Que pena, este evento já terminou! :(

ENCONTROS DE JAZZ JÚNIOR – LISBOA NA RUA 2019
Música & Festivais
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Lisboa
Descrição do Evento
ENCONTROS DE JAZZ JÚNIOR – LISBOA NA RUA 2019 – São quatro concertos de jazz no jardim, onde jovens músicos tocam como gente grande. Os protagonistas são alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas e alunos estrangeiros, que participam no âmbito de um projeto europeu, no qual o Hot Club de Portugal ensina jazz a jovens – missão que tem vindo a desempenhar no nosso país desde os anos 70.
PROGRAMA – ENCONTROS DE JAZZ JÚNIOR – 7, 14, 21 e 28 setembro
Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta | 18h
Entrada livre
7 setembro
COMBO DA ESCOLA DE JAZZ LUIZ VILLAS-BOAS / HCP
Eunice Barbosa, saxofone alto e voz
Hugo Gonçalves, guitarra
Inês Proença, piano
Artur Morais, contrabaixo
Bruno Barrué, bateria
A disciplina de Combo permite aos alunos desenvolver capacidades de trabalho em conjunto e de improvisação, bem como adquirirem uma prática de apresentação pública. Para esta apresentação, o grupo
de alunos do HCP toca repertório variado, passando por arranjos próprios de clássicos como “I Got Rhythm” dos irmãos Gershwin; adaptações de temas do chamado “free jazz”, como “Lonely Woman” de Ornette Coleman, passando por alguns originais dos próprios.
14 setembro
BIG BAND DE ALUNOS – ESCOLA DE JAZZ LUIZ VILLAS-BOAS / HCP
César Cardoso, direção
O repertório das grandes orquestras de jazz dos anos 40/50 não pode faltar o percurso académico de qualquer aluno de jazz.
A Big Band de alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas trabalha este repertório durante o ano letivo e apresenta-se periodicamente em concertos no Hot Clube de Portugal e noutros palcos.
21 setembro
BIG BAND JÚNIOR ABRAÇA SASSETTI
ORQUESTRA-ESCOLA DE JAZZ ORELHA VIVA/HCP
Direção Artística:
Alexandra Ávila Trindade e João Godinho
Direção Pedagógica e Musical: Claus Nymark
Maestro/Formadores Assistentes:
Tomás Pimentel, André Santos
Secretário de Orquestra e Assistente Musical: João Fragoso
Comunicação e Assistência de Produção: Gil Pereira
O intuito do projeto que subjaz a este concerto é dar a conhecer a música de Bernardo Sassetti às gerações mais novas, quer aos músicos que integram a orquestra, quer aos jovens que assistem ao concerto. Como tal, o repertório é constituído essencialmente por temas de Bernardo Sassetti arranjados para big band por músicos portugueses.
A Big Band Júnior (BBJ) é uma orquestra-escola de jazz constituída por cerca de vinte músicos entre os 12 e os 19 anos de idade, com a missão de estimular o gosto pelo jazz entre os mais novos.
28 setembro
YOUNG JAZZ – NETWORK
Para este concerto convidámos o pedagogo norueguês Odd André, com quem a Escola de Jazz tem feito parcerias, que já resultaram na ida de um grupos de jovens ao Japão.
Teremos um grupo de jovens de vários países liderado por este professor, bem como um grupo de jovens músicos vindos de todo o país, que se juntam especialmente para este concerto. A atuação termina com a apresentação de um grupo de antigos alunos do Atelier de Iniciação ao Jazz e da Big Band Junior.
COMO CHEGAR > METRO: CAMPO GRANDE (LINHA AMARELA E VERDE); AUTOCARRO: 701, 717, 731, 735, 736, 738, 747, 750, 755, 767, 778, 783, 796, 798;
ACESSO PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA.
LISBOA NA RUA 2019 – Em setembro, estreamos o Bibliófilo, uma biblioteca ao ar livre no idílico jardim do Palácio Pimenta, no Campo Grande.
Aos domingos, as manhãs são dedicadas aos mais novos, com sessões onde se contam histórias; à tarde, há tempo para conversas sobre livros com leitores mais crescidos. O jardim do Palácio será também palco para os Encontros de Jazz Junior, todos os sábados, ao fim do dia. Mas nem só de jazz se faz o Lisboa na Rua: os concertos de fado preenchem as noites de quinta-feira.
E às sextas, é a vez do cinema: o CineCidade leva a sétima arte até ao Jardim Zoológico, num ciclo dedicado à aventura, com filmes para toda a família, pensados propositadamente para esta sala de cinema tão original. O fim-de-semana não poderia acabar sem as matinés dançantes de domingo, onde, sozinhos ou a pares, desafiamos os lisboetas a descobrirem o rei da pista que vive em si (e por pista, entendam-se os vários jardins e largos da cidade, como o recentemente requalificado Rossio de Palma).
Noutras geografias, os concertos da Orquestra Gulbenkian no Vale do Silêncio já se transformaram num marco do Lisboa na Rua. Na noite de 14 de setembro, teremos oportunidade de ouvir uma cativante seleção de árias em torno da inspiradora temática do amor, num dos maiores parques verdes da cidade.
E por falar em verde, o festival de arte sonora Lisboa Soa regressa à Estufa Fria, debruçando-se sobre o impacto no ambiente sonoro das migrações causadas pela efervescente atividade humana.
Além de tudo isto, há muito mais a acontecer, num mês onde cabem festivais tão diferentes como de artes de rua ou de magia, de videoarte ou até um festival dedicado ao tempo em que Lisboa era romana. Aproveite o fim do verão para viver a cidade e desfrutar da cultura na rua.
LISBOA NA RUA 2019 – Mais informação ver aqui
Informação Extra:
Acesso de Mobilidade Reduzida, Autocarros, Comboios, Estacionamento, MetroMorada:
Campo Grande 245 1700-091 LisboaCoordenadas GPS:
38°45'30.74"N9°9'23.13"W
Transportes:
Metro: Campo Grande (Linha Verde/Linha Amarela)Autocarros: 207, 701, 717, 731, 735, 736, 738, 755, 767, 778, 783, 796, 798,