TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
Bernardo Sassetti, o genial compositor e pianista desaparecido em 2012, vai ser homenageado no dia 5 de setembro, pelas 18h30, pela Associação Cultural Quebra Costas e a Fundação Inês de Castro, que, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, assinalam o 50.º aniversário do seu nascimento.

BERNARDO SASSETTI CONCERTO DE HOMENAGEM NA QUINTA DAS LÁGRIMAS

Bernardo Sassetti, o genial compositor e pianista desaparecido em 2012, vai ser homenageado no dia 5 de setembro, pelas 18h30, pela Associação Cultural Quebra Costas e a Fundação Inês de Castro, que, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, assinalam o 50.º aniversário do seu nascimento. Será um concerto ao ar livre na Quinta das Lágrimas, de homenagem ao compositor e pianista que marcou para sempre a música portuguesa, viajando muito para além do Jazz de onde partiu, e deixando um espólio verdadeiramente único e belo que valerá sempre a pena revisitar.

BERNARDO SASSETTI CONCERTO DE HOMENAGEM NA QUINTA DAS LÁGRIMAS
A ligação do músico à Quinta das Lágrimas, e em particular ao Anfiteatro Colina de Camões, é intensa. Foi ele que, em 2008, inaugurou o espaço num dueto para dois pianos com Mário Laginha do qual resultou a suite “Lágrimas”, inspirada pelo novo anfiteatro em relva. Desde esse dia, foram várias as vezes em que as suas obras se fizeram escutar nos Jardins da Quinta das Lágrimas, mantendo viva a memória de um dos mais criativos músicos portugueses das últimas décadas.

Esta celebração conta com a participação de grandes amigos de Sassetti que com ele tocaram e partilharam o palco. Ao Trio Paulo Bandeira, formado pelo baterista Paulo Bandeira e por dois pilares do jazz em Portugal, João Paulo Esteves da Silva (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo), juntam-se dois convidados especiais: o fadista Camané e João Moreira, um dos melhores trompetistas nacionais, num fim de tarde de excelente qualidade musical.

Numa fusão entre Fado e Jazz, serão interpretados alguns dos temas que Camané cantou com Bernardo Sasseti, mas também temas originais do Trio Paulo Bandeira e de outros compositores, num repertório jazzístico, mas com raízes e estéticas europeias.

O concerto, que faria parte integrante, em simultâneo, do programa da 12.ª edição do Festival das Artes e do Festival QuebraJazz 2020, foi escolhido para simbolicamente manter viva a música tão abruptamente suspensa pela pandemia. Um acontecimento único e emotivo, num espaço ao ar livre que permite ao público desfrutar com toda a segurança, sob o céu de Coimbra.

Este concerto é apoiado pelo Hotel Quinta das Lágrimas e pela Casa Bernardo Sassetti.

Bilhetes à venda aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador