Que pena, este evento já terminou! :(
FESTIVAL DE SINTRA 2018 | A MONTANHA MÁGICA | 53ª EDIÇÃO
Música & Festivais
Sintra, Sintra
Descrição do Evento
FESTIVAL DE SINTRA 2018 | A MONTANHA MÁGICA | 53ª EDIÇÃO – “A MONTANHA MÁGICA” é o mote para o Festival Internacional de Música de Sintra, que vai decorrer em vários espaços da vila de 20 de setembro a 14 de outubro.
_________________________________________________________________________
William Beckford, Lord Byron, Luis de Camões, Eça de Queiroz, Ferreira de Castro, Marquesa de Alorna e tantos outros autores ligaram a sua obra a Sintra pelo apelo irresistível da sua montanha mágica, pelo encantamento do promontório da Lua como era referida no Renascimento, pelo poder místico do astro noturno, guardião da noite e dos segredos.
D. Fernando II, o Rei-artista, fez de Sintra espaço de acolhimento de concertos e tertúlias musicais no século XIX; a Marquesa do Cadaval, fundadora do Festival de Sintra em 1962 resgatou para Sintra o regresso da magia da grande música como marca prestigiante da qualidade do gosto dos sintrenses.
Lugar místico ocupado pelos árabes, Paço Real desde o século XV, expoente luminoso do Romantismo, o 53º Festival Internacional de Música de Sintra vai revisitar estes testemunhos e cruzamentos com uma programação descentralizada, dirigida a todo o concelho, com grande enfoque na palavra e no texto poético-literário, fazendo do encontro das artes dos sons e das letras um diálogo entre a lua e a montanha.
A Montanha Mágica volta a fazer-se ouvir.
Gabriela Canavilhas
Diretora Artística do 53º Festival de Sintra
__________________________________________________________________________
A 53.ª edição do Festival de Sintra decorre em diversos locais ao longo do concelho de Sintra, descentralizando e levando a música a mais freguesias do concelho de Sintra. Aos espaços já consagrados como o Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional de Queluz, juntam-se nesta edição a emblemática Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira e a fenomenal acústica da Igreja Nossa Senhora da Assunção Matriz de Colares.
A Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, em Montelavar, e três escolas do concelho: Escola Secundária Padre Alberto-Neto – Queluz, Escola Básica 2,3 da Terrugem e Escola Secundária de Santa Maria – Sintra, completam o que serão os panos de fundo deste Festival e confirmam a pretendida diversificação de geografias e públicos.
Para conhecer toda a programação do Festival de Sintra 2018 clique aqui.
