TEATRO &
ARTE
MÚSICA &
FESTIVAIS
GASTRONOMIA
FAMÍLIA &
ENTRETENIMENTO
DESPORTO &
AVENTURA
TODOS OS
EVENTOS

Que pena, este evento já terminou! :(

BAHUSUTRA: Espetáculo de Dança Clássica Indiana | MUSEU ORIENTE

BAHUSUTRA: Espetáculo de Dança Clássica Indiana | MUSEU ORIENTE

Teatro & Arte

Data
20/10/2019
19:00 | Domingo
Local

Museu do Oriente, Lisboa

Classificação Etária
M/06 anos
PUB

Descrição do Evento

BAHUSUTRA: Espetáculo de Dança Clássica Indiana – ISHARTES é uma Associação Cultural, com objetivo de promover e preservar a cultura indiana.

No âmbito das  Comemorações do 150º Aniversário de Mahatma Gandhi, leva efeito no próximo dia 20 de Outubro, pelas 19h00 no Museu do Oriente o Espectáculo de Dança Clássica Indiana – BAHUSUTRA: As Linhas da Paz…

O Espectáculo conta com a colaboração da Embaixada da India e  Museu do Oriente,   é  criado  com 4 principais dançarinos de 4 países diferentes, e 8 dançarinos portugueses treinados em dança clássica indiana. Tem o apoio da Comunidade Hindu de Portugal, Tarikavalli Foundation , Viver Telheiras, Casa da Goa, Centro  de Dança de Oerias, Mrudanga Dance Academy (Canada).

BAHUSUTRA : As Linhas da Paz

No fim da minha linha, eu desato os nós que me seguram e aumento a minha Esperança …..

SUTRA uma palavra em sânscrito que significa “linha”, tenta entretecer o conhecimento através de uma linha, “À Volta e Por Dentro”.

BAHUSUTRA: AS LINHAS DA PAZ

A visão de Mahatma Gandhi era para unir o país a tecer varias sutras:

· Swadeshi: um modo de vida não-consumista

· Auto-estima

· Desenvolver todos os estratos da sociedade

· Igualdade De Todas as Religiões

Esta produção de Dança Clássica Indiana encontra “sutras” comuns entre o sonho de Gandhi e a visão dos três Gurus: Padmabhushan Kumudini Lakhia, e os já falecidos Professores U S Krishna Rao e Padma Vibhushan Kelucharan Mohapatra, que moldaram as três formas primárias de Dança Clássica Indiana até então menosprezadas, representadas aqui por três célebres dançarinas Lajja Sambhavnath (Kathak), Tarikavalli (Bharatnatyam) e Enakshi Sinha (Odissi) que são portadoras das suas linhagens. Todos estes três gurus desenvolveram o seu trabalho por dentro das narrativas do nacionalismo anticolonial exposto por Gandhi, que influenciou em grande parte o seu trabalho.

Por isso enquanto Gandhi teceu a linha de luta pela independência, os três gurus fiaram o tecido da dança ‘new age’ pré e pôs independência para o desenvolvimento da sociedade e assim da nação.

BAHUSUTRA tece quatro elementos-chave que entrelaçam a visão de Gandhi e o trabalho destes três Gurus.

ARTISTAS

As 3 artistas são: Lajja Sambhavnath (Kathak), Tarikavalli (Bharatnatyam) e Enakshi Sinha (Odissi), estudantes dos respectivos gurus, são as portadoras de tradição e visão. Tanto Kumudini Lakhia (Kathak) quanto o Prof. US Krishna Rao (Bharatnatyam) dividiram o palco na companhia de dança do lendário Ram Gopal, um pioneiro da dança indiana no Ocidente durante os anos 50. Kelucharan Mohapatra de sua parte levou Odissi para o mundo trabalhando com Eugenio Barbara na Dinamarca. Manter esta linha ininterrupta de património e internacionalização continua agora com elass nas suas obras que são marcadas com pureza e rigor da dança clássica indiana, adaptando simultaneamente as suas performances e ensinamentos para os tempos contemporâneos.

BAILARINOS PRINCIPAIS :

· Kathak : Lajja Sambhavnath (India/ Portugal),

· Bharatnatyam : Tarikavalli (Portugal / France),

· Odissi : Enakshi Sinha (Canada / India),

· Contemporary : Pedro Nascimento (Portugal)

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto

Mais informação ver aqui

Informação Extra:

Autocarros, Comboios, Estacionamento

Morada:

Avenida Brasília, 352 1350 Lisboa

Coordenadas GPS:

38°42'10.87"N
9°10'15.16"W

Transportes:

Autocarros: 201, 712, 720, 728, 732, 738, 760
Eléctricos: E15, E18
Comboios: Alcântara-Mar (Linha de Cascais)
Mapa de Evento da Coolture

Criar Conta de Utilizador