TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

FESTIVAL DOS CANAIS 2019 AVEIRO

FESTIVAL DOS CANAIS 2019 AVEIRO

Música & Festivais

Data
17/07/2019 até 21/07/2019
Ver progr | Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo
Local

Aveiro - Cidade, Aveiro

Classificação Etária
Todas as Idades
PUB

Descrição do Evento

FESTIVAL DOS CANAIS 2019 AVEIRO – O Festival dos Canais está mais uma vez de volta a Aveiro. Realiza-se este ano, de 17 a 21 de julho e irá oferecer inúmeros espetáculos, numa programação cultural e artística contemporânea. A quarta edição deste evento decorrerá nos canais urbanos da ria de Aveiro, nas praças e nos espaços públicos da cidade, com atividades interativas e culturais gratuitas para todos.

O Festival dos Canais 2019, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), através da sua estrutura do Teatro Aveirense, transforma a cidade dos canais num palco a céu aberto, onde serão apresentados mais de 250 espetáculos, que envolverão 32 companhias artísticas e cerca de 280 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países, a que se juntam 220 participantes da comunidade. A edição deste ano traz 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas, numa programação artística e cultural que aposta também em artistas e companhias consagrados como Gilberto Gil, Mariza, HMB , Capicua e a Companhia Walk The Plank.

O Festival dos Canais recebeu o EFFE Label (Europe for Festivals, Festivals for Europe), um selo de qualidade europeu atribuído a Festivais de referência, reconhecidos pelo seu trabalho no campo das artes, envolvimento comunitário e abertura internacional, um selo de qualidade atribuído a festivais de referência que reconhece o trabalho desenvolvido no campo das artes, do envolvimento comunitário e da abertura internacional -, aposta este ano, em cinco dias de propostas culturais, desportivas e de lazer de acesso totalmente livre, que decorrerão nos canais, nas praças e nos espaços públicos da cidade com atividades e propostas interativas, dedicadas a todas as idades.

Artes e o teatro de rua, concertos, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram a quarta edição do evento.

Palco Principal

Dia 17 de Julho – Capicua, acompanhada por Keso, Virtus Teau, DJD1 e Banda Sinfónica de Aveiro Banda Amizade

Dia 18 de Julho, 22:00 – HMB

Dia 20 de Julho – Gilberto Gil

Dia 21 de Julho, 21:00 –  Mariza

A imagem pode conter: 6 pessoas, closeup e texto

Envolvimento com a comunidade

A edição deste ano traduz uma maior aproximação à comunidade local, que participa de forma mais ativa no evento, assumindo, em alguns casos, grande protagonismo. É o caso do espetáculo “Sparkl!,Worldbeaters”, uma das estreias nacionais que integra o cartaz do festival, que contará com a participação de percursionistas de Aveiro ou o caso do projeto “Tales of The Lagoon”, um espetáculo de Teatro de Rua encomendado pelo Festival dos Canais à Companhia Walk The Plank, no qual participam instituições da comunidade ligadas à dança, ao teatro e à música. Destaque também para a Banda Amizade, que, após o extraordinário concerto protagonizado na edição do ano passado com Lengendery Tigerman, sobe este ano ao palco com Capicua, Keso, Virtus Teau e DjD1.

A Fanfarra dos Canais é também, entre muitos outros, um exemplo da importância que a comunidade assume nesta edição. Criada em colaboração com várias comunidades musicais locais, a fanfarra assumirá um papel preponderante neste festival enquanto fio condutor entre as várias atividades a decorrer na cidade. Em cada um dos dias do festival, a Fanfarra dos Canais fará diferentes percursos ligando e relacionando atividades do programa cultural e artístico a decorrer. A música entusiasmante e os figurinos inspirados no colorido dos elementos decorativos dos moliceiros serão, assim, o “sinal” de que algo irá acontecer.

Destaques do Festival dos Canais 2019

Estreia nacional de “Esencial”, da companhia VAIVÉN CIRCO, um espetáculo de circo contemporâneo e de dança, que pode ser visto nos dias 19, 20 e 21, fala sobre transições e conta a história de um grupo de pessoas nómadas, feirantes e velhos marionetistas que chegam a uma nova cidade para trabalhar. Diretamente do país vizinho, a já premiada companhia artística apresenta pela primeira vez em Portugal uma produção poética e educativa, inspirada no Arco Íris de Waldrof.

Atuação da companhia inglesa “Spark!Worldbeaters”, um grandioso espetáculo de teatro de rua, visualmente arrasador e acusticamente impressionante, que combina bateria de alto impacto com coreografias dinâmicas e um design de iluminação extraordinário. Atuam nos dias 18, 19 e 20, com colaboração de percursionistas aveirenses, envolvendo o público numa experiência visual e sonora irrepetível.

Nos espetáculos de rua destaque para cinco produções, oriundas de cinco países distintos com artistas internacionais das mais diversas geografias:

Dia 18 “O2”, um projeto de Arte Pública que nasceu pela Companhia PIA, em Macau, dá o pontapé de saída à programação das artes de rua, com uma performance que convida o espetador a refletir sobre como poderia sobreviver a uma sociedade onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.

Dia 19 é com uma mensagem pedagógica de preocupação ambiental que “Tales of The Lagoon” se apresenta  para uma exibição única, em estreia absoluta. Trata-se de uma adaptação da companhia de teatro “Walk the Plank” ao espetáculo “River Stories” à paisagem e ao contexto de Aveiro, para celebrar a Ria e os seus canais e que sublinha a necessidade de mudar comportamentos face às atuais mudanças climáticas.

Dia 21 “Lampadophores”, um espetáculo divertido protagonizado pela companhia francesa Picto Facto, mostra como é possível ultrapassar a barreira das mais diferentes e estranhas línguas.

Dias 19, 20 e 21 “Meeting Point”, uma produção da consagrada companhia espanhola Ertza fala sobre os lugares onde as pessoas estão e as travessias que precisam de fazer, num cruzamento de linguagens que vão do break-dance ao hip-hop até à dança contemporânea.

Dias 19,20 e 21 com um abordagem mais acrobática, a companhia andaluz Pakipaya trás até Aveiro “Shake, Shake, Shake”, um espetáculo de Circo Contemporâneo, de humor, risco e emoção, rico em acrobacias aéreas e mastro chinês, numa fusão cúmplice entre circo e teatro burlesco.

Ao longo dos cinco dias do festival estão ainda previstas iniciativas como o Hub Station, um projeto de arte efémera que resulta do cruzamento de vários artistas independentes, que atuam na mediação entre arte, ecologia e sustentabilidade. O projeto, que pretende refletir sobre dinâmicas urbanas de transformação da cidade, consiste na construção de cinco estruturas com materiais reutilizáveis, no Jardim do Rossio, que serão parcialmente habitadas por artistas e pelo público em simultâneo, promovendo a interação entre arte, público e cidade.

Pensado para todas as idades, o Festival dos Canais apresenta também muitas ações direcionadas para o público infantil e familiar, convidando-os a explorar, manipular, criar, intervir e participar de forma ativa.

O evento conta ainda com uma Funky Beach, um espaço relaxado e tropical, com palmeiras, espreguiçadeiras e coktails variados, que contará com música variada assinada por diferentes Dj’s, e uma instalação permanente, a “Billevesées – L’estaminet”, assinada pela companhia Picto Facto, que propõe um bar imaginário onde as pessoas são convidadas a conversar livremente.

Destaque, por último, para a instalação “Eco-Logias Artísticas nos Canais”, uma exposição centrada no tema da ecologia, na qual o público é desafiado a provar, levar elementos das obras, manipular conteúdos, numa abordagem que procura novas narrativas estéticas.

A cidade de Aveiro será assim durante cinco dias um palco privilegiado de animação, onde os canais da ria de Aveiro serão o epicentro por excelência de um programa multidisciplinar que cruza diferentes manifestações artísticas, culturais, desportivas, naúticas e de lazer. É um evento onde todas as iniciativas são gratuitas e que convida a sentir a Cidade de Aveiro, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única.

Para mais informações clique aqui.

Informação Extra:

Acesso de Mobilidade Reduzida, Autocarros, Bares, Comboios, Estacionamento, Multibanco, Parque Infantil, Restaurantes

Morada:

Cais da Fonte Nova, 3811-904 Aveiro

Coordenadas GPS:

40°38'25.36"N
8°39'13.3"W
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador