Que pena, este evento já terminou! :(
A tecnologia que nos rodeia: braço mecânico com arduíno
Formação & Educação
GNRATION, Braga
Descrição do Evento
gnration makers
A TECNOLOGIA QUE NOS RODEIA: braço mecânico com arduíno
por CTEM Academy
WORKSHOP
Na sociedade atual é impensável viver sem tecnologia. A tecnologia influencia fortemente o nosso modo de vida e condiciona hábitos e comportamentos. Devido à sua evolução constante torna-se uma mais valia manter um nível de conhecimento atualizado que nos permita perceber a forma como atua, como interage e como a usar ativamente. Ao longo dos nossos workshops, tendo estes pontos como partida, iremos explorar a tecnologia e as suas aplicações em diferentes contextos, recorrendo à plataforma de Arduíno e a outros aplicativos que a possam complementar.
O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre, e de baixo custo, que permite criar as mais variadas aplicações de forma rápida e simples. De uma forma simplista, podemos dizer que se trata de um microprocessador capaz de recolher e avaliar diferentes informações (dados) do ambiente externo, processar os dados recolhidos e reagir em tempo real com ações físicas previamente programadas. A programação é feita numa interface simplificada com sintaxe muito semelhante à da linguagem de programação C e C++.
Neste workshop vamos abordar uma área da robótica que surgiu para satisfazer necessidades da indústria. Contudo, a cada dia que passa encontramos novas aplicações nas mais variadas áreas, desde a medicina à culinária. Vamos construir e programar um braço robótico para descobrir uma variedade de aplicações no dia a dia. Pretende-se que os participantes compreendam melhor as aplicações e vantagens no uso deste tipo de robôs, mas também as suas limitações.
Morada:
Praça Conde de Agrolongo 4700-312 BragaCoordenadas GPS:
41°33'11.14"N8°25'34.47"W
