TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS
“A Despedida”, filme nomeado aos Globos de Ouro, é apresentado em antestreia no Museu do Oriente. Divertido e emocionante, o filme da realizadora chinesa Lulu Wang, pode ser visto no dia 8 de Janeiro

“A DESPEDIDA” FILME NOMEADO AOS GLOBOS DE OURO NO MUSEU DO ORIENTE

“A Despedida”, filme nomeado aos Globos de Ouro, é apresentado em antestreia no Museu do Oriente. Divertido e emocionante, o filme da realizadora chinesa Lulu Wang, pode ser visto no dia 8 de Janeiro, às 17.30, no Museu do Oriente, com entrada gratuita. À exibição segue-se uma mesa-redonda, sobre o tema retratado na longa-metragem.

Protagonizada por Awkwafina, actriz e rapper norte-americana de origem chinesa-coreana (“Ocean’s 8” (2018) e “Asiáticos Doidos e Ricos” (2018)), o filme conta a história de uma família chinesa, criada nos EUA, que descobre que a avó tem pouco tempo de vida, e que decide não a informar do diagnóstico. Em vez disso, os seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora, para que todos os familiares mais distantes possam vê-la, uma última vez, sem que ninguém saiba o que está a acontecer. Abordando as diferenças culturais entre Ocidente e Oriente, “A Despedida”, realizado e escrito por Lulu Wang, é uma celebração sincera e edificante do amor familiar.

À exibição do filme segue-se uma mesa-redonda com a participação de Jorge Santos Alves, historiador e especialista em Estudos Asiáticos e professor na Universidade Católica Portuguesa; Tânia Ganito, professora auxiliar no ISCSP e professora convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade Católica Portuguesa; Cláudia Ribeiro (Mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade Católica Portuguesa); e Shenglan Zhou, professora de Mandarim da Universidade Católica Portuguesa.

Para além da grande recepção por parte da crítica – “A Despedida” venceu vários prémios, entre os quais no Festival de Sundance Londres e nos Gotham Awards -, o filme teve um enorme acolhimento por parte do público, em especial nos EUA, onde obteve 20 milhões de espectadores. Está nomeado para os Globos de Ouro, nas categorias de ‘Melhor Filme de Língua Estrangeira’ e ‘Melhor Atriz Musical ou Comédia’.

O filme estreia nos cinemas nacionais a 9 de Janeiro, com distribuição da NOS Audiovisuais.

“A Despedida”, de Lulu Wang

Antestreia + mesa redonda

8 de Janeiro

17.30

Duração: 100’ [filme] + 60′ [painel discussão], sem intervalo

Co-organização: NOS Lusomundo Audiovisuais

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Criar Conta de Utilizador