NOVIDADES
RESTAURANTES &
GASTRONOMIA
CULTURA
LIFESTYLE
CURIOSIDADES
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

JARDIM DE VERÃO – GULBENKIAN | DIA 20 DE JULHO

JARDIM DE VERÃO – GULBENKIAN | DIA 20 DE JULHO

Música & Festivais

Data
20/07/2019
Ver progr | Sábado
Local

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

JARDIM DE VERÃO – GULBENKIAN | DIA 20 DE JULHO – Jardim, Anfiteatro ao Ar Livre e Grande Auditório voltam a ser invadidos por muita música e outras tantas palavras. Haverá DJ, o fado de Camané e de Miguel Xavier, Dom Robertos e artes circenses, jazz e ritmos que vão de Cabo Verde à antiga Pérsia. Pelo meio, hão de ouvir-se alguns ensinamentos que Calouste Gulbenkian transmitiu, por carta, ao seu único neto.

DJ Tiago Santos

DJ Tiago Santos – Músico fundador, guitarrista, compositor e letrista dos Cool Hipnoise, Spaceboys ou Cais do Sodré Funk Connection, Rita & o Revólver, Los Malditos, Tiago Santos é assumido fã da dita “Música Negra”. É também DJ e radialista na Rádio Oxigénio, onde apresenta os programas Planeta Jazz, Hora do Sol, Heróis no Ar, Exótica e “gira-discos” desde 1997. Party Music, claro!

ENTRADA LIVRE
LOCAL | Jardim Gulbenkian – Margem

20/07 às 14:30 – 16:00

José Anjos

Cartas de Calouste Gulbenkian a seu neto

Leitura encenada – por José Anjos e Pedro Freitas, de excertos de algumas das cartas que Calouste Sarkis Gulbenkian enviou ao seu neto, Mikaël Essayan, enquanto este estudava em Inglaterra, no início dos anos 40 do século XX.

Estas cartas inéditas, trocadas entre avô e neto durante os anos (da II Guerra Mundial) em que a família se encontrava dispersa (Calouste em Lisboa, Mikaël em Inglaterra e os pais retidos em Paris) não só dão a entender que Calouste assume, como desígnio pessoal, as rédeas da educação do neto, que considera o seu delfim, como são porventura o melhor meio para se descobrir o lado mais pessoal de Calouste Gulbenkian, os seus pensamentos, valores e princípios.

Através desta troca de correspondência, guardada nos Arquivos Gulbenkian e agora publicadas no livro A Educação do delfim. Cartas de Calouste Gulbenkian ao seu neto, ficamos a saber, por exemplo, o que representava para Calouste uma “boa educação”, como é que, no seu entender, “um cavalheiro” se devia comportar, o que pensava sobre a identidade arménia, ou que considerava que a inteligência “quando é mal orientada e não a acompanham qualidades de reflexão e de moral, pode levar aos piores desastres”.

sáb, 20 jul / 16:00 – 16:30
LOCAL: Jardim Gulbenkian – Pinhal
Entrada livre

Gerajazz

Gerajazz – Nascido em 2010, a partir de uma parceria entre a Orquestra Geração | Sistema Portugal e a Escola de Jazz do Hot Clube, o Gerajazz tem permitido a experiência de novas sonoridades que têm contagiado alunos, professores e públicos. Agrupamento com uma dimensão variável, tem desenvolvido a formação dos seus intérpretes, com vista à constituição de uma Jazz Band.

Passando pela tradição popular afro-americana e pelo jazz modal de Herbie Hancock, pelo swing do funk soul de Jaco Pastorius e Nina Simone e a bateria enraizada na tradição de Art Blakey, entre outras influências, o Gerajazz tem trabalhado importantes temas do cenário do Jazz mundial, incluindo arranjos inéditos encomendados para este ensemble.

A direção artística do Gerajazz é, desde o início do seu percurso pedagógico e musical, do maestro e professor Eduardo Lála.

sáb, 20 jul / 16:30 – 17:30
LOCAL: Jardim das Ondas
Entrada livre

Haïg Sarikouyoumdjian / Sahar Mohammadi©Gazal

Sahar Mohammadi e Haïg Sarikouyoumdjian – Sahar Mohammadi é uma das mais belas vozes do canto clássico persa. Haïg Sarikouyoumdjian é um jovem virtuoso do duduk, instrumento de sopro declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005. Juntos, os dois músicos transmitem a mais perfeita expressão de um Oriente infinito e de uma música que se encontra na raiz de muitas das tradições musicais da Ásia. Desde a Índia e do Afeganistão, através da Rota da Seda, a música persa viajou no tempo e no espaço, sendo também celebrada nas melodias arménias do duduk. Embora baseadas em repertórios distintos, as traduções musicais de Sahar e Haig usam harmonias modais similares, abrindo caminho para a improvisação e para a arte da ornamentação.

Sahar Mohammadi Voz
Haïg Sarikouyoumdjian Duduk
Georgi Minasyan Duduk
Tigran Hovhannisyan Dhol

sáb, 20 jul / 19:00 – 20:10
LOCAL: Edifício Sede – Grande Auditório
Bilhete – 10 €, comprar aqui

Miguel Xavier©Ana Tavares

MX, Licença para cantar – Os Miguéis e os Teixeiras no Jardim
Em tudo o que se disse e escreveu da qualidade intrinsecamente fadista de Miguel Xavier, de 23 anos, não tem sido abordado o projeto musical em que o Miguel Xavier se inscreve – o que surpreende nestes tempos de assalariamento volúvel e temporário. Aquilo que canta Miguel Xavier na sua extraordinária voz e na sua autenticidade deve-se muito ao desprendimento de ambição, respeito pelos vários passados do Fado, etc, mas sobretudo à Direção de Miguel Amaral e à sua qualidade de guitarrista e compositor. Características, aliás, comuns aos outros dois intérpretes (os Teixeiras), também eles, por sinal, compositores. Uma espécie de “família”, tão especial como o Norte do País, de onde provêm.

No Jardim, testaremos o efeito do tendencial hieratismo e performatividade de uma arte que associamos a espaços fechados ou pelo menos mais íntimos. Temos a enquadrar-nos uma paisagem toda nova e Som e Luz desenhados com inesperada elasticidade à medida desta nossa fantasia de sombras e de figurações, uma performatividade humildemente “outra”. A tradicional “cena” tende a delimitar espaços e horizontes. Nesta circunstância, a “direção cénica” assume o Jardim como um privilégio, ao limite infinitamente teatral. O próprio alinhamento musical é por aí que vai. Deixemos os olhos ouvir.    Ricardo Pais

Miguel Xavier Voz
Miguel Amaral Guitarra Portuguesa
André Teixeira Viola
Filipe Teixeira Contrabaixo
Miguel Amaral Direção Musical
Ricardo Pais Direção Cénica
Rui Simão Desenho de Luz
João Hora Desenho e operação de som

sáb, 20 jul / 21:30 – 22:30
LOCAL: Anfiteatro ao Ar Livre, R. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
Bilhete: 10 €, comprar aqui

JARDIM DE VERÃO – GULBENKIAN | DIA 20 DE JULHO

Mais informação ver aqui

 

Informação Extra:

Autocarros, Estacionamento, Metro, Restaurantes

Morada:

Av. de Berna 45 A, 1067-001 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°44'14.65"N
9°9'16.93"W

Transportes:

Metro: São Sebastião (Linha Azul/Linha Vermelha
Autocarros: 713, 716, 726, 742, 746, 756,
Cabify

Criar Conta de Utilizador