Que pena, este evento já terminou! :(

FESTAS DA MAIA 2019
Música & Festivais
Cidade da Maia, Maia
Descrição do Evento
FESTAS DA MAIA 2019 – Senhora do Bom Despacho
Mais uma vez esta Comissão de Festas tem a honra de organizar e levar até si, juntamente com vários parceiros dedicados, as grandiosas Festas do Concelho da Maia, festas estas que decorrerão durante praticamente um mês.
De 6 a 15 de julho, chega a 23.ª Feira do Artesanato da Maia — no Parque Central — com bancas que recebem cerca de 130 artesões. Nos jardins da Fundação Gramaxo, vai estar o Coreto em Festa entre os dias 12 e 15. Esta festa dentro da própria festa conta com uma zona de restaurantes, concertos e provas de vinhos.
As Festas da Maia também vão receber o Festival de Folclore da Cidade da Maia, a 6 de julho (21h30); a concentração de automóveis antigos e clássicos, no dia 7 (10 horas); a mostra agrícola da Maia, de 12 a 15 de julho; e a Feira do Livro, de 6 a 15 de julho.
Ao longo deste período, poderemos encontrar a tradicional Caminhada “Maia nos Caminhos de Santiago”, ou o Desfile Equestre na inauguração das Festas, até aos grandes concertos de David Carreira (15 julho), Anselmo Ralph (14 julho), Gisela João (13 julho) e Bezegol (12 julho). Poderemos deliciarmo-nos com um bom livro na “Feira do Livro”, ao mesmo tempo que apreciamos os sabores presentes na nossa “Maia, Vinhos e Sabores” na Fundação Gramaxo, sem esquecer os vários momentos de fogo de artifício.
CONCERTOS FESTAS DA MAIA 2019
12 JULHO | BEZEGOL – “Com voz de cana rachada”, Bezegol admira-se como conseguiu uma carreira de mais de uma década, com quatro álbuns editados e um numeroso grupo de fãs. O músico, nascido num bairro social do Porto, não encontra uma prateleira onde possa ser encaixado. Essa fusão de géneros, que vai do rap ao reggae, passando pelo fado, ilustra o trabalho já editado em quatro álbuns, desde Rude Bwoy Stand (2007), Rude EP (2009), Monstro EP (2011) até S.A.C.A.N.A. (2013).
Justifica esta “mistura” de géneros musicais numa entrevista à Visão em 2016 onde afirma que: “Nasci e cresci a ouvir de tudo. Fado, desde logo, porque o meu pai era fadista, depois rock, porque era o que o meu irmão ouvia, e depois um pouco de tudo porque eu gosto de música independentemente do género. (…) Infelizmente, em Portugal vive-se muito das aparências e há muita gente a deixar de lado a música em que acredita para fazer aquilo que lhes dizem que é o que está a dar”.
Origem do nome Bezegol é uma expressão de calão para designar o haxixe, que lhe ficou como alcunha e mais tarde como nome artístico.
13 JULHO | GISELA JOÃO – Gisela começou a interessar-se pelo Fado com oito anos. Aos 16/17 anos de idade foi cantar para a “Adega Lusitana”, em Barcelos. Em 2000 mudou-se para o Porto para estudar Design, onde rapidamente começou a cantar em mais uma casa de Fado. Viveu durante seis anos no Porto para, finalmente, o canto impor a sua vontade e a levar para Lisboa.
Em 2009 gravou um álbum com o grupo Atlantihda. É um dos nomes convidados no disco de Fernando Alvim, histórico guitarrista português e “cúmplice” de Carlos Paredes, intitulado “O Fado E As Canções do Alvim” (2011). Participou como Fadista no filme “O Grande Kilapy” (2012).
Numa pequena casa “emprestada” na Mouraria debateu-se com o peso imenso da solidão, pensou várias vezes em desistir, mas resistiu. Conquistou primeiro meia Lisboa e depois Lisboa inteira, das Casas de Fado à mítica discoteca Lux e do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém ao Teatro São Luiz.
Tal ascensão levou-a a ser considerada uma das maiores revelações do fado no feminino dos últimos anos para o jornalista António Pires. Faltava gravar um disco, esse grande desafio. E encontrou em Frederico Pereira o cúmplice ideal e iniciaram as gravações…
15 JULHO | DAVID CARREIRA – David Carreira é um dos maiores nomes da música portuguesa da sua geração. Com dupla carreira em Portugal e em França. Os seus vídeos contam com cerca de 270 milhões de visualizações no YouTube e Vevo.
Foi vencedor de dois prémios MTV Europe Music Awards em 2014 e 2016.
A sua carreira na música teve início em 2011, com “Nº 1”, que conquistou a Dupla Platina e se estreou em 1º lugar – mantendo-se nessa posição durante 46 semanas consecutivas.
“A Força Está Em Nós” é lançado a 11 de novembro de 2013, com participações como: Snoop Dog, Boss AC, Anselmo Ralph e Diana Chaves. Foi disco de Ouro, tornando-o o segundo artista mais vendido de 2013 em Portugal.
A 4 de dezembro de 2015, na véspera do seu grande concerto no Campo Pequeno, David Carreira lançou “3”, que alcançou o 1º lugar no top de vendas nacional destronando Adele. Em 2016 são lançadas a White e Black Edition, duas reedições do álbum “3”, onde está incluída a música “Não Papo Grupos”, cujo videoclipe se tornou viral, com a presença de Ricardo Quaresma. No início de 2017 lança “DOMINO”, single francês, que entrou diretamente no top airplay das principais rádios francesas.
Para terminar o ano lança o single “Já não te sinto” e apresenta o videoclipe ao público no início de 2018 com a Giovanna Ewbank como protagonista. Em Maio de 2018, volta às baladas com o lançamento do single “És Só Tu” em dueto com Inês Herédia. O Verão de 2018 aquece com o lançamento de “O Problema É Que Ela É Linda”, um som em parceria com o Deejay Télio e MC Zuka, com ritmos africanos e brasileiros como inspiração.
14 JULHO | ANSELMO RALPH – Anselmo Ralph Andrade Cordeiro (Luanda, 12 de Março de 1981), mais conhecido pelo nome artístico de Anselmo Ralph, é um cantor angolano. Em 1995, fez parte do grupo NGB (Nova Geração Bantu) com quem gravou o seu primeiro disco. Em Janeiro de 2006, lançou o seu primeiro álbum intitulado Histórias de Amor produzido pela Produtora Bom Som, propriedade do próprio artista e do seu agente Camilo Travassos.
Em 2009, novamente no dia 14 de Fevereiro, lançou o seu terceiro álbum O Cupido (Duplo CD e DVD), que vendeu 40 mil cópias ao fim de apenas quatro meses. No mês de Julho, a LS. Produções produziu o primeiro mega show de dois dias no Pavilhão da Cidadela, com lotação esgotada nos dois concertos (cerca de 42 000 pessoas).
Em 2012, Anselmo Ralph esgotou o Campo Pequeno, em Lisboa numa concerto memorável editado nos formatos CD/DVD e digital: Best of Anselmo Ralph – Live. Neste documento audiovisual, podemos encontrar as melhores imagens do cantor ao vivo, num espectáculo cheio de cor, energia e também romantismo. Em 2013, o artista lançou a álbum A Dor Do Cupido. No mesmo ano, colaborou com Paulo Gonzo no tema Ela É, incluído no álbum Duetos.
Em Fevereiro de 2014, actuou na festa de aniversário de Cristiano Ronaldo, em Madrid. Em Outubro do mesmo ano, a convite de Nicolau Breyner e do realizador Edgar Pêra, o músico angolano fez uma participação especial na comédia Virados do Avesso. Também três canções do músico foram escolhidas a banda sonora do filme: Não Me Toca, Curtição e Única Mulher. No dia 30 de março de 2014, estreou-se como mentor no The Voice Portugal (2.ª edição) na RTP1.
FESTAS DA MAIA 2019
FESTAS DA MAIA 2019 – Mais informação aqui
Informação Extra:
Autocarros, Comboios, EstacionamentoMorada:
MaiaCoordenadas GPS:
41°14'4.42"N8°37'31.54"W