Que pena, este evento já terminou! :(

FESTIVAL DA SARDINHA DE PORTIMÃO 2019
Gastronomia
Zona Ribeirinha, Portimão
Descrição do Evento
FESTIVAL DA SARDINHA PORTIMÃO 2019 – De 7 a 11 de agosto, celebra-se a 25ª edição do Festival da Sardinha de Portimão, e a sardinha volta a ser a rainha da festa na zona ribeirinha, em cinco noites de boa comida e muita animação musical, numa festa de cariz popular que marca o Verão algarvio e que no ano passado atraiu 50 mil visitantes em recinto aberto.
Antes, no dia 6 de agosto, véspera da abertura oficial do certame, está agendada uma grande surpresa: será feita uma reconstituição histórica da descarga da sardinha, na qual participarão grupos de teatro locais, em conjunto com o Museu de Portimão. Esta viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há largas décadas, contará com uma mega sardinhada popular, integrada num programa “Festa da Sardinha” que será dinamizado com a RTP1, e que nesse dia será transmitido em direto de Portimão a partir das 10h00.
A 7 de agosto arranca um dos maiores certames gastronómicos do Algarve, durante o qual as rainhas da festa, acompanhadas com batata cozida e salada à algarvia, podem ser degustadas num dos nove restaurantes parceiros do festival: À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Peixarada, Retiro do Peixe Assado, Ú Venâncio e Zizá. Todos os estabelecimentos exibirão nas respetivas entradas a insígnia “Aqui há Sardinha!”, disponibilizando mais de dois mil lugares sentados para degustar este exlibris portimonense.
Uma das novidades desta edição é o facto de o recinto transitar para uma zona próxima do Clube Naval de Portimão, de forma a solucionar alguns condicionamentos de espaço que se verificaram em anteriores edições. Será aí que irá dominar a boa música e animação, sempre a partir das 22h00, com o seguinte alinhamento:
CARTAZ MUSICAL
7 de agosto – Amor Electro
8 de agosto – Bárbara Bandeira
9 de agosto – Marco Rodrigues
10 de agosto – C4 Pedro
11 de agosto – Expensive Soul
Será ainda e justamente nesta zona que terá lugar outra das novidades deste ano: a possibilidade de a Sardinha no prato e no pão ser consumida no recinto do Festival, onde funcionarão quatro pontos de venda, a cargo das coletividades locais Boa Esperança Atlético Clube, Clube União Portimonense, Gejupce e Grupo Desportivo e Recreativo Alvorense.
Festival alia tradição e animação para toda a família
Toda a zona ribeirinha da cidade, entre o Museu de Portimão e a zona entre pontes, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música a cargo de bandas e artistas da terra, em quatro locais distintos – no palco sardinha, em plena zona de restauração do recinto do festival, a anteceder os concertos no palco principal, no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, no Jardim 1º de Dezembro e no “Petinga Park”, junto à antiga lota, onde os mais pequenos poderão desfrutar a título gratuito de insufláveis e diversas atividades lúdicas.
Também no recinto do Festival será possível apreciar as margens do rio Arade, a zona ribeirinha de Portimão e o centro da cidade subindo a 38 metros de altura na roda gigante.
O Festival da Sardinha 2019 é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Administração dos Portos de Sines, Junta de Freguesia de Portimão, EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, Algar e Zomato, tendo o patrocínio da Cerveja Sagres, Delta Cafés e Socialgar Seguros, e o apoio do Turismo do Algarve, enquanto a Alvor FM será a rádio oficial.
Toda a programação do Festival da Sardinha poderá ser consultada aqui.
Morada:
Zona Ribeirinha, PortimãoCoordenadas GPS:
37°8'17.81"N8°32'0.32"W
Transportes:
Onde EstacionarExistem várias bolsas de estacionamento pela cidade e na proximidade do local onde decorre o festival onde poderá estacionar. Também no eixo da zona ribeirinha, entre o Museu e a zona “Entre Pontes” é possível estacionar em vários parques. Consulte o mapa.
Largo do Dique - 5 minutos a pé;
Zona “Entre Pontes” Rua São José - 2 minutos a pé;
Parque 1º Maio (coberto) - 5 minutos a pé;
Parque da Alameda da República (coberto) - 10 minutos a pé;
Parque de feiras e exposições - 10 minutos a pé (acesso pedonal à zona ribeirinha-entre pontes)
Posto de Turismo de Portimão
Edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão Largo 1º Dezembro, Portimão
2.ª a 6.ª feira: 9h30 – 17h30
Sábado: 9h30 – 13h30 / 14h30 – 17h30
Domingo: Encerrado
Tel.: 282 402 487