXAL – Mais informação ver aqui

Morada:

Av. Albano Narciso Pereira 11, Seixal

Coordenadas GPS:

38°38'20.48"N
9°6'10.12"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador